O Ministério do Turismo lançou a campanha promocional “Turismo em Natureza” que busca divulgar o segmento apontado como tendência para a retomada das atividades turísticas em todo o mundo. A ideia é inspirar os brasileiros a conhecerem as belezas do próprio país. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, a campanha é veiculada em mídias digitais, sites do trade turístico e na tv aberta.

“A campanha traz apenas uma amostra de tudo o que o Brasil tem a oferecer. O nosso país possui seis biomas únicos, mais de 8 mil km de costa, rios, montanhas, vales, chapadas, enfim, uma infinidade de belezas naturais. Sempre há algo a mais para conhecer no Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Conheça um pouco mais sobre alguns atrativos naturais imperdíveis de Norte a Sul do Brasil destacados na campanha “Turismo em Natureza”.

Chapada dos Veadeiros

O parque nacional está localizado no Nordeste de Goiás e engloba as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso de Goiás.

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o local preserva uma área de mais de 240 hectares de Cerrado e abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes, cursos d’água, cachoeiras e rochas com mais de um bilhão de anos.

Os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (foto que abre a matéria): Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. O ideal para conhecer todas as atrações do parque é buscar um guia de turismo local registrado no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Chapada dos Guimarães

As belezas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães estão entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O espaço abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege dez tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas, evidenciando que o parque já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

Os paredões da Chapado dos Guimarães. Foto: Flávio André/MTur

A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (também chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) também são locais muito visitados.

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são um atrativo único e imperdível para quem busca turismo de aventura e contemplação da natureza. As famosas dunas de areia fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no Litoral do Maranhão. Em seus 155 mil hectares, abriga diversos ecossistemas como a restinga, o manguezal e o famoso campo de dunas, que ocupa 2/3 da área total da unidade.

Lençóis Maranhenses. Foto: Biaman Prado/MTur

As lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região atraem turistas para um banho de água doce em meio à paisagem deslumbrante. O parque está inserido em três municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. O melhor período para visitar os Lençóis Maranhenses é de maio a setembro, mas a unidade está aberta para visitação o ano inteiro, todos os dias, das 8h às 18h.

Chapada Diamantina

O Parque Nacional possui da Chapada Diamantina 152 mil hectares e protege uma parcela da Serra do Sincorá, parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais a Bahia. Possui grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Parque está inserido nas Reservas da Biosfera (RB) da Caatinga e da Mata Atlântica.

Cachoeira Poço do Diabo na Chapada Diamantina. Foto: Gleidson Santos/MTur

A Chapada Diamantina é uma excelente opção para a realização de caminhadas, mountain bike, banhos de rio, escalada e canoagem. São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado e mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; 33 cachoeiras, entre elas a cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura; duas cavernas; dez locais de escalada; dezesseis sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.

O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada. A sede administrativa do Parque Nacional fica na cidade de Palmeiras.

Cataratas do Iguaçu

Na Região Sul, em Foz do Iguaçu, um dos cartões postais mais visitados do Brasil são as Cataratas do Iguaçu. A atração é considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza do mundo e está localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade. O parque oferece serviços de passeios de barco e de helicóptero, que proporcionam uma vista diferenciada das quedas d’agua, além de restaurante de comida brasileira e ensaios fotográficos para os turistas num contato próximo com o turismo de natureza.

Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Zig Koch/MTur

Vanessa Castro, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, com informações do ICMBio

 

 

 

 

Comentários

Leave A Comment