AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.7 min

PUBLICADO EM

05/11/2015

O Peru oferece mais de 3 mil variedades de batatas, 400 espécies de peixes, 50 tipos de milho e outras iguarias. Tudo isso enriquece a gastronomia e permitem a criação dos pratos típicos. De norte ao sul, cada região do país oferece suas especialidades culinárias que encantam o paladar dos turistas.

Localizado no norte, em Piura é encontrado o melhor ceviche norteño. A acidez do limão da região e o peixe fresco deixam o prato com um sabor singular. O Seco de cabrito, preparado com pimenta, vai muito bem acompanhado de arroz e mandioca.

Na região central do Peru, além de Lima, a capital que oferece uma grande e requintada gastronomia, a região de Junín é conhecida por sua histórica papa a la huancaína. São batatas cozidas, banhadas ao molho de queijo e pimenta e regadas com leite e azeite, o sabor fica irresistível.

Referência

Quando se chega ao sul, as opções gastronômicas aumentam ainda mais.

Nas redondezas de Puno, onde estão concentradas grandes populações de alpacas, o animal virou uma apreciada iguaria. As costillas de alpaca são costelas acompanhadas de um risoto de quinoa muito saboroso.

É por isso que, atualmente, a gastronomia peruana é a grande referência no setor mundial.

A conquista, pela terceira vez consecutiva, do prêmio Melhor Destino Culinário do Mundo pelo World Travel Awards (WTA) destaca ainda mais o país entre os principais destinos dos turistas que gostam de combinar viagens com apreciação gastronômica.

O país tem 2 restaurantes na lista The World´s 50 Best Restaurants e outros 8 na versão da América Latina. O festival Mistura e o Perú Mucho Gusto são eventos que acontecem anualmente e reúnem a culinária do Peru que encanta turistas de todas as partes.

Conheça algumas receitas dos pratos mais provados da gastronomia peruana no www.peru.travel/pt-br/o-que-fazer/peru-atual/gastronomia.aspx

Publicado no Aeroporto Jornal – novembro/2015

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS