JÁ PERDI A CONTA DE QUANTAS VEZES OUVI ESSE COMENTÁRIO: “ISSO DE FAZER CONSULTORIA DE IMAGEM NÃO É PRA MIM!”. Algumas pessoas acham que é privilégio de pessoas famosas, outras que é muito caro. Há ainda quem pense que é futilidade. Será?

Mas afinal, do que se trata um processo de gestão de imagem pessoal? Quem precisa desse trabalho? Quanto se paga por ele?

Fazer a gestão da imagem é antes de tudo um processo de autoconhecimento, que tem como principal objetivo, trazer à tona uma aparência autêntica que expresse a sua essência por meio da forma de se vestir e se comportar, de modo alinhado com os seus objetivos pessoais e profissionais. Sabe em que esse processo resulta? Segurança e autoestima elevada, o que vamos combinar, não tem nada a ver com futilidade, certo?

Importante saber, porém, que ao falar de imagem vamos além da aparência. Há um conjunto de elementos que influenciam na percepção da imagem formada sobre uma pessoa, que podem gerar sensações positivas ou negativas, influenciando a forma como um interlocutor decidirá se comportar e se comunicar em relação ao outro. Estamos falando, também, de linguagem corporal, expressões faciais, comportamento e postura, paralinguagem, uso do espaço e do tempo, odores.

Dessa forma, quando optamos por fazer essa gestão, por meio da contratação de um profissional especialista em consultoria de imagem tomamos para nós as rédeas, escolhemos gerenciar a mensagem que contamos para as pessoas sem nem mesmo precisar falar.

Não existe roupa neutra, comportamento neutro ou um rosto que não expresse emoções. Tudo desperta sensações e, por isso, cabe a cada um de nós escolher quais sensações queremos despertar e estar cientes das suas consequências.

Quando nos conscientizamos sobre o assunto, fica fácil perceber que não se trata de algo restrito a celebridades. Todos podem se beneficiar de um adequado gerenciamento de sua imagem, seja para contribuir para alcançar os seus objetivos profissionais, quanto para melhorar sua autoestima e provar a deliciosa sensação de liberdade para fazer suas escolhas com autonomia e segurança.

Falando de uma maneira prática, a consultoria normalmente envolve etapas:  análise de estilo (mensagens), análise de tipo físico, coloração pessoal, revitalização do guarda-roupa, personal shopper, montagem de looks e visagismo. Sendo que essas etapas podem ser contratadas em separado, de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Atualmente, é grande a oferta de consultores de imagem no mercado. São profissionais de todos os níveis e formações, com mais ou menos tempo de experiência em consultoria, com diferentes focos e que se aprofundam de formas distintas durante o trabalho. Considerando essas diferenças, o valor de um processo completo pode variar muito, mas geralmente fica entre R$ 2 e R$ 5 mil no mercado de Curitiba; entre R$ 3 mil e R$ 8 mil em São Paulo.

Se você se interessou, minha dica é que antes de contratar um profissional, além de comparar preços e os aspectos por trás deles, é interessante observar se o estilo de trabalho está alinhado com os seus objetivos e sentir, num contato mais próximo, se desperta segurança e se você se sente à vontade, já que todo o atendimento envolve questões importantes e muito pessoais.

Karla Giacomet, consultora de Imagem

Publicado na Now Boarding – fevereiro/2020

Imagem: DarkmoonArt_de/Pixabay

Comentários

Leave A Comment