A Pousada Porto Imperial, em Paraty, retomou as atividades. Localizada nas proximidades da Praça da Matriz, oferece 43 apartamentos equipados com ar-condicionado, tv a cabo, minibar, cofre e camas americanas. Peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa história, artes, música ou literatura. 

Para proteger hóspedes e funcionários, a pousada adotou os principais protocolos de higiene e segurança sanitários, como o uso permanente de máscaras nas áreas comuns e oferta de álcool gel 70% nas áreas comuns e acomodações.

Datado de 1804, o casarão que abriga a Pousada Porto Imperial foi um entreposto comercial, destacando-se por estar às margens do rio Perequê-açu, ponto onde as embarcações atracavam para o embarque e desembarque de mercadorias em Paraty.  Foi neste espaço que abriu o primeiro teatro da cidade, recebendo inclusive um baile em homenagem à Independência do Brasil. A Pousada Porto Imperial está em atividade no local desde 1978.

O jardim temático da Pousada, o primeiro da cidade, também é destaque. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de setenta espécies identificadas se espalham pelo jardim tropical.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Paraty

A pequena e bela Paraty (colonizada a partir de 1530), com inúmeras praias e ilhas, foi redescoberta apenas nos anos de 1970, se firmando como destino turístico de brasileiros e estrangeiros.

O tempo de isolamento se revelou vantajoso na sua preservação: até hoje estão intactos, e perfeitamente conservados, os casarões coloniais, as igrejas dos séculos 18 e 19, e as ruas, de pé-de-moleque, calçadas pelos escravos.

Tanto que o Centro Histórico é considerado pela Unesco “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” e toda esta área é cercada por
correntes que impedem o acesso de carros.

O centro da cidade é mesmo para ser conhecido a pé. Com calma e atenção, aos seus muitos encantos e ao antigo piso de pedras, que é irregular e escorregadio. Leia a matéria completa clicando aqui.

Comentários

Leave A Comment