AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.7 min

PUBLICADO EM

25/09/2020

E porque hoje é sexta, a Now Boarding sugere uma receita para o final de semana. Um dos pratos típico da Bahia, do Espírito Santo, Pará, Amazonas, Pernambuco e Ceará é a moqueca. E o Txai Resort Itacaré apresenta a sua receita da moqueca que é servida nos dois restaurantes do resort, o Orixás e Praia

Ingredientes

400 g de polvo; 400 g de anéis de lula, 400 g de camarão médio limpo e 200 g de mexilhão limpo;

5 folhas de louro;

100 ml de vinho branco;

Suco de limão;

Sal e pimenta-do-reino a gosto;

3 colheres de sopa de cheiro-verde picado (cebolinha, salsa e coentro);

2 dentes de alhos amassados;

Molho de pimenta malagueta a gosto;

1 pimentão verde fatiado e 1 picado;

2 cebolas fatiadas e 1 picada;

1 garrafa de leite de coco (aproximadamente 200 ml);

3 colheres de sopa de azeite de dendê;

Folhas de coentro para decorar.

Modo de preparo

Ferva o polvo em água aromatizada com louro e vinho branco por 1 hora e 30 minutos, depois deixe-o esfriar na própria água de cocção e corte em pedaços médios. Tempere os anéis de lula, os camarões médios e os mexilhões com sal, pimenta-do-reino e limão.

Em uma panela de barro, coloque uma colher de azeite de dendê, as cebolas, o pimentão verde picado e os dentes de alhos amassados e refogue tudo em chama média.

Acrescente os tomates, as colheres de cheiro-verde picado, o leite de coco e duas colheres de azeite de dendê. Quando começar a ferver, junte os frutos do mar já temperados e deixe cozinhar por 10 minutos no máximo para que eles não fiquem borrachudos.

Para servir, coloque as fatias de tomate, de cebola, de pimentão e as folhas de coentro em cima da moqueca para decorar.

Essa receita de moqueca é acompanhada por arroz de coco, pirão e vinagrete de tomate com cebola e suco de limão. À parte, o molho de pimenta malagueta para aqueles que gostam de um tempero mais arretado da Bahia.

Rendimento: até 4 porções

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS