Visitar e conhecer a história e o patrimônio cultural de Curitiba. A Fundação Cultural de Curitiba oferece visitas guiadas por roteiros que dão acesso à população da cidades e a quem a visita, à arte e à cultura, despertando o sentimento de pertencimento.

São sete roteiros: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Paranismo, Painéis de Poty, Erva-Mate e Exposições (MUMA/Portão Cultural, Casa Romário Martins, Memorial de Curitiba, Museu da Fotografia e Gravura).

Painéis de Poty na Praça 19 de dezembro. Foto: Divulgação

Qualquer um pode participar, em grupos de até trinta e a atividade respeita todos os protocolos sanitários, dividindo os grupos durante a mediação.

Para a coordenadora do projeto, Hamilca Cassiana Silva, as visitas podem ser um importante adicional para o conhecimento do acervo cultural dos participantes. “A ideia é aproximar os visitantes dos bens culturais para instigar o olhar e a percepção, desenvolvendo o senso crítico, com uma interpretação própria do conceito apresentado”, disse a coordenadora.

Os roteiros podem ser feitos de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para agendar visita, basta solicitar ligando para (41)3321-3275 ou passar um e-mail para educativa@curitiba.pr.gov.br.

Pirata

Curitiba tem seus mistérios e uma visita guiada vai ajudar a desvendá-los.

Todos os sábados, de 6 de novembro a 11 de dezembro, um passeio por pontos turísticos do Centro Histórico vai mostrar a história da cidade conforme retratada no livro em quadrinhos “O Mistério do Pirata Avarento”, do quadrinista André Caliman.

O livro, executado com o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, se passa no século 19, quando o Barão do Serro Azul convida o detetive Sherlock Holmes a Curitiba para desvendar o caso do fantasma do pirata Zulmiro.

Divulgação

As visitas guiadas ao Centro Histórico, cenário da trama, são uma contrapartida aos recursos recebidos. A ação tem parceria da Gibiteca de Curitiba.

“Trata-se de uma visita que aborda aspectos culturais e históricos da Curitiba do século 19 retratada no livro, provocando o interesse pela história da cidade através de alguns mistérios que ainda pairam pelas ruas do centro histórico”, disse Caliman.

As visitas são de graça e acontecem aos sábados, das 15h às 18h. O limite é de vinte participantes por visita, que devem ter 18 anos ou mais.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail misterio.visitasguiadas@gmail.com informando nome completo dos participantes, idade, cidade onde moram, contato telefônico e dia que desejam realizar a visita.

Trajeto

O roteiro sairá da Gibiteca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro). Na sequência, passará pela Rua São Francisco, Praça Generoso Marques, Praça Tiradentes, Largo da Ordem e Ruínas de São Francisco.

Na visita também estarão os arte-educadores Rogério Bealpino e Karina Melo. Ao final do passeio todos os participantes ganharão um exemplar do livro para apreciar a história e a cidade retratada em suas páginas.

O uso de máscara e álcool em gel é obrigatório. Os organizadores também recomendam o uso de roupas e calçados confortáveis para caminhada e que cada participante leve uma garrafa de água.

Em caso de chuva a visita é cancelada.

Fonte: Agência de Notícias Curitiba

Comentários

Leave A Comment