AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.1 min

PUBLICADO EM

05/11/2015

Desde 2010 é oficial: o prato típico do churrasco em Ponta Grossa, cidade nos Campos Gerais paranaense, é o Alcatra no Espeto, conhecido como Churrasco Pontagrossense.

Na churrascaria Expedicionário do Cogo você se delicia com uma alcatra que serve, tranquilamente, três pessoas. Ela chega à mesa num espeto de três pontas que é fincado numa base de pedra criada especialmente para este prato.

A lei do churrasco em Ponta Grossa também define quais são os acompanhamentos deste prato típico.

São: arroz branco, feijão preto cozido ou salada de feijão, salada de tomate, cebola roxa em conserva, salada de maionese, salada de folhas verdes. E mais polenta frita cortada em cubos, farinha de mandioca torrada ou branca e mini pão francês.

Assada em fogo a lenha, a alcatra não é temperada no sal grosso. E não adianta perguntar o tempero, você não vai arrancá-lo do garçom. O que você pode perguntar é como cortar a carne. À sua frente você tem numa mesma peça parte da picanha, da alcatra, do mignon e da maminha. Para quem gosta de carne, uma bela experiência. Aberto de segunda a domingo no almoço e jantar na R. Ernesto Vilela, 128.

Publicado no Aeroporto Jornal – novembro/2015

Foto: Danny Gallegos/ Unsplash

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS