De 7 a 16 de julho (sexta a domingo) acontece em Curitiba a nova edição do Festival de Inverno do Centro Histórico. Para aquecer curitibanos e turistas a 11ª edição tem um circuito de sopas a preço fixo de R$ 23,90 e atrações que incluem caminhadas guiadas, workshops, além de ser uma oportunidade de conhecer e aproveitar o charme do Centro Histórico da capital paranaense. Neste ano, o tema do Festival é Raízes Culturais, como uma forma de fortalecer a história da cidade e dos imigrantes.

São dez estabelecimentos do Centro Histórico que oferecerão o prato quente com sabores variados. O restaurante A Ostra Bêbada, por exemplo, terá a caldeirada do mar como prato do Festival; já o Espaço Fantástico das Artes oferecerá um creme de mandioquinha com alho-poró, enquanto o Palco dos Cinco Sentidos terá três opções: creme de mandioquinha, creme de abóbora e Vichyssoice (alho-poró).

“O Festival de Inverno é uma forma de prestigiar não só os estabelecimentos que fazem parte da Rede Empresarial, mas sobretudo de valorizar o centro e a história de Curitiba. Este é o décimo primeiro ano consecutivo que unimos forças para oportunizar que moradores e turistas aproveitem o friozinho da cidade do melhor jeito possível: nos charmosos bairros do centro e do São Francisco”, diz Jorge Tonatto, presidente da Rede Empresarial e dono do Bar do Alemão.

O Bar do Alemão, um dos mais tradicionais do Largo da Ordem, vai oferecer uma sopa de batata com bacon, e para quem gosta de novidade, o Restaurante Jeito Mineiro vai com uma sopa de aipim com pinhão e a sopa de pedra, típica sopa portuguesa que leva ingredientes como feijão, carne, batata e macarrão. Já os amantes da culinária árabe poderão desfrutar a sopa de Falafel Labneh (foto que abre a matéria) cozido com molho de queijo coalhado, preparada pelo Oriente Árabe.

O Quintal do Monge, localizado bem no coração do Largo da Ordem, terá como opção uma sopa de abóbora com pinhão, enquanto o Bar Brasileirinho vai trazer o caldo de kenga, sopa preparada com frango, mandioquinha, cenoura e outros ingredientes. Já o Jokers, na R. São Francisco, terá duas opções: caldo verde e creme de legumes. Para finalizar, o Hotel Blumenau oferecerá sopa de aipim com calabresa e acompanhamentos.

Parte dos recursos arrecados durante o Festival com a venda das sopas será revertida para a Universidade Livre do Esporte, ONG que atua com autistas em Curitiba.

Promoção

Quem participar do Festival, ao chegar em um dos estabelecimentos participantes e pedir uma das sopas do circuito, vai ganhar um carimbo em um flyer do Festival. Já para aqueles que gostam de harmonizar o prato com uma bebida especial, um empurrãozinho a mais, afinal, ao seguir a sugestão feita pela casa, será possível ganhar dois carimbos. Para isso, dois sommeliers de cerveja – André Luis Garcia, e Fabio Saramago Gonçalves – ambos da cervejaria Queens, parceira do Festival – montaram uma sugestão de harmonização com cada um dos pratos. Para quem acha que sopa cai melhor com um vinho, o também sommelier Fabio Carnielli montou sugestões para cada uma das sopas.

Ao completar todos os carimbos será possível participar de um sorteio, realizado em parceria com o Sesc, em que o prêmio será um final de semana para duas pessoas no Sesc Caiobá com direito à café da manhã.

LOCAL SOPA    
Jeito Mineiro Rua Riachuelo 102 Sobre Loja – Centro Pinhão com Aipim    
Sopa de Pedra (Portuguesa)    
Oriente Árabe R. Kellers, 95 – São Francisco Falafel Labneh cozido com molho de queijo coalhado    
   
   
Brasileirinho – R. Mateus Leme, 67 – São Francisco Caldo de Kenga    
Bar do Alemão – R. Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco Creme de Mandioquinha com batata e bacon    
   
   
Espaço Fantástico das Artes – R. Trajano Reis, 41 – São Francisco Mandioquinha com Alho Poró    
   
   
Palco dos 5 Sentidos – R. Barão do Rio Branco, 438 – Centro Creme de Mandioquinha, Abóbora e Vichyssoice (alho poró)    
A Ostra Bêbada – Rua Des. Ermelino de Leão, 95 – Centro Caldeirada do Mar    
Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Caldo Verde e Creme de Legumes    
Quintal do Monge – R. Dr. Claudino dos Santos, 24 – São Francisco Sopa de Abóbora com Pinhão    
Hotel Blumenau – R. Inácio Lustosa, 161 – São Francisco Sopa de Aipim com Calabresa    

Atrações culturais gratuitas

No primeiro final de semana diversas atrações musicais estarão presentes nos bares e restaurantes do Centro Histórico como parte da programação da 40ª edição da Oficina de Música. Mas durante todas as duas semanas do Festival de Inverno, será possível participar de programações culturais gratuitas, como é o caso do Projeto Curitiba Free Walking, em que são realizadas visitas guiadas ao Centro Histórico, destacando a história da cidade e curiosidades sobre o Centro.

Ainda, as tradicionais rodas de samba do Bar Brasileirinho e a Dança do Ventre do Restaurante Oriente Árabe estão previstas na programação, além de uma apresentação folclórica do Bar do Alemão com o grupo Original Einigkeit Tanzgruppe, que ressalta a cultura germânica.

TURISMO: Roteiros para conhecer Curitiba

Workshops e oficinas

Oficinas e workshops serão ofertados de maneira gratuita. Em parceria com o Senac, o Restaurante Oriente Árabe oferecerá aos sábados (8 e 15 de julho) o curso de drinks de inverno. Quem passar pelo Café Belvedere nos dois sábados do Festival vai poder acompanhar o workshop de cafés do Paraná, e no Bar do Alemão, uma oficina de aproveitamento de alimentos vai ensinar truques e dicas para evitar desperdício na cozinha. Os participantes dos workshops também concorrerão a cursos do Senac, podendo ampliar seus conhecimentos.

Já no Memorial de Curitiba, a ONG Universidade Livre do Esporte ofertará diversas oficinas, como artesanato feito com pinhas e pinhão, caixas de ovos e diversos outros materiais recicláveis que se transformarão em arte.

O Festival de Inverno do Centro Histórico conta com o apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae-PR, Secretaria de Turismo, Governo do Paraná, Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e Câmara Municipal de Curitiba.

A programação

7 de julho (sábado):

16h30 às 18h30 – Histórias das origens de Curitiba com Curitiba Free Walking

(*) Para participar das atividades do Curitiba Free Walking é necessário realizar a inscrição previamente por meio do site do projeto.

8 de julho (sábado):

10h às 12h e das 16h30 às 18:30 – Curitiba Free Walking (*)

11h – Gran Circo Estopim, no Espaço Fantástico das Artes

12h – Workshop de aproveitamento total dos alimentos, no Bar do Alemão

15h – Workshop de drinks de inverno, no Restaurante Oriente Árabe

16h – Workshop de Cafés do Paraná, no Café Belvedere

21h – Dança do Ventre, no Restaurante Oriente Árabe

9 de julho (domingo):

9h às 12h – Danças Circulares, no Memorial de Curitiba

11h – Gran Circo Estopim, no Espaço Fantástico das Artes

11 de julho (terça):

11h às 18h – Oficinas de Artesanato com a ONG Universidade Livre do Esporte, no Memorial de Curitiba

12 de julho (quarta):

11h às 18h – Oficinas de Artesanato com a ONG Universidade Livre do Esporte, no Memorial de Curitiba

20h às 22h – Apresentação de Grupo Folclórico Original Einigkeit Tanzgruppe, no Bar do Alemão

20h30 – Raízes da Dança: Folclore no Mundo Árabe, no Restaurante Oriente Árabe

13 de julho (quinta):

11h às 18h – Oficinas de Artesanato com a ONG Universidade Livre do Esporte no Memorial de Curitiba

20h às 22h – Dia Mundial do Rock com a banda Code Fire, no Bar do Alemão

14 de julho (sexta):

16h30 às 18h30 – Histórias das origens de Curitiba, com Curitiba Free Walking (*)

15 de julho (sábado):

10h às 12h e das 16h30 às 18h30 – Histórias de Curitiba, com Curitiba Free Walking (*)

12h às 15h – Osvaldo Rios e Rogério Gulin (integrantes do Grupo Viola Quebrada), no Restaurante Jeito Mineiro

12h – Workshop de aproveitamento total dos alimentos, no Bar do Alemão

15h – Workshop de drinks de inverno, no Restaurante Oriente Árabe

15h às 18h – Roda de Samba, no Bar Brasileirinho

16h – Workshop de Cafés do Paraná, no Café Belvedere

20h e 20h30 – Gran Circo Estopim, no Espaço Fantástico das Artes

16 de julho (domingo):

11h às 12h45 – Dança do Ventre, no Memorial de Curitiba

20h e 20h30 – Gran Circo Estopim, no Espaço Fantástico das Artes

Com apoio No Ar Assessoria & Comunicação

Comentários

Leave A Comment