AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.7 min

PUBLICADO EM

05/06/2015

A bebida Brasilberg é a combinação herbal entre Brasil e Alemanha numa garrafa de 920 ml. É a versão brasileira do Underberg alemão – bebida digestiva feita à base de ervas. O Brasilberg é produzido no Brasil desde o início dos anos 30, quando um dos netos do fundador da Underberg, Paul Underberg, imigrou para o Brasil. Paul fez uma expedição a Amazônia onde os nativos o apresentaram a saborosas ervas medicinais que o impressionaram.

Brasilberg
Foto: divulgação

Ele inaugurou uma fábrica no Rio de Janeiro em 1933 e criou sua própria receita, acrescentando ervas da Amazônia e álcool de cana de açúcar à fórmula original. A bebida, inicialmente chamada “Underberg do Brasil”, se tornou uma sensação na alta sociedade carioca e no meio artístico. Em 2007, a bebida foi rebatizada com o nome de Brasilberg.

Feita a base de ervas, o Brasilberg tem propriedades digestivas e aperitivas, e pode ser classificada como bitter, amargo, amaro ou fernet. A receita é um segredo da família Underberg, passada de geração a geração. Estudos comprovam que a bebida estimula os sucos gástricos, ajudando na digestão. Deve ser bebida após as refeições, em temperatura ambiente, e em copos delicados, quase como licores, ou como aperitivo na forma de drink sendo o mais conhecido é o drink Rio Negro: Brasilberg com água tônica e gelo.

Fabricada no Rio de Janeiro com chancela da Underberg, começa a ganhar fãs fora do Brasil. Pode ser encontrada nos melhores restaurantes, bares e hotéis da Alemanha, Dinamarca e Noruega. Lá, já é comum pedirem o brasileiríssimo drink Rio Negro, feito com Brasilberg, água tônica, gelo e uma fatia de limão. Este ano, a bebida também chegará a Áustria, Suíça e Ilhas Fiji.

Mais sabores: https://nowboarding.com.br/category/gastronomia/

Publicado no Aeroporto Jornal – junho/2015

Foto do destaque: Kellice Chua/ Unsplash

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS