A temperatura média anual da cidade é de 14ºC. O município é o mais alto e frio do Rio Grande do Sul (1.179,65 metros acima do mar). Se o termômetro marcar próximo de 0ºC e a umidade estiver muito baixa, a probabilidade de você se encontrar com a neve é grande em São José dos Ausentes, segundo Rogério Rezende, meteorologista do 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia.

A neve não é um evento tão incomum no Brasil. A Wikipédia informa que “no ano de 2000, a neve ocorreu em mais de 70 municípios espalhados nos três estados da Região Sul do Brasil”.

E, como está chegando a temporada de férias, São José dos Ausentes, a 182 km de Porto Alegre, é um destino que pode reservar essa boa surpresa: a neve.

Jesuítas

A cidade, junto com as catarinenses São Joaquim e Urepema competem como as mais frias do país. E em São José dos Ausentes essa fama é antiga.

Na região viviam os índios guaranis conhecidos como Tape e em 1727 ali chegaram os Jesuítas que denominaram o local como Vacaria dos Pinhais. Se você perguntar na cidade a razão do seu nome, com certeza vai ouvir a história de que ali, por ser o frio e as condições climáticas muito severas, o local “tinha frequentemente seu povo ausente” porque não conseguiam ficar muito tempo “curtindo” o frio.

Esta pode ser uma das origens do seu nome que colocou o São José como seu padroeiro, daí esse município de 3,9 mil habitantes morarem em São José dos Ausentes. Ah! quem nasce ali é “ausentino”.

Herança da passagem dos Jesuítas pela região, são os mangeirões de pedra, muros construídos com pedras assentadas umas sobre as outras.

Como as geadas em Ausentes ocorrem entre maio e setembro, nesse período podem ocorrer nevascas. Ano passado o município registrou doze geadas seguidas e houve registro de neve nos dias 16 e 17 de julho.

Ano retrasado ocorreu uma nevasca, mas foi em 2013 que o fenômeno foi mais forte, uma em julho (até em Curitiba chegou a nevar…) e outra em setembro.

Mas quem se deu bem com esse frio foi o gado franqueiro (de guampas enormes). Os primeiros animais desse tipo chegaram ao Brasil, via São Vicente (SP), em 1534 (é o mais antigo no Brasil). Na antiga Vacaria dos Pinhais o gado se adaptou bem, mas foi sendo trocado por outras raças mais comerciais e hoje, para não ser extinto, fazendas da região estão criando a raça para que não aconteça a extinção.

Trilhas

São José dos Ausentes é um lugar tranquilo – e muito frio – onde seus 3,9 mil habitantes recebem com carinho os turistas. As paisagens são de cinema, de novelas como “O Profeta” e “Além do Tempo” que tiveram cenários ali e, também, de vários comerciais.

Enquanto a neve não chega, conheça as trilhas de São José dos Ausentes que têm uma característica especial: são em propriedades privadas (normalmente fazendas) abertas por seus donos aos turistas para que possam conhecer os encantos naturais do município.

O Sebrae-RS apoiou a cidade e as Trilhas da Fazenda – entre Serras, Cânions e Rios são um roteiro de seis pousadas rurais localizadas em fazendas. Em geral, as trilhas são formadas por percursos lineares, alguns de forma circular. São trajetos para caminhadas de leves a moderadas e a extensão varia entre 800 metros a 4,5 km, em cada propriedade. Nos percursos, o turista pode contemplar surpreendentes paisagens da exuberante natureza de São José dos Ausentes, com sua fauna, flora, rios e quedas d’água cristalinas. Em algumas, se avistam os famosos cânions do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nos Aparados da Serra.

Algumas das trilhas são autoguiadas, ou seja, o turista encontra com facilidade a indicação do caminho a percorrer. Mas deve-se tomar cuidado: como o tempo é instável, a neblina pode baixar de um momento para o outro, dificultando o percurso e pondo em risco o passeio. O melhor é fazer o trajeto com um guia.

Conheça os empreendimentos que fazem parte das “Trilhas da Fazenda”:

Pousada Fazenda Monte Negro

Na Pousada Fazenda Monte Negro o percurso total é de 1,1 km, sem dificuldades, para caminhar entre araucárias e escutar o canto das aves, como a curicaca, ave típica com canto bem alto e peculiar, símbolo do município. No caminho tem uma fonte de água mineral e um mirante. Nessa trilha é possível chegar ao ponto mais alto do Estado, o pico do Monte Negro.

Pousada Ecológica dos Cannyons

São 6 km, com dificuldade moderada, na Pousada Ecológica dos Cannyons, para conhecer o Cânion Boa Vista, incluindo a cascata e o mirante dos cânions Encerra e Realengo.

Pousada Fazenda Potreirinhos

Trajeto de 1,9 km e dificuldade moderada em mata nativa para chegar ao lago da fazenda e ao mirante dos morros Maracajá e Rio Silveira e ver o incrível desnível dos rios Silveira e Divisa. Também é possível conhecer o cemitério da família, de 1901 na Pousada Fazenda Potreirinhos.

Pousada Flor de Açucena

Na Pousada Flor de Açucena são 2,5 km de caminhada moderada para ver as quedas d’água do arroio Apolônio e o mirante dos Campos de Cima da Serra.

Pousada Fazenda Morro da Cruzinha

1,5 km, com pouca dificuldade, para apreciar a vista do cânion da Cruzinha e o ponto mais alto do Estado, o Pico Monte Negro.

(49)99118-1901

Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

Trilha de 1,1 km sem problemas para ver o Cachoeirão dos Rodrigues, a cachoeira Vovó Elvira e o Rio Silveira.

Enquanto se espera a neve (não que já não esteja frio) o melhor a se fazer é comer para se esquentar. A culinária ausentina tem forte influência portuguesa, mas, também, italiana e alemã. Então, voltar à cidade natal e perceber que fechar o cinto ficou mais difícil, pode ser um problema ao buscar nas calorias a energia necessária para tantas possibilidades de caminhada.

Além do churrasco, do borrego (cordeiro) ao forno, se delicie com o entrevero (prato com mistura de carnes), risoto de pinhão, a paçoca de pinhão e dos doces de gila (um doce de origem portuguesa/açoriana) e de maçã, biscoitos de polvilho, pães de queijo.

Não deixe de experimentar o queijo artesanal serrano, uma receita que tem mais de 150 anos. Ele é feito com leite não pasteurizado de raças de gado de corte alimentados à base de pastagens naturais e dele surge uma iguaria comum na região: o bolinho de coalhada que os ausentinos comem no café da manhã e no lanche da tarde.

Para acompanhar, peça uma cerveja artesanal. Produzida com água cristalina de poço profundo das nascentes dos principais rios do Estado, a receita é exclusiva da Pousada Vó Angelina. Tem Red Ale com malte tostado, Black Ipa, mais forte, e uma Kölsch, mais suave, para acompanhar refeições leves.

Ficou com vontade de conhecer? Então, não se esqueça: muito agasalho na bagagem!

Atrações

Cânion da Boa Vista

Só se chega ao cânion com carros 4×4. Tem vastos campos nas bordas, altitude de 1.250 metros e paredões verticais de até 700 metros de profundidade. Está numa área particular e é preciso autorização para visitá-lo. Informe-se no posto de informações turísticas da cidade.

Cânion da Coxilha

Tem três vértices e formato de três gargantas. Paredões de 800 metros de profundidade e está a 1.330 metros de altitude. Só com 4×4 e a caminhada é puxada. Também é preciso autorização.

Cânion da Encerra

É o maior cânion do município com 5 km de extensão e o mais profundo (900 m). Fica a 40 km do centro. Numa das fendas do cânion está a cachoeira do Amola Faca, com 490 metros de altura, uma das maiores do Brasil. Para visitar o local é preciso autorização e estar acompanhado de um guia.

Cânion Pico do Monte Negro

É o ponto mais alto do Rio Grande do Sul com 1.403 metros e está a 45 km da cidade e pode ser alcançado por carro. Excelente para tirar fotos porque do alto é possível ver as fendas dos cânions.

