Menos de duas semanas após avaliar o Nissan Sentra Exclusive 2023, a Now Boarding recebeu o quarto Nissan Kicks para test drive. Quanta evolução do modelo básico CVT testado em agosto de 2018 para esta, Exclusive Pack Tech, que embora seja a mesma do teste que fizemos em julho de 2021, vem com algumas modificações consideráveis.

Na cor Branco Diamond com o teto Preto Premium totaliza R$ 151.640, sendo a pintura bi-tone R$ 2.850, ficando em uma disputada faixa de mercado.

A principal alteração com relação aos modelos anteriores você não vê, e talvez nem sinta, pois se refere aos ajustes internos do motor para se adequar ao controle de emissões do governo, Procon VL7, cada vez mais rígido.  Com isso o conhecido 1.6L Flex, agora gera 113 cv e 15,3 kgfm com etanol e 110 cv e 15,2 kgfm com gasolina.

Logo na saída da concessionária notei que o brilho do quadro de instrumentos digital estava muito mais forte do que a parte analógica, que é a do velocímetro. O ajuste pela vareta que regula a intensidade do brilho, altera e reseta o odômetro parcial A e B, não faz que a luminosidade fique igual durante o dia. Somente à noite com a regulagem mais fraca, você consegue equiparar o quadro. Mas durante o dia e em uma estrada, a retro iluminação no velocímetro é insuficiente dificultando muito a sua visualização. Consultando duas autorizadas, obtive a mesma resposta, é o padrão Nissan. Como contraponto, você pode optar pela visualização digital no quadro digital. Isso deveria ser corrigido pois é uma questão de segurança.

A condução do Kicks permanece inalterada. O CVT está calibrado para aproveitar o pacato desempenho do motor ao máximo, aliando um consumo de combustível que poderia sim, ser melhor. Cabe então ao motorista saber dosar o pé no acelerador pois o motor sobe de giro facilmente e isso, sim, altera o consumo.  Após feita esta adaptação o carro é muito prazeroso na condução no dia a dia. Todos os comandos estão bem-posicionados, o sistema de som Bose é excepcional e o ar-condicionado de uma zona tem um painel minimalista e fácil de usar.

O interior continua muito confortável com os famosos assentos “Zero Gravity” e o revestimento em couro. O que contrasta com este bonito visual é o excesso de plástico nas laterais das portas. Finalmente, após sete anos, ganhou um descansa braços funcional para o motorista e integrado ao console central, com compartimento para porta trecos e tomada usb para carregamento. Outra novidade é o carregamento do celular por indução, mas como a central multimídia de 8 polegadas, peca por ainda exigir a conexão com fio para o Android Auto e o Apple Car Play, o que torna o carregamento por indução desnecessário, afinal ele já vai ser carregado pelo cabo.

TEST DRIVE: Nissan Kicks Exclusive 2022

O modelo 2023 perdeu o ajuste de altura dos faróis full led, presente nos anos anteriores e de volta no modelo 2024. Estranho.

O design que recebeu um facelift em 2021 continua elegante e atual. A única modificação é a nova logomarca, aplicada na grade dianteira, na faixa acrílica na traseira, nos cubos das rodas e no volante.

A condução na estrada é agradável com uma excelente posição ao dirigir. O “Safety Shield” poderia ser aprimorado com a inclusão do ACC e de um controle de faixa responsivo, afinal outros em sua faixa de preço já tem e com um desempenho superior.

O porta-malas segue com 432 litros, um dos maiores da categoria e o tanque de combustível, com 41 litros é o menor da categoria.

Rodamos 531 km e abastecido com álcool, fez a média de 6,43 km/l na cidade e 10,79 km/l na estrada.

Carlos Fernando Schrappe Borges, com fotos

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