Temperaturas amenas, folhas caindo, cenários apaixonantes, frutas deliciosas. O outono chegou no Brasil carregado de atrativos para quem curte as delícias que só o turismo rural pode proporcionar ao viajante! A temporada, que se estende até 21 de junho no Brasil, também é conhecida como a “Estação das Frutas” devido a diversidade de árvores recheada de muitos frutos. Por isso, é o período ideal para curtir experiências de turismo rural, como colher frutas do pé, o que tem de sobra por aqui.

Banana, caqui, figo, limão, laranja, uva… São várias as opções e cidades para a colheita.

Circuito das Frutas, São Paulo

Responsável por 40% da produção nacional de frutas no país, o Circuito das Frutas é uma excelente opção para quem gosta de viagens curtas.

Em São Paulo, próximo à capital, nas propriedades rurais das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, é possível participar de atividades no estilo “Colha e Pague”. Os municípios também promovem festas dedicadas às frutas mais cultivadas da região, como a Festa do Caqui, em Itatiba, e a Festa do Morango, em Atibaia.

Para quem não conhece ou comeu um figo, Valinhos é o destino certo. A cidade é responsável por 80% de toda a produção da fruta no Brasil. Lá, o turista pode conhecer as plantações e aprender um pouquinho mais sobre a sua produção.

Agora, se a fruta preferida for a uva, em Vinhedo, o visitante pode acessar mais de 5 mil pés da fruta, além de acompanhar o processo de produção de vinho e suco.

Região Turística da Uva e Vinho, Rio Grande do Sul

Próxima à Gramado, na Serra Gaúcha, a rota é composta por 32 municípios gaúchos, sendo a região com uma das maiores produções de uva e vinho do Brasil. Além disso, é um dos destinos mais buscados por turistas nacionais e internacionais, já que lá é possível encontrar inúmeras vinícolas e propriedades com parreirais disponíveis para visitação.

A região também é famosa pela realização da Vindima (colheita das uvas). Entre as muitas opções o turista poderá participar da colheita e pisa das uvas; fazer cursos de degustação de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos; correr ou pedalar em meio aos parreirais; degustar jantares harmonizados; participar das festas típicas nas comunidades; fazer piqueniques e almoçar ao ar livre.

TURISMO: 4 roteiros de cicloturismo no Brasil

Vale de São Francisco, Pernambuco

Quem disse que no Nordeste só o “Sol e Mar” faz sucesso entre os turistas. No sertão pernambucano, as cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó fazem parte da única região do mundo com mais de duas safras de uva por ano, e responsável pela produção de 15% dos vinhos finos do Brasil.

Em Santa Maria da Boa Vista, por exemplo, o turista pode conhecer a vitivinícola pioneira do Nordeste no cultivo de uvas para exportação. Lagoa Grande é a Capital da uva e do vinho do Nordeste, destino onde o visitante pode visualizar todas as fases fenológicas das videiras e degustar os produtos produzidos.

Caminho do Vinho, Paraná

O morango é um dos principais produtos do Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A fruta é um ótimo atrativo para um passeio turístico com tranquilidade, contato com a natureza e lazer.

Ali, os turistas podem realizar a colheita do morango, consumir a fruta, pesar e levar para casa. Além disso, o destino oferta geleias, suspiros e espetinhos de morango com chocolate. Um passeio inesquecível e que vale a pena ir.

Experiências do Brasil Rural

Muito mais do que as frutas, o Brasil possui roteiros completos que passeiam pela diversidade da agricultura familiar. Colocar a mão na terra, plantar alimentos e consumi-los também faz parte do projeto Experiência do Brasil Rural, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em roteiros como, a Rota do Engenho, em Sergipe, é possível aprender como adubar e plantar a horta do local, além de aprender e acompanhar de perto a receita de aratu, uma iguaria saborosa servida no fim da atividade.

Já na rota Amazônia Atlântica, a Fazenda Bacuri, uma agroindústria familiar e artesanal 100% orgânica, situada em Augusto Corrêa, Pará, distante cerca de 230 km da capital, Belém, oferta a oportunidade de acompanhar a produção, degustar e adquirir geleias, licores, mel e frutas secas cultivadas em áreas de manejo florestal. Ainda na rota, os turistas podem, no Sítio Raiz, acompanhar o método tradicional de produção de farinha de mandioca, desde o plantio à elaboração de pratos como o beiju.

No Sul do Brasil, a rota Ferradura dos Vinhedos é passeio de turismo rural que dá a opção ao turista de vivenciar a produção de vinho e a degustação da bebida, além de conhecer agroindústrias e cooperativas que fabricam queijos (de leite de vaca e ovelha), azeite de oliva – inclusive cosméticos à base do líquido, noz-pecã e embutidos, entre outras iguarias. As opções também incluem a prova do café campeiro – semelhante ao estilo colonial -, recheado de guloseimas tradicionais da região fronteiriça.

Victor Maciel, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment