AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

05/02/2016

Conhecer o idioma mandarim é a porta de entrada para conhecer uma nova cultura. Para quem tem interesse em conhecer a língua oficial chinesa, este é um livro ideal. A proposta é que o leitor comece a entender como o idioma funciona, sua lógica e mecanismos. O vocabulário deve ser memorizado, podendo ser praticado nos exercícios e exemplos propostos, assim como a pronúncia, junto ao CD que acompanha a obra. Assimilando cem palavras uma pessoa já pode formar frases e começar a se comunicar razoavelmente.

O livro apresenta a língua através do “Pinyin” que é um sistema que adapta a escrita (ideogramas) do mandarim para o alfabeto latino. O primeiro passo no aprendizado do Mandarim é a fala, pois os ideogramas são de difícil assimilação, sendo mais interessante aprender a escrita depois.

Mandarim

Algumas curiosidades da língua chinesa: as palavras em chinês não sofrem flexões, o que permite que se criem várias frases apenas mudando palavras de lugar, não precisando conjugar os verbos (por exemplo: eu vou, você vou, eles vou; o verbo permanece o mesmo). Se pensarmos o aprendizado da língua em português haverá erro de concordância, por isso é fundamental pensar em mandarim, sem tentar pensar em português e depois traduzir. O mandarim tem como base quatro tons que indicam diferentes significados para as palavras. A importância de saber pronunciar corretamente o tom é que uma mesma palavra pode adquirir diferentes significados de acordo com o tom, por exemplo Ma pode ser: mãe (Mā); formigando (Má); cavalo (Mǎ) ou xingar (Mà). Wan pode ser: dobra (Wān); terminar (Wán); tarde (Wǎn); ou 10 mil (Wàn). As palavras mais básicas são formadas por uma sílaba, e muitas vezes a junção dessas sílabas forma um novo significado, por exemplo: Diàn (elétrico) + Shì (visão) = Diàn Shì (televisão); ou ainda Diàn (elétrico) + o (cérebro) = Diàn Nǎo (computador).

Próprio para iniciantes e estudiosos, é um livro prático e de fácil assimilação, e como na maioria das atividades, o sucesso dependerá de treino e dedicação.

 Introdução ao Mandarim (acompanha CD). De Chun Lin Kuo. R$ 60,00.

vendas@livrariadochain.com.br

Amanda Chain

Publicado no Aeroporto Jornal – fevereiro/2016

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS