AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.4 min

PUBLICADO EM

09/10/2020

Esta é uma receita clássica escocesa: cranachan significa “agitar” em gaélico. Era servida para celebrar a colheita durante a temporada de framboesa, em junho. Hoje em dia o Cranachan é a sobremesa principal para ocasiões especiais em toda a Escócia.

Ingredientes

2-3 colheres de sopa de aveia em flocos

350 ml (1 ½ copo) de creme de leite fresco

300 g (2 2/5 copos) de framboesa

3 colheres de sopa de whisky (de preferência, escocês!)

3 colheres de sopa de mel

Açúcar (se necessário)

Modo de preparo

Espalhe a aveia em uma assadeira, coberta com papel manteiga e deixe no forno até que comece a dourar. Se preferir, você pode tostar a aveia em uma frigideira.

Separe uma parte das framboesas. Com a outra parte, faça um purê de framboesa passando-as por uma peneira, ou amassando com o garfo, até criar um purê grosso. Não tem problema se ficarem alguns pedaços maiores. Deixe o purê separado.

Em uma tigela, misture o creme de leite fresco, o whisky e o mel. Mexa bem. Adicione a aveia tostada e continue a mexer, até formar uma mistura cremosa.

Pegue quatro taças e monte a sobremesa em camadas, alternando uma camada do purê de framboesa com uma camada do creme. Polvilhe um pouco da aveia no topo para finalizar. Leve à geladeira por alguns instantes antes de servir.

Esta receita de cranachan serve 4 pessoas

Dica

Na Escócia, é comum a sobremesa ser servida sem montar, ou seja, o creme e o purê prontos são colocados na mesa e cada convidado se serve, montando suas próprias camadas. O mel também é colocado na mesa, para que as pessoas adocem mais à gosto.

Fonte: VisitBritain

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS