Jundiaí, a cerca de 60 km de São Paulo, comemora em 2023 os 40 anos do tombamento da Serra do Japi, um raro remanescente da Mata Atlântica no Interior paulista. A Serra, com seus 350 km², é um dos atrativos do município.

Ali o visitante vai encontrar, a poucos minutos do centro, uma fauna e flora exuberante, com espécies raras, que são inclusive objetos de pesquisas científicas. As cachoeiras (uma delas é a foto que abre a matéria) refrescam os turistas e a visita deve ser agendada previamente neste link.

Para a família, a dica é o Mundo das Crianças que garante um dia de muita diversão. O parque foi uma demanda apontada pelo “Comitê das Crianças” de Jundiaí. Em 2018, o município foi a primeira cidade de São Paulo e a segunda do país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

TURISMO: Onde ver chuva de meteoros em São Paulo

Instalado às margens da represa que abastece a cidade, o Mundo das Crianças é um espaço inovador que estimula o contato e a interação com a natureza. As crianças podem se divertir nas estações instaladas no parque como as paredes de escalada, estações de brinquedos, quadras poliesportivas, pista de skate, fonte interativas para se refrescar, trilhas e muitas áreas verdes. A visita também precisa ser agendada previamente pelo site do parque.

História

No bairro Traviú, um dos berços da imigração italiana no município, o turista tem a oportunidade de visitar mais de 50 pequenas propriedades produtivas, com destaque para a produção de uvas, caqui, pêssego, ameixa, pitaia, legumes e verduras.

O passeio pelo Centro Histórico de Jundiaí vai mostrar riquezas históricas, arquitetônicas e culturais, agregando mais de 100 atrações como os edifícios centenários Teatro Polytheama, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, Ponte Torta, Catedral Nossa Senhora do Desterro, Complexo Argos, o Mosteiro de São Bento e o Espaço Expressa, previamente conhecido como Complexo Fepasa.

Museu Ferroviário

Reaberto em setembro de 2022, o Museu Ferroviário faz parte do Espaço Expressa, um complexo construído no final do século 19 para ser as oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e é atualmente um importante centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Museu transporta o viajante para um mergulho no passado. Logo na entrada, o turista está numa estação ferroviária, simulada por um balcão de vendas de passagens e de trilha sonora que reproduz a movimentação dos saguões e plataformas, quando das chegadas e partidas de trens.

Na sequência, o visitante pode percorrer diversas “estações” temáticas, repletas de documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

Abre de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Parques

O turista vai encontrar belos parques em Jundiaí para caminhada, descanso, bem como para atividades esportivas. A infraestrutura desses locais conta com ciclovias, bosques, áreas de piqueniques, área para esportes náuticos, automobilismo, aeromodelismo, entre outras atividades.

Jardim Botânico de Jundiaí: Com uma área de 150 mil m², o Jardim Botânico oferece vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas.

Fica aberto todos os dias das 6h às 17h.

Parque da Cidade: Instalado às margens da represa que abastece Jundiaí, o Parque da Cidade dispõe de uma área de 500 mil m² com áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, bem como de duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas.

De segunda a sexta, das 6h30 às 19h, com entrada até as 18h; sábado, domingo e feriados, das 6h30 às 18h, com entrada até as 17h.

Turismo rural

A vida hospitaleira e tranquila da roça contribui para o descanso dos turistas, que podem ainda aproveitar atrativos como saborear frutas frescas direto do pé. Os roteiros rurais de Jundiaí oferecem ainda visitas às adegas de produção de vinho artesanal. O turista tem uma lista de opções de passeios de turismo rural.

Turismo rural em Jundiaí. Foto: Facebook

Com apoio Ex-Libris Comunicação Integrada

Comentários

Leave A Comment