Cachoeirão dos Rodrigues

Um dos cartões-postais do município, fica a 33 km da cidade, tem 28 metros de altura, e é formado por uma sucessão de grandes quedas.

Desnível dos rios

Os rios Divisa e Silveira correm lado a lado, mas com uma diferença de 18 metros de altura, separados por um monte. Se chover muito, mas muito mesmo, o Silveira derrama para o Divisa, formando corredeiras. Chegar ao local é fácil a partir da Pousada Fazenda Potreirinhos.

No trevo de acesso à cidade, na BR-285, está o posto de informações turísticas que funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30. O fone é (54)3234-1006.

Hospedagem

Hostel e Camping Toca da Onça Eco Mountain – (54)99705-5661

Hotel Cesa – (54)3234-1166

Hotel Morada das Glicínias – (54)3234-1118

Pousadas

Cachoeirão dos Rodrigues – (54)3039-9564

Ecológica dos Cânnyons – (54)99942-2387

Encanto da Boa Vista – (54)99904-0695

Fazenda Aparados da Serra – (54)99614-0952

Fazenda Monte Negro – www.fazendamontenegro.com.br

Fazenda Potreirinhos – www.fazendapotreirinhos.com.br

Fazenda Morro da Cruzinha – (49)99118-1901

Flor de Açucena – www.flordeacucena.com.br

Pousada e Restaurante dos Tropeiros – (54)3883-1030

Vó Angelina – www.pousadavoangelina.com.br

Sítio Vale das Trutas – www.valedastrutas.com.br

Publicado no Aeroporto Jornal – junho/2017

São José dos Ausentes, go, the snow can come!

The city’s average annual temperature is 14ºC. The municipality is the highest and coldest in Rio Grande do Sul (1,179.65 meters above the sea). If the thermometer reads close to 0ºC and the humidity is very low, the probability of you encountering snow is high in São José dos Ausentes, according to Rogério Rezende, meteorologist from the 8th District of the National Institute of Meteorology.

Snow, by the way, is not such an unusual event in Brazil as it is imagined. Wikipedia reports that “in the year 2000, snow occurred in more than 70 municipalities spread across the three states of the southern region of Brazil.”
And, as the holiday season is approaching, São José dos Ausentes, 182 km from Porto Alegre, is a destination that can reserve this good surprise: the snow.

The city, together with Santa Catarina’s São Joaquim and Urepema, compete as the coldest in the country. And in São José dos Ausentes this fame is old.

The Guaraní Indians known as Tape lived in the region, and in 1727 the Jesuits arrived there and named the place Vacaria dos Pinhais. If you ask the city for the reason for its name, you will surely hear the story that there, due to the cold and very severe weather conditions, the place “frequently had its people absent” because they could not stay long “enjoying” the cold. This may be one of the origins of its name that placed São José as its patron saint, hence this municipality of 3,900 inhabitants living in São José dos Ausentes. Ah! whoever is born there is “ausentino”.
Heritage of the passage of the Jesuits through the region, are the stone mangeirões, walls built with stones placed on top of each other.

As the frosts in Absentees occur between May and September, during this period there may be snowfall. Last year, the municipality registered twelve frosts in a row and there was a record of snow on the 16th and 17th of July. Last year there was a blizzard, but it was in 2013 that the phenomenon was stronger, one in July (even in Curitiba it snowed…) and another in September.

But the ones who got along well with this cold were the franking cattle (with enormous guampas). The first animals of this type arrived in Brazil, via São Vicente (SP), in 1534 (it is the oldest in Brazil). In the former Vacaria dos Pinhais, cattle adapted well, but they were replaced by other more commercial breeds and today, in order not to become extinct, farms in the region are creating the breed so that extinction does not happen.

São José dos Ausentes is a quiet – and very cold – place where its 3,900 inhabitants receive tourists with affection. The landscapes are from movies, from soap operas like “O Prophet” and “Além do Tempo” that had sets there and also from various commercials.

While the snow does not arrive, get to know the trails of São José dos Ausentes, which have a special feature: they are on private properties (usually farms) opened by their owners to tourists so that they can discover the natural charms of the municipality.

Sebrae-RS supported the city and Trilhas da Fazenda – between Serras, Cânions and Rios are a route of six rural inns located on farms. In general, the trails are formed by linear paths, some of a circular shape. These are light to moderate walking paths and the length varies between 800 meters to 4.5 km, in each property. On the routes, tourists can contemplate amazing landscapes of the exuberant nature of São José dos Ausentes, with its fauna, flora, rivers and crystalline waterfalls. In some, you can see the famous canyons of Rio Grande do Sul and Santa Catarina, in Aparados da Serra.

Some of the trails are self-guided, that is, the tourist can easily find the indication of the way to go. But you must be careful: as the weather is unstable, the fog can drop from one moment to another, making the route difficult and putting the walk at risk. It is best to take the route with a guide.
Discover the projects that are part of the “Trails of the Farm”:

• Pousada Fazenda Monte Negro

The total route is 1.1 km, without difficulties, to walk among araucarias and listen to birds singing, such as the curicaca, a typical bird with a very high and peculiar song, symbol of the municipality. On the way there is a mineral water fountain and a gazebo. On this trail it is possible to reach the highest point in the state, the peak of Monte Negro. fazendamontenegro@gmail.com

• Cannyons Ecological Inn

It is 6 km, with moderate difficulty, to visit the Boa Vista Canyon, including the waterfall and the viewpoint of the Encerra and Realengo canyons.  pousadaecodoscannyons@hotmail.com

• Pousada Fazenda Potreirinhos

A 1.9 km journey with moderate difficulty in native forest to reach the farm’s lake and the viewpoint of the Maracajá and Rio Silveira hills and see the incredible unevenness of the Silveira and Divisa rivers. It is also possible to visit the family cemetery, from 1901. potreirinhos@hotmail.com

• Pousada Flor de Açucena

2.5 km of moderate hike to see the Apolônio stream waterfalls and the Campos de Cima da Serra lookout. reservas@flodeacucena.com.br

• Pousada Fazenda Morro da Cruzinha

1.5 km, with little difficulty, to enjoy the view of Cruzinha canyon and the highest point in the state, Pico Monte Negro. +55(49)99118-1901

• Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

A 1.1 km trail without problems to see the Cachoeirão dos Rodrigues, the Vovó Elvira waterfall and the Silveira River. pousadacachoeirao@gmail.com

While waiting for the snow (not that it’s not already cold) the best thing to do is eat to warm up. Absentine cuisine has a strong Portuguese influence, but also Italian and German. So, returning to your hometown and realizing that fastening your belt has become more difficult, it can be a problem when looking for the energy needed for so many possibilities of walking in calories.

In addition to the barbecue, the lamb (lamb) in the oven, enjoy entrevero (dish with a mixture of meats), pinhão risotto, pinhão paçoca and sweets de gila (a sweet of Portuguese/Azorean origin) and apple , sprinkle crackers, cheese buns.

Be sure to try artisanal Serrano cheese, a recipe that is over 150 years old. It is made with unpasteurized milk from beef cattle breeds fed on natural pastures, and from it comes a common delicacy in the region: the curd cake that the Ausentinos eat for breakfast and afternoon snacks.

To accompany, order a craft beer. Produced with crystal clear water from a deep well from the sources of the main rivers in the State, the recipe is exclusive to Pousada Vó Angelina. There’s Red Ale with roasted malt, Black Ipa, stronger, and a Kölsch, milder, to accompany light meals.

Did you feel like knowing? So, don’t forget: a lot of warm clothing in your luggage!

Attractions

Canion Boa Vista

You can only get to the canyon with 4×4 cars. It has vast fields on the edges, altitude of 1,250 meters and vertical walls up to 700 meters deep. It is in a private area and authorization is required to visit it. Inquire at the city’s tourist information office.

Canyon da Coxilha

It has three vertices and the shape of three throats. Walls of 800 meters in depth and is at 1330 meters of altitude. Only with 4×4 and the walk is hard. Authorization is also required.

Canyon da Encerra

It is the largest canyon in the city, 5 km long and the deepest (900 m). It is 40 km from the center. In one of the gaps in the canyon is the Amola Faca waterfall, 490 meters high, one of the largest in Brazil. To visit the site you need authorization and be accompanied by a guide.

