Mesmo após a reabertura para visitantes do Museu Oscar Niemeyer (MON), o museu resolveu manter o programa Arte para Maiores na versão virtual. Oficinas, mediações, quizzes e lives integram o programa que ano passado conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Os interessados podem ser inscrever pelo e-mail educativo@mon.org.br.

A dona de casa Elvira Schmitt Cleto diz que “nesses tempos de reclusão, as atividades propostas pelo Museu fazem com que eu esqueça um pouco do confinamento” e “cada trabalho realizado me traz satisfação muito prazerosa”.

A professora aposentada Maria Lídia Luciano, participante do Arte para Maiores há dois anos, fala que as propostas estimulam a criatividade a partir de um aproveitamento interessante de materiais que se tem em casa.

Recentemente, ela confeccionou máscara e escultura de papelão e uma miniatura de banco inspirada na obra dos Irmãos Campana. “Especialmente agora, na pandemia, as atividades têm me ajudado a passar o tempo, a me manter ocupada e a ter mais qualidade de vida, mesmo durante o isolamento”, diz.

Para a funcionária pública aposentada Ismenia Pavanatti, há quatro anos do programa, “o projeto é de grande importância para exercitar a imaginação e a criatividade”. Ela destaca que a pandemia trouxe um grande desafio de adaptação e renovação diária. “Nesse contexto, tornou-se muito importante continuarmos nossas atividades culturais”, afirma.

Numa das oficinas, ela produziu um trabalho inspirado no artista curitibano Fernando Velloso, após ter assistido a uma live com ele transmitida pelo canal do YouTube do Museu. “Sou muito grata ao MON e ao Arte para Maiores”, afirma.

Todos os participantes cadastrados recebem por WhatsApp sugestões de oficinas variadas, sempre acompanhadas por links que trazem sons, vídeos e PDFs explicativos. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de suas próprias casas. A proposta é a mesma das reuniões presenciais: aproximar o público das artes visuais.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Comentários

Leave A Comment