Ele é o segundo maior Rio da América do Sul (4.880 km), ficando atrás apenas do Rio Amazonas (6,4 mil km), e é uma das principais vias de integração do Mercosul. Se você pensou no Rio Paraná, acertou! Para quem não conhece, o afluente também é um importante atrativo turístico para o Estado, sendo responsável pela formação de praias de água doce e possibilitando passeios de barco, observação da fauna e da flora e realização de trilhas.

Para começar a nossa viagem, chegamos ao município de Icaraíma, na Costa Noroeste do Paraná. Com outros 35 municípios, a região é um dos mais importantes destinos turísticos do Estado de acordo com a Paraná Turismo, se destacando pela prática do turismo sustentável.

Outro case de sucesso é o município de Porto Rico. O destino é bastante conhecido pelas praias, parques, resorts e pelas atividades praticadas em meio ao Rio Paraná. Entre os passeios que podem ser realizados estão a visita às praias de Santa Rosa, que possui água doce e transparente, areia fina, sol e beleza natural; e a da Carioca, que é ideal para quem busca um local mais reservado.

TURISMO: No Noroeste do Paraná, conheça a Praia do Meião

Subindo um pouco mais o Rio, no município de São Pedro do Paraná, o afluente oferta uma bela paisagem e águas cristalinas. No distrito de Porto São José é possível realizar um passeio de barco que é de tirar o fôlego, diante de tanta beleza. No trajeto, o turista pode pescar ou mergulhar no Fundão; ou ainda visitar a área onde foram afundados navios do Exército Brasileiro durante a Revolta dos Tenentistas. O visitante ainda pode passear pelas diversas praias deslumbrantes e curtir as maravilhas formadas pelo rio Paraná e seu arquipélago. Não tem erro!

Na cidade de Foz do Iguaçu, famosa por suas Cataratas, o Rio Paraná é o responsável por abastecer o reservatório de Itaipu Binacional e junto ao Rio Iguaçu forma a tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Além disso, a região é conhecida também por ser local da Guerra do Paraguai, quando as tropas brasileiras e argentinas derrotaram o exército paraguaio. O Rio também é reconhecido por marcar o cenário de tradicionais pontes, como a da Amizade, que une o Brasil ao Paraguai, e a da Fraternidade, que liga o nosso país aos Hermanos.

Praia de água doce em Porto Rico, Paraná. Foto: ARI Dias/AEN

Ainda em Foz, o turista pode praticar a pesca esportiva. Segundo a Prefeitura no roteiro, estão incluídos todos os equipamentos necessários para realização das atividades: barco, piloto/guia, varas, molinetes, iscas e anzóis. A variedade de peixes é grande, destacando-se o dourado, bagre, pacu, piapara, surubi e tucunaré.

E já pensou em fazer uma trilha de longo curso aquática? Pois no Rio Paraná é possível. A Trilha Rota dos Pioneiros possui extensão de 381 km que cortam os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e está inserida no RedeTrilhas, iniciativa do governo federal em prol do turismo em áreas naturais. A previsão é de que o percurso possa ser concluído em 20 pernoites, por meio da canoagem, caminhada ou bike. O atrativo foi pensado de forma a oferecer a melhor experiência ao aventureiro e passa pelos trechos mais seguros, com menor movimento de embarcações, por pontos de apoio e por parques, praias, canais estreitos, paredões de arenito etc.

O turismo náutico

Turismo náutico é uma atividade caracterizada pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8,5 mil km de Litoral, 35 mil km de rios e canais navegáveis e mais 9.260 km de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Victor Maciel, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment