AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.8 min

PUBLICADO EM

05/07/2016

É muito fácil preparar uma panqueca sem glúten e leite. Veja a receita:

Ingredientes

200 ml de água

1 ½ medidor de Bebida de Arroz + Fibras Original Sanavita

1 ovo

1 colher rasa (café) de fermento em pó

1 xícara (chá) de amido de milho

Modo de Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes até ficar homogêneo. Em uma frigideira antiaderente aquecida e untada com pouco óleo, despeje uma concha de massa até forrar o fundo da frigideira. Deixe dourar e vire-a para dourar o outro lado. Retire e recheie conforme sua preferência. Sugestão de recheio: tofu com passas, banana amassada com canela, frango com tofu, tomate seco, entre outros.

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 4 porções

Calorias: 77 Kcal/porção

Agora é só aproveitar sua panqueca sem glúten e leite

Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2016

O glúten

O glúten é um composto de proteínas de armazenamento denominadas prolaminas e glutaminas, que se unem com o amido no endosperma (que nutre a planta embrionária durante a germinação) das sementes de vários cereais da família das gramíneas (Poaceae), subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigocevadatriticale e centeio. Esses cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadinagluteninaalbumina e globulina). Por sua estrutura bioquímica, esse tipo de glúten é, muitas vezes, denominado “glúten triticeae“, e popularmente conhecido como “glúten de trigo”.

Espécies da tribo Aveneae, como a aveia, não contém glúten, mas normalmente são processadas em fábricas e moinhos que também processam cereais que contêm essa substância, causando assim a contaminação da aveia pelos resíduos de glúten.

A frase “contém glúten“, encontrada em embalagens de diversos produtos alimentícios, serve para alertar as pessoas portadoras de hipersensibilidade imunomediada (doença celíaca) ou reações alérgicas ao glúten, para que não consumam aquele alimento pois, mesmo contendo traços pequenos dessa substância, pode ser prejudicial à saúde nesses casos.

Fonte: Wikipédia

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS