Toda viagem requer planejamento. Hoje em dia, o turista conta com diversas ferramentas para pesquisar destinos, vasculhar hotéis e encontrar a melhor passagem aérea. Esse é um trabalho que qualquer pessoa com acesso a internet pode fazer. Mas, viajar também pode requer apoio para evitar dissabores que, numa viagem ao Exterior, pode ser um problema difícil de ser resolvido. Para evitar perrengues, o agente de viagens é o profissional habilitado para buscar transformar a viagem só de turismo e não de processos judiciais.

João Alceu Rigon, presidente da Abav-PR (Agência Brasileira de Agências de Viagens – Paraná), afirma, categoricamente, que “um agente de viagens é o profissional responsável por auxiliar clientes na organização e no planejamento de suas viagens. Ele atua como um consultor, buscando entender as necessidades, desejos e orçamento do cliente para oferecer a melhor experiência possível”.

Esses profissionais podem auxiliar em diversas atividades ligadas ao turismo, como a busca de informações sobre o destino escolhido, consulta de preços, compra de passagens e contratação de serviços de transporte, planejamento de roteiros turísticos, listagem e verificação de documentação necessária, contratação de seguro-viagem, entre muitas outras coisas. Trata-se de um verdadeiro facilitador da realização do seu sonho turístico.

Com mais de 40 anos de experiência como agente de viagens, Dolores atua com a Dolores Turismo no Piauí. Ela conta que fazer uma boa pesquisa antes de construir um roteiro é essencial. “Eu procuro os melhores lugares, os melhores transportes e faço parceria com outros prestadores de serviço para oferecer sempre a melhor viagem a um preço que a pessoa possa pagar. Com isso, mais gente tem a oportunidade de conhecer o nosso Litoral”, conta. “Eu acho muito gratificante quando vejo a felicidade das pessoas. O nosso Nordeste é muito bonito e cada viagem é uma experiência diferente”, finaliza.

Em Feira de Santana, na Bahia, Léo Nunes conta como se sente ao ajudar as pessoas a realizarem suas viagens: “Ser agente de viagens é muito gratificante, principalmente quando conseguimos ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Nos preocupamos com os mínimos detalhes para proporcionar aos clientes experiências verdadeiramente inesquecíveis”. Para ele, atenção, zelo e cuidado fazem toda a diferença antes, durante e depois de uma viagem.

TURISMO: Destinos para conhecer no Brasil

Cadastur

vantagem de contar com um agente de turismo na hora de planejar uma viagem é a segurança de estar contratando serviços indicados por um profissional, o que evita muita dor de cabeça, como, eventualmente, cair em golpes ou o famoso “comprar gato por lebre”. O Ministério do Turismo possui um cadastro onde estes e outros profissionais da área podem se cadastrar e ganhar uma certificação de confiabilidade, além de diversos benefícios. O serviço chama-se Cadastur.

O Cadastur é obrigatório para guia de turismo, meio de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático. Com uma navegação bastante didática, o portal do Cadastur facilita a pesquisa do turista, que pode consultar o serviço a ser contratado por região, atividade ou até pelo nome do prestador ou empresa.

Qualificação

A qualificação de estudantes e profissionais da área tem sido uma prioridade para o Ministério do Turismo.

Além do seu próprio conteúdo de formação, disponibilizado nesse portal, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros.

Só nos primeiros meses de 2024, o MTur já disponibilizou mais de nove mil vagas em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. Para o segundo semestre estão previstas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdo-cegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Com apoio Cláudia Bispo, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Obtenha a cidadania europeia com tecnologia e desconto

Criada para realizar o sonho de conquistar a cidadania europeia, principalmente a italiana, espanhola e portuguesa, a startup Cidadania4u foi desenvolvida para facilitar os processos que buscam o reconhecimento da cidadania.

Com 5 anos de mercado, a Cidadania4u tem mais de 460 especialistas em cidadania que vão trabalhar por você, e nesses anos teve 100% de sucesso.

A Cidadania4u cuida de 100% do seu processo de cidadania de forma transparente.

Clique nesse link e faça sua cidadania com desconto.

NB Branded Content

Comentários

Leave A Comment