AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.5 min

PUBLICADO EM

05/11/2017

Um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas em pouquíssimo tempo, com as primeiras impressões ou poucas informações. Através de histórias que vão desde a decisão de um museu pela compra de uma estátua que custa milhões (mas era uma falsificação), até a previsão de duração de um casamento analisando poucos minutos de uma conversa trivial do casal, ou ainda, como um vendedor de carros consegue vender mais que o dobro da média de um vendedor comum, o autor nos envolve do começo ao fim com insights surpreendentes de como a mente humana funciona. 

Blink estimula prestar atenção à nossa intuição, que normalmente é difícil de descrever com palavras ou até entender de onde vem. E que é necessário desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as  poucas informações que realmente importam, uma técnica de cognição rápida denominada “fatiar fino”.

Não é um livro técnico, com descrição passo a passo de como tomar decisões. É uma obra que apresenta histórias impressionantes, que vão se entrelaçando, comprovando que em determinados casos o julgamento rápido pode ser tão ou mais valioso do que uma longa deliberação, da mesma forma que também pode ter efeitos desastrosos quando nos deixamos trair por preconceitos ou imparcialidades. O modo de escrever de Gladwell em Blink é uma satisfação a parte, ele é um exímio contador de histórias. Seus outros livros como “O ponta da virada” e “Fora de série” são da mesma forma intrigantes. Rico em conteúdo, é uma leitura agradável e estimulante. Autor: Malcolm Gladwell. Editora Sextante. Preço: R$ 39,90.

Amanda Chain

http://livrariasdochain.com.br

Publicado na Now Boarding – novembro/2017

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS