AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.6 min

PUBLICADO EM

05/09/2009

Com novas embalagens, rótulos mais modernos, a MusA Agroindustrial colocou no mercado novos sabores de aguardentes de frutas com certificação Kosher (de acordo com a Kashrut – leis judaicas de preparo de alimentos) : tangerina, pêra e ameixa (foto), que se juntam à aguardente de banana.

Aguardente Kosher

A MusA é uma destilaria especializada na produção artesanal de aguardentes de frutas, situada entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas Gerais, numa altitude de mil metros acima do nível do mar. As frutas, provenientes da região da Serra da Mantiqueira, onde o clima e o solo que lhes conferem excepcional qualidade, quando maduras são trituradas e em seguida
fermentadas.

O mosto, ou vinho da fruta, é em seguida cuidadosamente bidestilado em alambique de cobre. Os produtos da empresa começam a ser exportados, primeiramente para a Colômbia, e estão sendo finalizadas negociações na França e Bélgica.

Publicado no Aeroporto Jornal – setembro/2009

História

Na Serra da Mantiqueira, na charmosa Monte Verde, “seo” Matias, um simpático alemão, fabricou durante muitos anos uma Aguardente de maçã, inspirada nos brandies de sua terra natal. Fênomenos da natureza acabaram com as macieiras e obrigaram o alemão a interromper sua produção. Os alambiques ficaram guardados por muitos anos até que foram descobertos pela MusA.

Hoje, os alambiques de “seo” Matias estão no Sítio Caminho do Sol, de propriedade do Engenheiro Antonio Carlos Ferreira, produzindo aguardentes de novas frutas. Conta-se que esse equipamento – que tem mais de 40 anos – pertenceu ao ex-governador paulista Ademar de Barros, produtor de Aguardente em Campos do Jordão.

Hoje MusA já faz parte da cultura e tradição mineiras, e sua história se confunde com a linha do tempo de Itajubá e Maria da Fé, Minas Gerais.

Fonte: MusA

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS