Em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, é muito comum se deparar com os moradores conversando em talian, uma língua local que mistura o português e o italiano. A pequena e deslumbrante cidade foi cenário do filme brasileiro “O Quatrilho”, de 1995, que teve a maior parte de suas cenas gravadas ali como, também a série “Desalma”, da Globloplay, de 1988. Cenários naturais, morros, mirantes, estradas rurais, grutas, cavernas, plantações de uvas, pitaias, figos da índia, pêssegos entre outras, fazem das colônias cenários de registros fotográficos. Antônio Prado fica a 180 km de Porto Alegre e apenas 55 km de Caxias do Sul.

As atrações turísticas em Antônio Prado são autênticas, e talvez duas delas, bastante especiais em relação aos outros municípios da Serra Gaúcha. No centro histórico, quase 50 construções tombadas, e no interior de município, conhecido como colônia, um mundo de paisagens indescritíveis e recursos naturais belíssimos, com dezenas de cachoeiras, corredeiras, vales, montanhas, mirantes, além de um povo que preserva as raízes da colonização italiana no Estado.

A cultura italiana, o casario de madeira, o dialeto vêneto, a religiosidade e a gastronomia típica estão inseridas na alma de Antônio Prado.

Foto; Prefeitura

As atrações, tanto na cidade, como no interior, oferecem cenas em que é possível vivenciar o modo de viver do seu povo. Além de tudo isso, destaca-se a força da mulher, presente na maioria dos empreendimentos de caráter turístico da cidade. É assim com as jovens empreendedoras Paula Soso e Patrícia Marcon, proprietárias da Curta Antônio Prado, empresa de receptivo que percorre as atrações mais escondidas da cidade, num roteiro repleto de adrenalina, paisagens únicas e convívio com a natureza.

Outra mulher, Marcia Masílio, coordena o interessante e bucólico Armazém do Prado – um armazém de moda antiga que comercializa de vinhos a produtos de limpeza, de panelas a aventais, e que tem nas calçadas em pedra da antiga construção um bar descontraído que serve porções de frios, anéis de cebola e bolinhos crocantes, sempre com boa carta de vinhos ou cerveja artesanais da região. O local virou point de pessoas descoladas. O espaço fica na Linha 21, um bairro mais afastado da região central de Antônio Prado.

Outro exemplo de força feminina, com uma história de vida lindíssima, é a Dona Margarida Cordeiro, proprietária de uma deliciosa fábrica de doces. Depois de criar sete filhos e perder seu marido, Margarida deu uma guinada de empreendedorismo e é uma referência de empresária para a cidade e região. Ela e a atual nora coordenam uma empresa – Dona Margarida Doces Caseiros – que tem mais de 30 produtos na sua linha de produção.

Dona Margarida e seus doces. Foto: Márcio Auriema Turco

Também é exemplo de persistência e amor Catarina Frascescatto, que recebe diariamente em sua propriedade turistas de todo o Brasil para mostrar o funcionamento de um moinho de mais de 120 anos que funciona perfeitamente sem mecanismos elétricos, apenas com a força da água. Ali o turista pode comprar a farinha de fubá mais pura do mundo. São mais de 50 anos à frente desse trabalho, com muita garra e dignidade, faça chuva ou faça sol.

Na área rural, a empresária Jocelei Pontel Frolin dirige a Orgânicos Pérolas da Terra. Na fazenda, plantações de morango, tomate e outras frutas vermelhas, como amora, tudo de origem orgânica sem o uso de qualquer agrotóxico. Ela tem seus produtos comercializados em Caxias do Sul, Porto Alegre, e algumas importantes cidades do Paraná e Santa Catarina.

Ainda tem mais mulheres no turismo em Antônio Prado.

Procurando inovar e fornecer a cidade uma experiência mais contemporânea, Sibele Pitt Camana abriu o Bistrô Casa Olivo, espaço onde acontecem jantares harmonizados e uma refeição muito especial, numa das casas mais emblemáticas de Antônio Prado.

Já Deise Susin é responsável pelo delicioso restaurante Nostra Cantina, que oferece pratos da gastronomia italiana com uma releitura de apresentação e sabor, mesclando cores e sabores, produzindo sabor autêntico e incomparável.

TURISMO: 14 municípios formam a Rota Romântica no Rio Grande do Sul

Centro Histórico, presépio arquitetônico

O centro histórico de Antônio Prado conta com 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A praça central tem bela igreja e a quadra toda é cercada por casarões de madeira, todas preservadas e com várias atrações, como cafés, bistrôs, centros de artesanato, bares lojinhas e, também, a sede da prefeitura e do Iphan.

O belo conjunto de imóveis, a maioria em madeira e alguns outros em alvenaria, avançam por algumas quadras, muitas delas com mais de 100 anos de história, algumas transformadas em museus ou espaços culturais e comerciais.

Atrações do Centro

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (1897), Casa da Neni (1910), Sede da Prefeitura (1900), Casa Grezzana (1915), Casa Paim (1920), Sociedade Pradense de Mútuo Socorro (1912), Antigo Hotel dos Viajantes (1900), Casa e Farmácia Palombini (1930) são alguns dos edifícios tombados e preservados.

Vale a pena caminhar devagar pelas ruas da área central e ver com calma essas construções que são testemunhos da chegada dos italianos no Rio Grande do Sul e que se fixaram em Antônio Prado.

A Igreja Matriz foi construída em alvenaria e sua construção foi realizada em etapas que ocorreram entre 1891 e 1897, e chegou ao estado atual após última intervenção na década de 1950, quando o artista italiano Emilio Benvenutto Zanon fez as pinturas internas. A Igreja é belíssima e além de ser um templo cristão, serve como uma das principais testemunhas do crescimento e da construção da cidade.

Museu Municipal

O Museu Municipal fica na Casa da Neni, construção em madeira de 1910 que é considerada uma obra de arte. O espaço abriga boa parte da história de Antônio Prado, objetos e utensílios de grande significado histórico e cultural que retratam a identidade local. Os objetos foram doados por importantes famílias e atualmente o local é referência histórica e de costumes da cidade.

Gruta Natural e Escadarias da Fé

Duas escadarias ligam a parte baixa da cidade à parte alta, onde se localiza a Gruta Natural. Ao longo da subida, encontram-se 25 capitéis que demonstram a enorme devoção religiosa do povo Pradense. Já a Gruta Natural está na parte alta da cidade, em meio a uma exuberante área verde, e acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde a década de 1930.

Gruta Natural. Foto: Prefeitura

No local, encontra-se um campanário de madeira, bancos para sentar e pequenas trilhas em meio à mata. Além disso, acontecem celebrações com missas ao ar livre. Um espaço muito interessante, tanto para uma oração ao ar livre. como para um evento especial, como missas, batizados e celebrações da palavra.

Mirantes da Cascata da Usina

São duas grandes cachoeiras localizadas na estrada Júlio de Castilhos (RS-448), a cerca de 6 km do centro da cidade. As Cascatas da Usina se encontram distantes uma da outra por 300 metros, contam com mirantes e formam um belo cenário sucedidas por um pequeno cânion.

Na década de 1920, funcionou no local a primeira usina hidrelétrica do município que contava com uma turbina em uma das quedas d‘água, que gerava energia elétrica para a cidade. É um local onde se pode realizar um turismo contemplativo.

A histórica Linha 21 de Abril

O distrito de Antônio Prado, Linha 21 de Abril, foi considerado uma extensão do centro da cidade até os anos 80, quando a estrada era a principal saída em direção a Caxias do Sul.

Na época, o local tinha estabelecimentos importantes e atualmente é como uma viagem ao tempo, por contar com atrações como seus antigos casarões, o Moinho Francescatto e a Ferraria do Marsílio. Essas duas atrações são imperdíveis. Vale visitá-los e dar uma volta ao passado. Atualmente, tanto o Moinho, como a Ferraria, tem seus últimos representantes no comando. Uma lição de vida e história, tanto por parte do senhor Marcílio, como pela dona Catarina.

