Na próxima segunda, 27 de setembro, o Voe Paraná, programa de aviação do governo do Paraná, retoma seus voos com o voo 2612 decolando de Apucarana e pousando no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba. E já no dia seguinte, 28, o voo 2520 sai de Curitiba às 11h05 em direção a Pato Branco, aonde chega por volta das 12h30 com a aeronave retornando a Curitiba às 13h30. O tempo de voo é de 1h25. No mesmo dia, tem viagem para Apucarana saindo de Curitiba às 16h25.

O anúncio da retomada da programação, suspensa desde março do ano passado em razão da pandemia de Covid-19, foi confirmada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior ontem (16 de setembro) em ato no Palácio Iguaçu, que contou com a presença da diretoria da Aerosul, companhia aérea paranaense com sede em Rolândia, na região Norte, uma das parceiras do projeto. As passagens já podem ser compradas no site da empresa. Os voos são em aeronaves Cessna C208 com capacidade para transportar até nove passageiros.

Essa é apenas a primeira etapa da parceria com a Aerosul. A empresa pretende até o fim do ano instalar as ligações Curitiba-Londrina, Curitiba-Telêmaco Borba, Curitiba-Guarapuava e Londrina-Foz do Iguaçu-Assunção (Paraguai). “O investimento ultrapassa US$ 25 milhões (cerca de R$ 130 milhões). Confiamos na aviação regional como um grande impulsionador do desenvolvimento”, destacou o presidente da companhia, Adílson Santos de Oliveira.

Além do Paraná, a Aerosul opera também em Santa Catarina e tem planos de iniciar rotas para o Rio Grande do Sul.

Cerimônia no Palácio Iguaçu confirmou a volta do programa Voe Paraná. Foto: Jonathan Campos/AEN

Rotas

Serão seis voos semanais na linha Curitiba-Apucarana. Às segundas e quartas com saída de Apucarana. Às terças e quintas com saídas de Curitiba. E, nas sextas-feiras, o trecho completo, com ida e volta. Apenas nas segundas é que voo sai de Arapongas, onde está instalado o hangar da companhia.

A ligação entre Curitiba e Pato Branco, por sua vez, terá saídas da capital de terça a sexta. Os voos da cidade do Sudoeste partem às terças, quartas e sextas.

Atualmente há linhas aéreas periódicas ligando Curitiba a Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, operadas por companhias aéreas diferentes – Azul, Gol e Latam.

A Azul Linhas Aéreas informou que planeja expandir sua operação para mais cinco cidades do Interior do Paraná ainda neste ano. Umuarama é um dos destinos visados pela companhia já a partir de outubro deste ano, e as cidades de Toledo, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa também poderão ter suas bases reabertas.

A Latam, por sua vez, confirmou um incremento no número de voos partindo de Curitiba. Serão mais sete destinos: Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Fortaleza. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a empresa completará 10 destinos a partir da capital paranaense, contra os três em operação atualmente (Guarulhos, Congonhas e Brasília). No primeiro trimestre de 2022 há previsão da Cascavel-Guarulhos (SP).

O Paraná encerrou 2019 com dezenove aeroportos operando voos regulares para destinos turísticos de qualquer lugar do país e do mundo – em 2018, eram apenas seis aeroportos (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa). Ampliação que volta à pauta, com a reforma e ampliação de terminais importantes pelo Estado como os de Siqueira Campos, Paranavaí, Arapongas e Umuarama, entre outros.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

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