A Noruega, e particularmente sua capital Oslo, é lar de reconhecidos e renomados museus de arte com coleções que abrangem diversos períodos da história da arte. Conheça três refúgios da arte norueguesa:

Munch Museum

É um museu (foto que abre a matéria) dedicado a um dos precursores do impressionismo e expressionismo.

“O Grito”. Foto: Munch Museum

Localizado na capital norueguesa, Oslo, trata-se do maior museu dedicado a um único artista no mundo, no caso, a um dos mais proeminentes artistas do movimento modernista, Edvard Munch.

Ao morrer, por não ter descendentes, Munch deixou toda a coleção de obras produzidas por ele e que estavam em sua posse à cidade de Oslo.

Além de querer honrar um artista que traz tanto orgulho ao povo norueguês, a cidade de Oslo, não apenas construiu uma nova estrutura para abrigar as peças do artista, como também tomou muitas das decisões arquitetônicas com base no clima.  Utilizaram, portanto, um material reciclado para construí-lo e seu exterior foi projetado para filtrar e refletir a luz do sol a fim de manter uma temperatura estável no interior.

Edvard Munch é mais conhecido pela pintura “O Grito”, mas ele se distinguiu por ter produzido uma arte que se caracterizava por tratar de forma marcante temas de natureza psicológica, construídos com base em alguns dos principais princípios do Simbolismo do final do século XIX e que influenciaram muito o Expressionismo Alemão no início do século XX.

The National Museum of Norway

O Museu Nacional da Noruega é considerado o maior museu da região nórdica, sendo ainda maior do que museus internacionais, como o Rijksmuseum, nos Países Baixos, e o Guggenheim Bilbao, na Espanha.

A sua localização é de tirar o fôlego:  está situado na badalada região de Aker Brygge, na orla de Oslo, que tem uma visão privilegiada do fiorde.

The National Museum of Norway. Foto: Iwan Baan

Quanto à coleção, o museu dispõe de uma vasta gama de objetos expostos que abrangem desde obras de arte que são consideradas obras-primas até peças de vestuário da última moda. O local reúne enorme coleção com as obras de alguns dos maiores nomes da história da arte, tanto provenientes da Noruega quanto do Exterior.  E, além de ter uma galeria inteira dedicada ao seu famoso pintor Edvard Munch, o Museu conta com uma sala inteira no The National Gallery of Norway dedicada a ele.  O local é relativamente recente, de 2003, com a fusão da National Gallery, do Museu de Arte e Design, do Museu de Arquitetura e do Museu de Arte Contemporânea, em um único espaço.

TURISMO: 5 maneiras de explorar a Noruega

Henie Onstad Art Center 

Afora os museus e galerias, os admiradores das artes também podem deleitar-se no Henie Onstad Art Center, um importante espaço reservado à arte moderna e contemporânea.

Além de abrigar uma vasta coleção, em que os visitantes podem apreciar desde a coleção principal que conta com obras modernistas (datadas de 1920-1960) e as coleções especiais relacionadas aos movimentos Fluxus e Cobra, até as contemporâneas que foram adquiridas nas últimas duas décadas.

Foto: Facebook Henie Onstad Art Center.

O centro artístico tem um Parque de Esculturas e um programa ao vivo, que consiste em uma série anual de concertos e outras performances e apresentações.

Henie Onstad Kunstsenter encontra-se em Høvikodden, a 15 minutos a Oeste da cidade de Oslo.  Sua inauguração foi em 1968 e só foi possível graças a uma importante doação dos colecionadores de arte Sonja Henie e Niels Onstad.

Com apoio Global Vision Access

Comentários

Leave A Comment