Descobrir lugares próximos de casa faz mais sentido do que nunca. Com a pandemia, trajetos de até 300/400 km e destinos próximos das capitais tendem a ser cada vez mais procurados. Já que as viagens não deixam de ser importantes na vida dos brasileiros, as regiões vizinhas ficam mais atrativas e o turismo doméstico ganha força para viagens curtas.

Com as idas e vindas do distanciamento social, nos vimos obrigados a ressignificar a zona de conforto. Transformamos a casa em home office e fomos buscar qualidade de vida mesmo sem poder sair de casa. Aprendemos a valorizar os pequenos comércios locais para que a economia próxima se mantivesse circulando.

É hora de descobrir o turismo que existe perto de você.

O turismo ainda pode demorar a voltar ao que era antes. Desta forma, o sonho da viagem internacional vai ficando mais longe. Com as restrições e a impossibilidade de planejar um roteiro longo, a solução é viajar perto. Ainda assim, a retomada do turismo ainda é cautelosa e com exageros necessários nos protocolos de segurança.

Descobrir o Brasil se torna uma opção muito vantajosa – ainda com as altas do dólar e do euro. O jeito é tirar a poeira das malas perto de casa. Tanto os roteiros de fim de semana quanto os bate e volta passam a fazer parte do orçamento familiar. Isto significa que as pessoas vão viajar com mais frequência e gastando menos.

Turismo de isolamento

Buscar viagens com passeios ao ar livre e sem aglomerações também faz parte da tendência das viagens próximas. Por isto, deve crescer ainda mais a procura pelo turismo de luxo. Com a economia de substituir a passagem aérea pelo carro, os consumidores passam a buscar experiências de hospedagem mais exclusivas e com maior conforto e segurança.

A privacidade também é importante. Para os hoteleiros, isto representa mais investimentos na qualidade do serviço e bem-estar dos hóspedes. As pessoas estão cansadas de ficar em casa e querem se isolar em outros lugares, mas com as mesmas comodidades.

Além disso, muitos hóspedes devem levar o trabalho na bagagem. Com mais empresas adotando o home office, por que não mudar o escritório de paisagem? É o chamado bleasure, o conceito que une business + pleasure. São as viagens de lazer misturadas com trabalho. O mesmo vale para os filhos que estão em ensino à distância: o computador vai junto, com a sala de aula dentro dele.

Nisto tudo, surgem três outras tendências do turismo: as viagens em família, as viagens prolongadas e as viagens pet-friendly.