Para os amantes da coquetelaria, só o balcão do bar não é suficiente. Para reproduzir os drinks e brincar com sabores, que tal montar o seu bar em casa?

Mas diante de tantos materiais o que é realmente necessário e quais os utensílios que podem ser substituídos? Fiz uma seleção do que você precisa ter em casa para preparar qualquer tipo de coquetel.

Por Elen Souza, bartender

Dosador ou Jigger:

Esse item é fundamental por que é com ele que você vai se basear nas medidas da sua receita. Ele é sempre em formato de ampulheta ou copinho. Alguns têm as marcas das medidas por dentro – eu prefiro esses, assim você não precisa ter vários. Outros têm apenas o volume máximo do lado de fora.

As medidas mais comuns são de 30ml/60ml ou 25ml/50ml. Mas, dependendo do fabricante, pode-se encontrar medidas diferentes. Como 15ml/30ml ou 20ml/45ml. Geralmente, um lado tem uma medida e o outro é a metade dessa medida. 

Coqueteleira:

Existem vários modelos e você pode escolher o que achar mais fácil de manusear. A cobbler é aquela mais tradicional de três partes. Ela tem um copo grande, uma tampa com peneira para o gelo e uma tampa para fechar (ao centro da foto). A segunda, tem duas partes composta de um copo pequeno, que pode ser de vidro e outro copo grande. Você vai usar esse utensílio no seu bar em casa para misturar e gelar o seu coquetel.

Mixing glass:

Ele parece uma jarra de vidro, porém é reto e de vidro mais grosso. O que permite gelar e misturar a bebida sem muita diluição. Ele pode ser substituído por uma jarra de vidro de suco se tiver em casa, ou pode usar a parte maior da sua coqueteleira, caso faça apenas um coquetel e não vários.

Bailarina:

Também chamada de colher de bar, ela pode ser utilizada como medição para algumas receitas. Tem a medida de uma colher de chá, com cabo longo de aproximadamente 30 cm e a haste redonda. É usada em receitas mexidas junto ao mixing glass. Sua haste é longa para que fique confortável de mexer. Ela pode ser substituída por uma colher de suco (imagem da direita) 

Descascador:

É o mesmo descascador de batatas que usa na cozinha. Agora, ele ganha uma nova função: descascar cítricos para decorar e aromatizar seus drinks. Ele pode ser chamado também de zester. Existem outros cortes além do “em tiras”, como o de raspas longas (imagem da direita) ou até mesmo ondulados.

Macerador:

Muito usado para fazer caipirinhas, mas também para mojitos e qualquer outro coquetel que precise de maceração (quando você esmaga a fruta dentro do copo). O melhor modelo é o de poliuretano (imagem da esquerda) eles são fáceis de encontrar, baratos e mais higiênicos. Os de madeira mofam rápido e você corre o risco de rachar logo e ter que jogar fora. 

Strainer (o1):

Caso você opte pela coqueteleira de duas partes, vai precisar de um desses. Ele serve para segurar sólidos maiores, como pedaços de fruta e gelo, na coqueteleira quando for servir o drink no copo. 

Julep (02):

Ele tem quase a mesma função do strainer, mas serve para os coquetéis sem bagaço de frutas. É mais eficaz nos coquetéis mexidos, onde você só precisa segurar o gelo do recipiente para passar o drink para o copo. Caso deseje, pode optar por um dos dois, o Strainer ou o Julep.

Peneira fina (03):

Você pode encontrar uma peneira pequena (do tamanho da boda de um copo). Junto com o strainer ou o julep, ela vai reter os pedaços menores de gelo e frutas e vai ajudar a deixar seu coquetel mais limpo e apresentável.

Espremedor de cítrico:

Pode ser aqueles espremedores de plástico que têm uma jarrinha embaixo (imagem da direita). Ou aqueles manuais em forma de alicate (imagem da esquerda) – prefira esses, pois são mais práticos e fazem menos sujeira.

Grande parte dos coquetéis levam algum cítrico em sua composição, seja laranja, grapefruit ou limão. Esse é um item no qual vale a pena investir no acervo do seu bar em casa. Os melhores são os de ferro, mas existem também os de madeira (imagem do centro). Se você não é tão fã dos coquetéis refrescantes, ele pode te servir.

Formas de gelo:

Sem gelo, dificilmente terá coquetel. Chegamos no item mais usado dentro da coquetelaria. Então, o legal é ter várias formas de gelo em casa. Hoje, é muito fácil encontrar as forminhas de vários tamanhos. Você pode usar gelos menores (como essas forminhas que vêm junto com a geladeira) para preparar o seu drink seja na coqueteleira ou no mixing glass, e ter uma forma de gelos maiores. Essa pode ser em cubos, esferas ou até longos, para usar no copo que vai servir. 

Existem outros itens, como liquidificador ou mixer, panelas, faca de legumes, copos e outros aparatos que podem ser usados no preparo dos coquetéis e que provavelmente você já tem casa. Vamos usá-los nos preparos dos ingredientes como licores e infusões. Mas isso vamos explicar junto com as receitas e simplificar para o mais cotidiano possível.

Com todos esses itens no seu bar em casa, sem dúvida seu drink vai ficar com uma cara profissional!

Foto: Adam Jaime/ Unsplash