Machu Picchu tem restrições para visitação. Hoje, 29 de setembro, o governo do Peru anunciou que fechará temporariamente para visitas turísticas três áreas da cidadela Inca de Machu Picchu, em Cusco, devido ao desgaste de seus elementos em pedra, informou o Ministério de Cultura.

Em nota, a diretora do Ministério, Maritza Rosa Candia, indicou que o elevado número de pedestres provoca a deterioração dos elementos líticos de três setores emblemáticos da cidadela: o Templo do Condor, o Intihuatana – peça esculpida em pedra considerada sagrada pelos Incas – e o Templo do Sol, sendo necessário seu fechamento para manutenção.

Segundo o Ministério, chegam diariamente entre 3,6 mil e 3,8 mil turistas locais e estrangeiros ao local.

O complexo arqueológico, localizado a 2.438 metros acima do nível do mar, foi construído no século 15 e é considerado uma obra-prima da arquitetura e da engenharia. Chamada de “Cidade Perdida dos Incas”, Machu Picchu foi tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade em 1981.

TURISMO: A gastronomia no Peru

Segundo a Wikipédia, Machu Picchu “foi construída por volta de 1420 sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas”.

Ansa

Comentários

Leave A Comment