Pico do Monte Negro Canyon

It is the highest point in Rio Grande do Sul at 1,403 meters and is 45 km from the city and can be reached by car. Excellent for taking pictures because from above you can see the crevices of the canyons.

Cachoeirão dos Rodrigues

One of the city’s postcards, is 33 km from the city, is 28 meters high, and is formed by a succession of large falls.

Rivers unlevel

The Divisa and Silveira rivers run side by side, but with a difference of 18 meters in height, separated by a mound. If it rains a lot, a lot, the Silveira spills into the Divisa, forming rapids. Getting there is easy from Pousada Fazenda Potreirinhos.

At the intersection to the city, on BR-285, there is the tourist information office, which is open from Monday to Friday from 8:00 am to 12:00 pm and from 1:00 pm to 6:00 pm, and on Saturdays and Sundays from 9:30 am to 12:00 pm and from 2:00 pm to 5:30 pm. The phone is +55(54)3234-1006.

Hotels

Toca da Onça Eco Mountain Hostel and Camping – +55(54)99705-5661
Hotel Cesa – _55(54)3234-1166
Hotel Morada das Glicínias – +55(54)3234-1118
Pousada Cachoeirão dos Rodrigues – +55(54)3039-9564
Cannyons Ecological Inn – +55(54)99942-2387
Pousada Encanto da Boa Vista – +55(54)99904-0695
Pousada Fazenda Aparados da Serra – +55(54)99614-0952
Pousada Fazenda Monte Negro – www.fazendamontenegro.com.br
Pousada Fazenda Potreirinhos – www.fazendapotreirinhos.com.br
Pousada Fazenda Morro da Cruzinha – +55(49)99118-1901
Pousada Flor de Açucena – www.flordeacucena.com.br
Tropeiros Inn and Restaurant – +5554)3883-1030
Pousada Vó Angelina – www.pousadavoangelina.com.br
Site Vale das Trutas – www.valedastrutas.com.br

São José dos Ausentes, ¡ve y niega que pueda llegar!

La temperatura media anual de la ciudad es de 14ºC. El municipio es el más alto y frío de Rio Grande do Sul (1.179,65 metros sobre el nivel del mar). Si el termómetro marca cerca de 0ºC y la humedad es muy baja, la probabilidad de encontrar nieve es alta en São José dos Ausentes, según Rogério Rezende, meteorólogo del Distrito 8 del Instituto Nacional de Meteorología.

La nieve, por cierto, no es un evento tan inusual en Brasil como se imagina. Wikipedia informa que “en el año 2000, la nieve se produjo en más de 70 municipios repartidos por los tres estados de la región sur de Brasil”.
Y, a medida que se acerca la temporada navideña, São José dos Ausentes, a 182 km de Porto Alegre, es un destino que puede reservarse esta buena sorpresa: la nieve.

La ciudad, junto con São Joaquim y Urepema de Santa Catarina, compiten como las más frías del país. Y en São José dos Ausentes esta fama es antigua.

Los indios guaraníes conocidos como Tape vivían en la región, y en 1727 llegaron los jesuitas y nombraron el lugar Vacaria dos Pinhais. Se você perguntar na cidade a razão do seu nome, com certeza vai ouvir a história de que ali, por ser o frio e as condições climáticas muito severas, o local “tinha frequentemente seu povo ausente” porque não conseguiam ficar muito tempo “curtindo” el frio. Este puede ser uno de los orígenes de su nombre que colocó a São José como su santo patrón, de ahí este municipio de 3.900 habitantes que vive en São José dos Ausentes. ¡Ah! quien nazca ahí es “ausentino”.

Patrimonio del paso de los jesuitas por la región, son los mangeirões de piedra, muros construidos con piedras colocadas una encima de la otra.

Como las heladas en Ausentes ocurren entre mayo y septiembre, durante este período puede haber nevadas. El año pasado, el municipio registró doce heladas seguidas y hubo récord de nieve los días 16 y 17 de julio. El año pasado hubo una nevada, pero fue en 2013 cuando el fenómeno fue más fuerte, una en julio (incluso en Curitiba nevó …) y otra en septiembre.

Pero los que se llevaron bien con este frío fueron los reses de franqueo (con guampas enormes). Los primeros animales de este tipo llegaron a Brasil, vía São Vicente (SP), en 1534 (es el más antiguo de Brasil). En la antigua Vacaria dos Pinhais, el ganado se adaptó bien, pero fue reemplazado por otras razas más comerciales y hoy, para no extinguirse, las granjas de la región están creando la raza para que no se produzca la extinción.

São José dos Ausentes es un lugar tranquilo y muy frío donde sus 3.900 habitantes reciben con cariño a los turistas. Los paisajes son de películas, de telenovelas como “O Prophet” y “Além do Tempo” que tenían decorados allí y también de varios comerciales.

Mientras no llegue la nieve, conozca los senderos de São José dos Ausentes, que tienen una particularidad: se encuentran en propiedades privadas (generalmente fincas) abiertas por sus dueños a los turistas para que descubran los encantos naturales del municipio. 

Sebrae-RS apoyó a la ciudad y Trilhas da Fazenda – entre Serras, Cânions y Rios hay una ruta de seis posadas rurales ubicadas en granjas. En general, los senderos están formados por caminos lineales, algunos de forma circular. Son senderos ligeros a moderados y la longitud varía entre 800 metros y 4,5 km, en cada propiedad. En las rutas, los turistas pueden contemplar paisajes asombrosos de la exuberante naturaleza de São José dos Ausentes, con su fauna, flora, ríos y cascadas cristalinas. En algunos, se pueden ver los famosos cañones de Rio Grande do Sul y Santa Catarina, en Aparados da Serra.

Algunos de los senderos son autoguiados, es decir, los turistas pueden encontrar fácilmente direcciones para el camino a seguir. Pero hay que tener cuidado: como el clima es inestable, la niebla puede caer de un momento a otro, dificultando el recorrido y poniendo en riesgo la caminata. Lo mejor es tomar la ruta con un guía.
Descubre los proyectos que forman parte de los “Senderos de la Granja”:

Pousada Fazenda Monte Negro

El recorrido total es de 1,1 km, sin dificultades, para caminar entre araucarias y escuchar el canto de los pájaros, como la curicaca, ave típica con un canto muy alto y peculiar, símbolo del municipio. En el camino hay una fuente de agua mineral y un mirador. En este sendero es posible llegar al punto más alto del estado, el pico de Monte Negro. fazendamontenegro@gmail.com

Posada ecológica Cannyons

Son 6 km, con dificultad moderada, para visitar el Cañón de Boa Vista, incluida la cascada y el mirador de los cañones Encerra y Realengo. pousadaecodoscannyons@hotmail.com

• Pousada Fazenda Potreirinhos

Un recorrido de 1,9 km con dificultad moderada en bosque nativo para llegar al lago de la finca y al mirador de los cerros Maracajá y Río Silveira y ver el increíble desnivel de los ríos Silveira y Divisa. También es posible visitar el cementerio familiar, de 1901. potreirinhos@hotmail.com

Pousada Flor de Açucena

2,5 km de caminata moderada para ver las cascadas del arroyo Apolônio y el mirador Campos de Cima da Serra. reservas@flodeacucena.com.br

• Pousada Fazenda Morro da Cruzinha

1,5 km, con poca dificultad, para disfrutar de la vista del cañón de Cruzinha y el punto más alto del estado, Pico Monte Negro. +55(49)99118-1901

• Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

Un sendero de 1,1 km sin problemas para ver el Cachoeirão dos Rodrigues, la cascada Vovó Elvira y el río Silveira. pousadacachoeirao@gmail.com

Mientras esperas la nieve (no es que no esté ya fría) lo mejor que puedes hacer es comer para calentar. La cocina ausente tiene una fuerte influencia portuguesa, pero también italiana y alemana. Entonces, regresar a su ciudad natal y darse cuenta de que abrocharse el cinturón se ha vuelto más difícil, puede ser un problema a la hora de buscar la energía necesaria para tantas posibilidades de caminar en calorías.

Además de la barbacoa, el cordero (cordero) al horno, disfrute de entrevero (plato con una mezcla de carnes), pinhão risotto, pinhão paçoca y dulces de gila (un dulce de origen portugués / azoriano) y manzana, espolvorear galletas, bollos de queso.

No dejes de probar el queso serrano artesanal, una receta que tiene más de 150 años. Se elabora con leche no pasteurizada de razas bovinas de carne alimentadas con pastos naturales y de ella surge un manjar común en la región: el bizcocho de cuajada que los Ausentinos comen en el desayuno y merienda.

Para acompañar, pide una cerveza artesanal. Elaborado con agua cristalina de un pozo profundo de las fuentes de los principales ríos del Estado, la receta es exclusiva de Pousada Vó Angelina. Hay Red Ale con malta tostada, Black Ipa, más fuerte, y Kölsch, más suave, para acompañar comidas ligeras.

¿Te sentiste con ganas de saber? Entonces, no olvides: ¡mucha ropa de abrigo en tu equipaje!

Atracciones

Canion de Boa Vista

Solo se puede llegar al cañón con vehículos 4×4. Posee extensos campos en los bordes, altitud de 1.250 metros y paredes verticales de hasta 700 metros de profundidad. Se encuentra en un área privada y se requiere autorización para visitarlo. Pregunte en la oficina de información turística de la ciudad.

Canion da Coxilha

Tiene tres vértices y la forma de tres gargantas. Muros de 800 metros de profundidad y se encuentra a 1330 metros de altitud. Solo con 4×4 y la caminata es dura. También se requiere autorización.

Canion da Encerra

Es el cañón más grande de la ciudad, 5 km de largo y el más profundo (900 m). Se encuentra a 40 km del centro. En una de las lagunas del cañón se encuentra la cascada Amola Faca, de 490 metros de altura, una de las más grandes de Brasil. Para visitar el sitio se necesita autorización y estar acompañado de un guía.

Canion Pico do Monte Negro

Es el punto más alto de Rio Grande do Sul a 1.403 metros y está a 45 km de la ciudad y se puede llegar en coche. Excelente para tomar fotografías porque desde arriba se pueden ver las grietas de los cañones.

Cachoeirão dos Rodrigues

Una de las postales de la ciudad, se encuentra a 33 km de la ciudad, tiene 28 metros de altura, y está formada por una sucesión de grandes saltos.

Ríos sin nivel

Los ríos Divisa y Silveira corren uno al lado del otro, pero con un desnivel de 18 metros, separados por un montículo. Si llueve mucho, mucho, el Silveira se derrama en el Divisa formando rápidos. Llegar es fácil desde la Pousada Fazenda Potreirinhos.

En el cruce con la ciudad, en la BR-285, se encuentra la oficina de información turística, que está abierta de lunes a viernes de 8:00 a.m. a 12:00 p.m. y de 1:00 p.m. a 6:00 p.m., y en adelante. Sábados y domingos de 9: 30h a 12: 00h y de 14: 00h a 17: 30h. El teléfono es +55(54) 3234-1006.

Hoteles

Toca da Onça Eco Mountain Hostel y Camping – +55(54) 99705-5661
Hotel Cesa – +55(54) 3234-1166
Hotel Morada das Glicínias – +55(54) 3234-1118
Pousada Cachoeirão dos Rodrigues – +55(54) 3039-9564
Posada Ecológica Cannyons – +55(54) 99942-2387
Pousada Encanto da Boa Vista -+55 (54) 99904-0695
Pousada Fazenda Aparados da Serra – +55(54) 99614-0952
Pousada Fazenda Monte Negro – www.fazendamontenegro.com.br
Pousada Fazenda Potreirinhos – www.fazendapotreirinhos.com.br
Pousada Fazenda Morro da Cruzinha – +55(49) 99118-1901
Pousada Flor de Açucena – www.flordeacucena.com.br
Posada y restaurante Tropeiros – +55(54) 3883-1030
Pousada Vó Angelina – www.pousadavoangelina.com.br
Sitio Vale das Trutas – www.valedastrutas.com.br

 

Comentários

Leave A Comment