Após quase um ano do lançamento do VW Nivus conseguimos, finalmente, testar uma unidade do Nivus Confortline 2021. Recebemos o carro, já com 13.600 km, na cor branco Cristal, versão Confortline equipado com o pacote VW Play & Tech que adiciona R$ 3.970, totalizando R$ 100.620.

Enfatizo que este único pacote opcional é imprescindível no quesito tecnologia e segurança, pois adiciona o ACC, que é o controle adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, o City Emergency Brake, que é um sistema autônomo de frenagem de emergência anticolisão frontal até 50 km/h,  o sistema de som touchscreen “VW PLAY” com tela de 10” e App-Connect e finalmente o volante multifuncional em couro com “shift-paddles” para a troca de marchas. Faróis full LED com DRL e ajuste de altura do facho são itens de série, mas farol de neblina nem como opcional.

O Nivus é mais um lançamento de sucesso da VW e como podem ver, tem atributos para tal. Seu design está mais para um crossover do que para um SUV. Com 4,26 m de comprimento, 1,49 de altura e 1.199 kg é impulsionado pelo já aclamado motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. O câmbio Aisin de 6 velocidades e os freios a disco nas quatro rodas completam um dos melhores conjuntos mecânicos da categoria.

Seu interior é confortável, possui seis airbags, os bancos assentam bem, a textura do tecido tem padronagem sóbria com pesponto azul e é agradável ao toque. Atrás o espaço é limitado, mas há saída de ar-condicionado e uma tomada USB.  A sensação de clausura é devido ao teto baixo que limita a área envidraçada. Já o porta-malas tem bons 415 litros, é todo forrado e pode ser acessado pelos encostos rebatíveis do banco traseiro. A central multimídia é uma das maiores e mais responsivas do mercado, de fácil manuseio e ótima resolução utiliza o wi-fi do seu celular e pode se conectar a redes externas. O ar-condicionado é manual, não há espelho retrovisor fotocrômico e nem sensor de ponto cego.

Na cidade sua condução do Nivus é ágil, apesar de um pequeno delay nas respostas característico de motores turbo, mas que o motorista aprende a contornar no dia a dia. A suspensão absorve muito bem os buracos de nossas vias e o isolamento acústico bem-feito limita a entrada dos ruídos externos. Rodar com o sistema anticolisão ativado é um triunfo a segurança.

Na estrada destaco o piloto automático com ACC, praticamente exclusivo nesta faixa de preço. Com funcionamento impecável, mantém seu veículo a uma distância pré-programada do carro da frente, freando ou acelerando até a velocidade programada e a mantendo em descidas ou subidas. Isso ajuda a economizar combustível. Dificilmente após o uso você vai comprar um carro sem este dispositivo. Agora, a VW não o disponibilizar no T-Cross, é totalmente incoerente.

A versão testada estava equipada com pneus Bridgestone Ecopia 205/60 R16. Neste teste rodamos 406,8 km e conseguimos as médias de 8,9 Km/l na cidade e 17,5 Km/l na estrada (rodando com ACC ativado e dentro dos limites da rodovia).

O veículo foi cedido pela Volkswagen.

Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos

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