Um dos mais importantes atrativos turísticos de Rondônia, o Museu Casa de Rondon, em Vilhena, teve sua reforma entregue à população esta semana. A obra, que contou com investimento de R$ 546 mil do Ministério do Turismo, é um dos 22 contratos de infraestrutura turística no Estado que, desde 2019, recebeu R$ 8,4 milhões para impulsionar o turismo na região.

A obra incluiu a restauração da casa, a construção de uma sede administrativa, estacionamento, calçamento e outros detalhes pontuais, como: fotos ampliadas de Cândido Rondon e plantio de pelo menos vinte árvores nativas, criando um espaço arborizado que será um importante atrativo turístico.

No pátio, a obra envolveu pavimentação de 2 mil m², subestação de energia, equipamentos de acessibilidade, bicicletário, estacionamento para carros e motos, painel de identificação na fachada. Na entrada foi instalada uma foto ampliada de Cândido Rondon de modo a eternizar a célebre frase dita por Marechal Rondon: “Morrer se preciso for; matar nunca”.

Museu Casa de Rondon. Foto: Prefeitura Vilhena

Foi adicionado um bloco administrativo de 72 m² e seis banheiros, uma sala administrativa, cozinha e lanchonete. No prédio histórico as partes de madeira terão tratamento com cupinicida e haverá recuperação da cobertura, das esquadrias, dos pisos, revestimento, pinturas e forros, bem como refeitas as instalações elétricas, garantindo o pleno funcionamento da edificação. A execução será acompanhada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o objetivo de garantir o máximo de preservação do prédio e manutenção da arquitetura original, a partir dos elementos ainda existentes, tendo em vista que o prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Iphan.

O espaço, desativado há aproximadamente 20 anos, retrata uma importante parte da memória de Rondônia, pois foi uma estação telegráfica construída no início dos anos 1900 a pedido do Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Este posto deu origem a cidade de Vilhena e durante quase meio século foi o registo da passagem de pessoas pela região. A estação foi transformada no Museu Marechal Cândido Rondon, popularmente conhecido como Casa de Rondon em meados de 1980.

“A entrega desta reforma reforça o compromisso do governo federal com o turismo, em especial neste momento de retomada das atividades turísticas. Por isso temos investido fortemente na melhoria da infraestrutura turística dos nossos destinos, entregando equipamentos turísticos perenes que também contribuirão para a geração de emprego e renda para a nossa população”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Lívia Nascimento, Assessoria de Comunicação, com informações Prefeitura Vilhena

Comentários

Leave A Comment