Tags:

Nesses tempos de ficar em casa por causa do Covid-19, quando o isolamento e distanciamento social é uma das melhores maneiras de combater a pandemia, a Uniworld Boutique River Cruise Collection, linha de cruzeiros fluviais de luxo do mercado e que integra o grupo The Travel Corporation (TTC), apresenta uma seleção especial de receitas que traduzem sua requintada proposta culinária.

“Queremos divulgar a alta gastronomia servida nos navios-boutique da Uniworld e nos hotéis que integram a coleção da Red Carnation Hotels, que são duas das várias empresas que compõem o conglomerado TTC. Para isso, estamos compartilhando receitas selecionadas do livro ‘A Life In Food’, de Bea Tollman, que é proprietária da TTC, CEO e fundadora da The Red Carnation”, diz a diretora comercial da Uniworld no Brasil, Beatriz Camargo.

São cinco receitas, sendo que três foram desenvolvidas por Bea. A primeira, por sinal, conta com um ingrediente bem tropical. Trata-se de um bolo criado por ela com castanhas brasileiras, que é servido no hotel Bushmans Kloof (África do Sul) que faz parte da rede de hotéis de luxo Red Carnation.

Vale observar que cada receita selecionada é acompanhada de um comentário pessoal de Bea ou do chef que a criou:

Bolo de Castanhas Brasileiras

“Ao longo dos anos experimentei muitos bolos de frutas. Este (foto), em particular, me parece que, além de ser o mais bonito, possui uma combinação maravilhosa de sabores e texturas. Uma amiga me passou esta receita há muitos anos e eu sempre achei que era um lindo presente para eventos festivos. Depois de o servirmos em safáris na Reserva de Sohebele, no começo dos anos 70, passamos a servi-lo em Bushmans Kloff também. É uma receita eterna”, diz Bea Tollman.

Serve 8 pessoas

Ingredientes

500g de castanha-do-pará

500g de tâmaras

150g de cerejas adocicadas

150g de farinha de trigo

½ colher de chá de sal

1 colher de chá de extrato de baunilha

3 ovos

150g de açúcar

½ colher de chá de fermento em pó

Forma de assar de 24 x 6 x 1cm

Preparo

Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo e misture-a com as castanhas, tâmaras e cerejas. Bata os ovos até formar uma espuma fofa. Adicione a baunilha na mistura de frutas e castanha. Unte e cubra a forma com papel manteiga e jogue a massa espalhando-a uniformemente. Asse em forno baixo (aproximadamente 170 º) por 1h30. Retire a forma do forno, deixe esfriar, retire as bordas com uma faca afiada e remova o bolo.

Frango Empanado com Gergelim

“Essa receita deliciosa é mais delicada do que parece. Seu maior desafio é manter a crosta de gergelim crocante. Combinada com tomates fatiados, regados com azeite de oliva e vinagre de vinho branco, ou ainda com uma salada fresca de repolho, é uma ótima opção para o verão”, fala Tollman.

Serve 6 pessoas

Ingredientes

1 ovo

200 ml de leite evaporado

1,5 kg de frango cortado em 8 pedaços, mais asas e coxas

1 xícara de chá (750 ml) de óleo

1 xícara de chá (250 g) de manteiga

Crosta de gergelim

10 colheres de sopa (150 g) de semente de gergelim torrada

2 xícaras de chá (250 g) de farinha de trigo

1 colher de chá (5 g) de tempero “Poultry” – mistura de tempero para aves (tomilho seco, alecrim seco, sálvia seca, manjerona seca, noz-moscada e pimenta do reino)

2 colheres de chá (10 g) de alho em pó

1 colher de chá (5 g) de gengibre em pó

4 colheres de chá (20 g) de páprica

2 colheres de chá (10 g) de sal

Pimenta do reino em pó a gosto

Leite evaporado

Misture 100g de leite em pó instantâneo com 240 ml de água morna até ficar homogêneo em temperatura aproximada de 45° graus.

Preparo

1 Misture os ingredientes secos da crosta de gergelim para fazer uma mistura fina

2 Bata o ovo com o leite evaporado

3 Mergulhe os pedaços de frango no líquido preparado no item 2. Após retirar o excesso, passe na crosta de gergelim, cobrindo todo o frango

4 Em uma frigideira funda, aqueça o óleo e a manteiga. Quando atingir a temperatura média-alta, comece a fritar de forma que o óleo cubra metade dos pedaços de frango. Comece com as coxas e sobrecoxas, já que levam mais tempo para fritar. Tente virar cada pedaço apenas uma vez, já que a crosta de gergelim é muito delicada. Frite ambos os lados até dourar

Salada de Cogumelos Camboja Khmer

“Feliz por compartilhar o meu prato favorito do Camboja, que servimos enquanto navegamos pelo Rio Mekong”, revela Gerard Van Helvoort.

Serve 6 pessoas

Ingredientes

½ cm de raiz de gengibre cozida em água com folhas de capim-limão e folhas de limão kaffir (geralmente encontradas congeladas em restaurantes de comida asiática)

500 g de cogumelos sortidos (shitake, champignon, enoki, flórida, “orelha-de-madeira”)

1 colher de sopa (15 ml) de vinagre de arroz

1 colher de sopa (15 ml) de óleo de gergelim

1 pimenta vermelha fresca

Pepino ralado, manga (verde) ou cenoura ralada

4 colheres de sopa (60 ml) de molho de soja

1 dente de alho triturado

1 colher de chá (5 g) de açúcar cristal

1 /2 colher de chá (2 g) de sal

1 cebolinha picada

1 colher de chá (5 g) de semente de gergelim torrada

Alface picada

Preparo

Ferva a raiz de gengibre até que o sabor do gengibre apareça. Adicione os cogumelos deixando-os cozinhar rapidamente. Esfrie a mistura e marine com o vinagre de arroz, óleo de gergelim e a pimenta vermelha. Feito isso, misture as cenouras e os pepinos e marine com o molho de soja e o alho picado. Adicione açúcar e sal a gosto. Deixe a salada descansar por 1 hora antes de servir e, na sequência, a coloque em cima de uma camada de folhas de alface americana crocante. No topo, coloque os cogumelos marinados. Finalize com cebolinha verde e semente de gergelim torrada

Apple Strudell Austríaco

“A história do strudel remonta a milhares de anos, quando era uma opção fácil de ser preparada pela população pobre. No entanto, foi a massa turca baklava, introduzida na Aústria em 1453, que lançou a base para o strudel na forma que conhecemos e amamos atualmente. A primeira sobremesa de strudel foi a Wiener Apfelstrudel (folhado de maçã vienense). Ao longo dos anos, outros strudels com recheios diferentes foram criados”, diz Delio Garavito Vargas.

Serve 4 pessoas

Ingredientes

Massa

4 xícaras (600 g) de farinha de trigo peneirada

1 ¼ xícara (300 g) água

4 colheres de sopa (60 ml) de óleo vegetal

1 ou 2 ovos (80 g)

Pitada de sal

Recheio

5 a 6 maçãs

1 xícara de farinha de rosca branca passada na manteiga

1 xícara de nozes picadas (nozes comuns ou pecans)

¾ xícara de açúcar

¼ colher de chá de canela em pó

2 colheres de suco de limão

1 /2 xícara de uva passa

4 colheres de chá de rum

Preparo

Massa

Misture todos os ingredientes até formar uma massa que não grude na mão e a deixe descansar por 1 hora

Recheio

Pré-aqueça o forno a 220°C. Pique as maçãs e misture com todos os ingredientes do recheio. Abra a massa com um rolo até ficar bem fina. Depois de esticada, adicione o recheio e enrole no formato de um rocambole. Pincele a parte superior com manteiga derretida e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse o strudel por, aproximadamente, 45 minutos. Após retirar do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva quente com creme de baunilha.

Cheesecake da Bea

“Passei um bom tempo testando esta receita para garantir um sabor perfeito e uma textura suave. Esse é o resultado de uma fusão entre modos de preparo diferentes, que foram aprimorados ao longo dos anos para obter uma consistência precisa e deliciosa. Foi um trabalho de amor até acertar a receita. Eu, realmente, amo um bom cheesecake”, conta Bea Tollman.

Serve 12 pessoas

Ingredientes

1,35 kg de cream cheese batido

1 ½ xícara (350 g) de açúcar refinado

6 ovos (temperatura ambiente)

1 fava de baunilha cortada e com as sementes retiradas

1 colher de sopa (15 ml) de extrato natural de baunilha

1 pitada de sal

2 xícaras (450 ml) de creme de leite

Cobertura

2 xícaras (450 ml) de creme de leite

1/4 xícara (50 g) de açúcar refinado

Base crocante

1 ¼ xícaras (250 g) de farofa de biscoito tipo Graham Craker ou biscoito de maisena

2/3 de xícara (130 g) de açúcar refinado

170 g de manteiga derretida

3/4 colher de chá (2 g) de canela em pó (opcional)

Preparo

Para preparar a base crocante, misture o farelo de biscoitos, açúcar, manteiga derretida e canela até ficar homogêneo. Pressione a mistura em uma forma de fundo removível de 20 cm, garantindo uma camada fina e consistente. Asse por 7 minutos a 190 °C. Deixe esfriar e depois refrigere por 1 hora. Bata o cream cheese com metade do açúcar. Adicione as gemas, as favas e as sementes de baunilha, o extrato de baunilha, o sal e o creme de leite e bata novamente. Reserve. Bata as claras com o restante do açúcar e adicione na mistura de queijo. Despeje delicadamente a mistura na forma em que está a crosta. Cubra o fundo da forma com papel alumínio e coloque em banho-maria. Asse no forno por 1 hora a 180° C, desligue e deixe descansar no próprio forno por mais 1 hora. Remova, deixe esfriar e leve para a geladeira por 12 horas. Para a cobertura, adicione uma bola de chantilly com uma folha fresca de hortelã.

Comentários

Leave A Comment