“Viking é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos da Dinamarca, Noruega e Suécia) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII e até ao início do século XI” explica a Wikipedia, que segue informando: “Os vikings usavam dracares para viajar do Próximo Oriente, como Constantinopla e o rio Volga, na Rússia, até o Extremo Ocidente, como a Islândia, Groenlândia e Terra Nova, e até o Sul de Alandalus. Este período de expansão viking – conhecidos como a ‘era viking’ – constitui uma parte importante da história medieval da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e do resto da Europa em geral”.

E se a pesquisa sobre esse povo originário da Escandinávia perguntar no Google se eles vieram ao Brasil? Numa das respostas, o site SoCientifica diz que os vikings chegaram ao Brasil mais de 400 anos antes que Pedro Álvares Cabral. E foram mais longe: foram até terras onde atualmente é o Paraguai.

Assim, não é de se impressionar que ainda hoje as sagas nórdicas despertem interesse.

Na Noruega aqueles que querem entender e vivenciar a cultura viking, tem atrações, que transportam os visitantes para outras eras, como:

Museu Viking de Loftor

O Museu Viking de Loftor é um dos mais interativos da Noruega.

Museu Viking de Loftor. Foto: Facebook

O local realmente transporta o visitante para a era viking com experiências que incluem passeio em navio viking, degustação da gastronomia tradicional, oficina de produção de utensílios de ferro e reproduções teatrais da vida e dos costumes da época.

Fazenda e Centro Histórico Viking de Avaldsnes

Localizado ao Sul da Noruega está o vilarejo de Avaldsnes, que abriga um grande centro de cultura viking, uma Fazenda e Centro Histórico. Por lá, é possível encontrar uma fazenda que recria o estilo de vida da época, que está aberta aos turistas durante o verão, com construções, vestimentas e utensílios típicos.

Fazenda e Centro Histórico Viking de Avaldsnes. Foto: Facebook

Existe também um centro histórico interativo que mostra a importância da região de Avaldsnes, de onde muitos reis vikings exerceram o seu reinado.

TURISMO: Conheça o fora do comum na Noruega

Centro Cultural de Stiklestad

Stiklestad foi o campo de batalha onde Rei Olavo (também conhecido como Santo Olavo)  foi derrotado no ano de 1030, por isso carrega uma importância histórica muito grande.

Centro Cultural de Stiklestad. Foto: Facebook

No local foi instalado o Centro Cultural de Stiklestad que reencena a batalha e promove festivais, exibições e visitas guiadas, ideais para toda a família.

Museu da Era Viking

Em 2026 o que era o Museu do Barco Viking (Vikingskipshuset em norueguês), inaugurado em 1926, localizado na península de Bygdoy, a 10 minutos do centro de Oslo, vai reabrir como Museu da Era Viking. A reforma foi necessária para melhorar a preservação de artefatos históricos e originais da vida dos antigos vikings.

Futuro Museu da Era Viking.

Quando o público tiver acesso ao novo Museu poderá ver joias, vestimentas, ferramentas e utensílios, além de dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

Com apoio da GVA

Comentários

Leave A Comment