O moinho é uma relíquia que funciona até os dias de hoje. Construído na década de 30 por Beijamin Simioni, na beira do Arroio Colombo, o prédio totalmente erguido em madeira foi mais tarde (1947), transformado em moinho pela família Francescatto. O moinho funciona movido pela roda d’água, através de um canal de um riozinho. É incrível como as engrenagens primitivas ligadas por correias fazem tudo funcionar. Não deixe de comprar a farinha de milho pura (sem conservantes) vendida pela proprietária no local.

Ferraria, viagem ao passado

Fundada por Ângelo Marsílio, por volta de 1900, a Ferraria teve continuidade nas mãos de seus filhos e netos que continuaram até 1989 as atividades de fabricação e consertos de ferragens para os serviços na colônia. Hoje, realizam somente atividades de demonstração aos visitantes. Quem ainda recebe os turistas é um dos últimos remanescentes dos descendentes.

Pórtico e Ponte dos Suspiros

Construído em pedra e madeira, o belo Pórtico de Antônio Prado retrata a hospitalidade da cidade. O modelo do pórtico foi definido através de votação popular, entre três modelos. A Ponte Valdomiro Bocchese foi inaugurada em 2 de junho de 1968, tem 55 metros de altura, 300 metros de extensão, e liga o município a Flores da Cunha e Caxias do Sul.

Quando ir

Antônio Prado pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, o melhor período é entre setembro e abril; mas entre o final de janeiro e início de março é a época da colheita da uva.

Onde ficar

A cidade é pequena, mas conta com algumas boas opções de hospedagem, como o Hotel Pradense, a Pousada Colonial de Rossi e o Travel Inn Axten Antônio Prado.

Com apoio Assimptur

Antônio Prado, Italy in the Serra Gaúcha

In Antônio Prado, in Rio Grande do Sul, it is very common to come across residents talking in Talian, a local language that mixes Portuguese and Italian. The small and dazzling city was the setting for the Brazilian film “O Quatrilho”, from 1995, which had most of its scenes recorded there, as well as the series “Desalma”, from Globloplay, from 1988. rural roads, caves, caves, plantations of grapes, dragon fruit, prickly pears, peaches, among others, make the colonies scenarios for photographic records. Antônio Prado is 180 km from Porto Alegre and only 55 km from Caxias do Sul.

The tourist attractions in Antônio Prado are authentic, and maybe two of them are quite special compared to other municipalities in Serra Gaúcha. In the historic center, almost 50 listed buildings, and inside the municipality, known as a colony, a world of indescribable landscapes and beautiful natural resources, with dozens of waterfalls, rapids, valleys, mountains, lookouts, in addition to a people that preserves the roots of Italian colonization in the state.

The Italian culture, the wooden houses, the Venetian dialect, religiosity and typical cuisine are embedded in Antônio Prado’s soul.

The attractions, both in the city and inland, offer scenes in which it is possible to experience the way of life of its people. In addition to all this, the strength of women stands out, present in most of the city’s tourist developments. This is how it is with the young entrepreneurs Paula Soso and Patrícia Marcon, owners of Curta Antônio Prado, a receptive company that travels to the most hidden attractions in the city, in a route full of adrenaline, unique landscapes and contact with nature.

Another woman, Marcia Masílio, runs the interesting and bucolic Armazém do Prado – an old-fashioned warehouse that sells everything from wines to cleaning products, from pans to aprons, and which has a relaxed bar on the stone sidewalks of the old building that serves snacks. cold cuts, onion rings and crispy dumplings, always with a good wine list or craft beer from the region. The place became a hangout for cool people. The space is on Linha 21, a neighborhood farther from the central region of Antônio Prado.

Another example of female strength, with a beautiful life story, is Dona Margarida Cordeiro, owner of a delicious candy factory. After raising seven children and losing her husband, Margarida took an entrepreneurial turn and is a businesswoman reference for the city and region. She and her current daughter-in-law run a company – Dona Margarida Doces Caseiros – which has more than 30 products on its production line.

Catarina Frascescatto is also an example of persistence and love, who welcomes tourists from all over Brazil to her property on a daily basis to show her the operation of a mill that is over 120 years old and works perfectly without electrical mechanisms, only with the power of water. There, tourists can buy the purest cornmeal flour in the world. It’s more than 50 years ahead of this work, with a lot of determination and dignity, come rain or shine.
In the rural area, businesswoman Jocelei Pontel Frolin runs Orgânicos Pérolas da Terra. On the farm, plantations of strawberries, tomatoes and other red fruits, such as blackberries, all of organic origin without the use of any pesticides. It has its products marketed in Caxias do Sul, Porto Alegre, and some important cities in Paraná and Santa Catarina.

There are still more women in tourism in Antônio Prado.

Seeking to innovate and provide the city with a more contemporary experience, Sibele Pitt Camana opened the Bistrô Casa Olivo, a space where harmonized dinners and a very special meal take place, in one of the most emblematic houses of Antônio Prado.

Deise Susin, on the other hand, is responsible for the delicious restaurant Nostra Cantina, which offers dishes of Italian cuisine with a reinterpretation of presentation and flavor, mixing colors and flavors, producing authentic and incomparable flavor.

Historic Center, architectural crib

The historic center of Antônio Prado has 48 properties listed by the National Historical and Artistic Heritage Institute (Iphan). The central square has a beautiful church and the whole block is surrounded by large wooden houses, all preserved and with several attractions, such as cafes, bistros, craft centers, bars, shops and also the headquarters of the city hall and IPHAN.

The beautiful set of properties, most of them in wood and some in masonry, extend for a few blocks, many of them with more than 100 years of history, some transformed into museums or cultural and commercial spaces.
Downtown attractions

The Sagrado Coração de Jesus Mother Church (1897), Casa da Neni (1910), City Hall (1900), Casa Grezzana (1915), Casa Paim (1920), Sociedade Pradense de Mútuo Socorro (1912), Former Hotel dos Viajantes (1900), Palombini House and Pharmacy (1930) are some of the listed and preserved buildings.

It is worth walking slowly through the streets of the central area and calmly see these constructions that are testimonies of the arrival of the Italians in Rio Grande do Sul and who settled in Antônio Prado.

The Mother Church was built in masonry and its construction was carried out in stages that took place between 1891 and 1897, and reached its current state after the last intervention in the 1950s, when the Italian artist Emilio Benvenutto Zanon did the internal paintings. The Church is beautiful and besides being a Christian temple, it serves as one of the main witnesses of the growth and construction of the city.

Municipal Museum

The Municipal Museum is located in Casa da Neni, a wooden building from 1910 that is considered a work of art. The space houses much of the history of Antônio Prado, objects and utensils of great historical and cultural significance that portray the local identity. The objects were donated by important families and currently the place is a historical and customs reference of the city.

Natural Cave and Stairs of Faith

Two staircases connect the lower part of the city to the upper part, where the Natural Grotto is located. Along the ascent, there are 25 capitals that demonstrate the enormous religious devotion of the Pradense people. The Natural Grotto is in the upper part of the city, in the middle of a lush green area, and has hosted the image of Our Lady of Lourdes since the 1930s.

There is a wooden bell tower, benches to sit on and small trails through the woods. In addition, celebrations with outdoor masses take place. A very interesting space, both for an outdoor prayer. as well as for a special event, such as masses, baptisms and celebrations of the word.

Viewpoints of the Cascade da Usina

There are two large waterfalls located on the Júlio de Castilhos road (RS-448), about 6 km from the city center. The Cascades da Usina are 300 meters apart from each other, have lookouts and form a beautiful setting, followed by a small canyon.

In the 1920s, the first hydroelectric plant in the municipality operated on the site, which had a turbine in one of the waterfalls, which generated electricity for the city. It is a place where contemplative tourism can be carried out.

The historic 21 de Abril Line

The Antônio Prado district, Linha 21 de Abril, was considered an extension of the city center until the 1980s, when the road was the main exit towards Caxias do Sul.

At the time, the place had important establishments and today it is like a trip back in time, with attractions such as its old mansions, the Francescatto Mill and the Ferraria do Marsílio. These two attractions are unmissable. It is worth visiting them and taking a trip back to the past. Currently, both Moinho and Ferraria have their last representatives in charge. A lesson in life and history, both from Marcílio and Dona Catarina.

The mill is a relic that still works today. Built in the 1930’s by Beijamin Simioni, on the banks of the Arroio Colombo, the building entirely built in wood was later (1947) transformed into a mill by the Francescatto family. The mill works powered by the water wheel, through a channel of a small river. It’s amazing how primitive gears connected by belts make everything work. Be sure to buy the pure corn flour (without preservatives) sold by the owner on site.

Blacksmithing, travel to the past

Founded by Ângelo Marsílio, around 1900, Ferraria continued in the hands of his children and grandchildren who continued until 1989 the activities of manufacturing and repairing hardware for services in the colony. Today, they only carry out demonstration activities for visitors. Those who still receive tourists are one of the last remnants of the descendants.

Portico and Bridge of Sighs

Built in stone and wood, the beautiful Portico de Antônio Prado portrays the hospitality of the city. The portico model was defined by popular vote, among three models. The Valdomiro Bocchese Bridge was inaugurated on June 2, 1968, is 55 meters high, 300 meters long, and connects the city to Flores da Cunha and Caxias do Sul.

When to go

Antônio Prado can be visited at any time of the year, however, the best period is between September and April; but between the end of January and the beginning of March is the time of the grape harvest.

Where to stay

The city is small, but has some good accommodation options, such as the Hotel Pradense, the Pousada Colonial de Rossi and the Travel Inn Axten Antônio Prado.

With support from Assimptur

Antônio Prado, Italia en la Serra Gaúcha

En Antônio Prado, en Rio Grande do Sul, es muy común encontrarse con residentes hablando en talian, una lengua local que mezcla portugués e italiano. La pequeña y deslumbrante ciudad fue escenario de la película brasileña “O Quatrilho”, de 1995, que tuvo grabadas allí la mayoría de sus escenas, así como de la serie “Desalma”, de Globloplay, de 1988. caminos rurales, cuevas, cuevas , plantaciones de uvas, pitahayas, chumberas, duraznos, entre otros, hacen de las colonias escenarios para registros fotográficos. Antônio Prado está a 180 km de Porto Alegre ya sólo 55 km de Caxias do Sul.

Los atractivos turísticos de Antônio Prado son auténticos, y tal vez dos de ellos sean bastante especiales en comparación con otros municipios de la Serra Gaúcha. En el centro histórico, casi 50 edificios catalogados, y dentro del municipio, conocido como colonia, un mundo de paisajes indescriptibles y hermosos recursos naturales, con decenas de cascadas, rápidos, valles, montañas, miradores, además de un pueblo que conserva las raíces de la colonización italiana en el estado.

La cultura italiana, las casas de madera, el dialecto veneciano, la religiosidad y la cocina típica están incrustadas en el alma de Antônio Prado.

Los atractivos, tanto en la ciudad como en el interior, ofrecen escenarios en los que es posible experimentar la forma de vida de su gente. A todo esto se suma la fuerza de la mujer, presente en la mayoría de los desarrollos turísticos de la ciudad. Así es con las jóvenes emprendedoras Paula Soso y Patrícia Marcon, propietarias de Curta Antônio Prado, una empresa receptiva que viaja a los lugares más escondidos de la ciudad, en un recorrido lleno de adrenalina, paisajes únicos y contacto con la naturaleza.

Otra mujer, Marcia Masílio, dirige el interesante y bucólico Armazém do Prado, un almacén antiguo que vende de todo, desde vinos hasta productos de limpieza, desde sartenes hasta delantales, y que tiene un bar relajado en las aceras de piedra del antiguo edificio que sirve snacks, fiambres, aros de cebolla y crocantes dumplings, siempre con una buena carta de vinos o cerveza artesanal de la región. El lugar se convirtió en un lugar frecuentado por gente genial. El espacio está en la Línea 21, un barrio más alejado de la región central de Antônio Prado.

Otro ejemplo de fuerza femenina, con una hermosa historia de vida, es doña Margarida Cordeiro, dueña de una deliciosa fábrica de dulces. Después de criar a siete hijos y perder a su esposo, Margarida dio un giro empresarial y es una empresaria de referencia para la ciudad y la región. Ella y su nuera actual dirigen una empresa, Doña Margarida Doces Caseiros, que tiene más de 30 productos en su línea de producción.

Catarina Frascescatto también es un ejemplo de perseverancia y amor, que recibe diariamente en su propiedad a turistas de todo Brasil para mostrarle el funcionamiento de un molino que tiene más de 120 años y funciona perfectamente sin mecanismos eléctricos, solo con la energía de agua. Allí, los turistas pueden comprar la harina de maíz más pura del mundo. Son más de 50 años por delante de este trabajo, con mucha determinación y dignidad, llueva o truene.

En el área rural, la empresaria Jocelei Pontel Frolin dirige Orgânicos Pérolas da Terra. En la finca, plantaciones de fresas, tomates y otros frutos rojos, como moras, todo de origen orgánico sin uso de pesticidas. Tiene sus productos comercializados en Caxias do Sul, Porto Alegre y algunas ciudades importantes de Paraná y Santa Catarina.

Todavía hay más mujeres en el turismo en Antônio Prado.

Buscando innovar y brindar a la ciudad una experiencia más contemporánea, Sibele Pitt Camana inauguró el Bistrô Casa Olivo, un espacio donde se realizan cenas armonizadas y una comida muy especial, en una de las casas más emblemáticas de Antônio Prado.

Deise Susin, por su parte, es la responsable del delicioso restaurante Nostra Cantina, que ofrece platos de la cocina italiana con una reinterpretación de la presentación y el sabor, mezclando colores y sabores, produciendo un sabor auténtico e inigualable.

Centro Histórico, cuna arquitectónica

El centro histórico de Antônio Prado tiene 48 propiedades catalogadas por el Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional (Iphan). La plaza central tiene una hermosa iglesia y toda la manzana está rodeada de grandes casas de madera, todas conservadas y con varios atractivos, como cafés, bistrós, centros artesanales, bares, tiendas y también la sede del ayuntamiento y el IPHAN.

El hermoso conjunto de inmuebles, la mayoría en madera y algunos en mampostería, se extiende por pocas cuadras, muchos de ellos con más de 100 años de historia, algunos transformados en museos o espacios culturales y comerciales.

Atracciones del centro

Iglesia Matriz del Sagrado Corazón de Jesús (1897), Casa da Neni (1910), Ayuntamiento (1900), Casa Grezzana (1915), Casa Paim (1920), Sociedade Pradense de Mútuo Socorro (1912), Antiguo Hotel dos Viajantes ( 1900), Casa Palombini y Farmacia (1930) son algunos de los edificios catalogados y conservados.

Vale la pena caminar despacio por las calles del área central y ver con calma estas construcciones que son testimonios de la llegada de los italianos a Rio Grande do Sul y que se instalaron en Antônio Prado.

La Iglesia Matriz fue construida en mampostería y su construcción se realizó por etapas que transcurrieron entre 1891 y 1897, y alcanzó su estado actual luego de la última intervención en la década de 1950, cuando el artista italiano Emilio Benvenutto Zanon realizó las pinturas internas. La Iglesia es hermosa y además de ser un templo cristiano, sirve como uno de los principales testigos del crecimiento y construcción de la ciudad.

Museo Municipal

El Museo Municipal está ubicado en la Casa da Neni, un edificio de madera de 1910 que se considera una obra de arte. El espacio alberga gran parte de la historia de Antônio Prado, objetos y utensilios de gran valor histórico y cultural que retratan la identidad local. Los objetos fueron donados por importantes familias y actualmente el lugar es un referente histórico y costumbrista de la ciudad.

Cueva Natural y Escaleras de la Fe

Dos escaleras conectan la parte baja de la ciudad con la parte alta, donde se encuentra la Gruta Natural. A lo largo de la subida, hay 25 capiteles que demuestran la enorme devoción religiosa del pueblo pradense. La Gruta Natural se encuentra en la parte alta de la ciudad, en medio de una zona verde y exuberante, y alberga la imagen de Nuestra Señora de Lourdes desde la década de 1930.

Hay un campanario de madera, bancos para sentarse y pequeños senderos por el bosque. Además, se realizan celebraciones con misas al aire libre. Un espacio muy interesante, tanto para una oración al aire libre. así como para un evento especial, como misas, bautizos y celebraciones de la palabra.

Miradores de la Cascada da Usina

Hay dos grandes cascadas ubicadas en la carretera Júlio de Castilhos (RS-448), a unos 6 km del centro de la ciudad. Las Cascadas da Usina están separadas por 300 metros, tienen miradores y forman un hermoso escenario, seguidas por un pequeño cañón.

En la década de 1920 operó en el lugar la primera hidroeléctrica del municipio, que tenía una turbina en una de las cascadas, que generaba energía eléctrica para la ciudad. Es un lugar donde se puede realizar turismo contemplativo.

La histórica Línea 21 de Abril

El barrio Antônio Prado, Línea 21 de Abril, fue considerado una extensión del centro de la ciudad hasta la década de 1980, cuando la vía era la principal salida hacia Caxias do Sul.

En esa época, el lugar contaba con importantes establecimientos y hoy es como un viaje en el tiempo, con atractivos como sus antiguas casonas, el Molino Francescatto y la Ferraria do Marsílio. Estas dos atracciones son imperdibles. Merece la pena visitarlos y hacer un viaje al pasado. Actualmente, tanto Moinho como Ferraria tienen al mando a sus últimos representantes. Una lección de vida y de historia, tanto de Marcílio como de doña Catarina.

El molino es una reliquia que aún hoy funciona. Construido en la década de 1930 por Beijamin Simioni, a orillas del Arroio Colombo, el edificio totalmente construido en madera fue transformado más tarde (1947) en un molino por la familia Francescatto. El molino funciona movido por la rueda hidráulica, a través de un cauce de un pequeño río. Es sorprendente cómo los engranajes primitivos conectados por correas hacen que todo funcione. Asegúrese de comprar la harina de maíz pura (sin conservantes) que vende el propietario en el lugar.

Herrería, viaje al pasado

Fundada por Ângelo Marsílio, alrededor de 1900, Ferraria continuó en manos de sus hijos y nietos que continuaron hasta 1989 las actividades de fabricación y reparación de ferretería para servicios en la colonia. Hoy solo realizan actividades demostrativas para los visitantes. Los que aún reciben turistas son uno de los últimos remanentes de la descendencia.

Pórtico y Puente de los Suspiros

Construido en piedra y madera, el hermoso Pórtico de Antônio Prado retrata la hospitalidad de la ciudad. El modelo de pórtico se definió por votación popular, entre tres modelos. El Puente Valdomiro Bocchese fue inaugurado el 2 de junio de 1968, tiene 55 metros de altura, 300 metros de largo y conecta la ciudad con Flores da Cunha y Caxias do Sul.

Cuando ir

Antônio Prado se puede visitar en cualquier época del año, sin embargo, el mejor período es entre septiembre y abril; pero entre finales de enero y principios de marzo es la época de la vendimia.

Donde quedar

La ciudad es pequeña, pero tiene algunas buenas opciones de alojamiento, como el Hotel Pradense, la Pousada Colonial de Rossi y el Travel Inn Axten Antônio Prado.

Con apoyo de Assimptur

 

Comentários

Leave A Comment