AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.1 min

PUBLICADO EM

05/05/2018

O PRIMEIRO RESTAURANTE GREGO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ NO LEBLON. Na Rua Dias Ferreira, 135, o Vokos explora uma das gastronomias mais saborosas e aromáticas do mundo.

A culinária grega, contemporânea e mediterrânea tradicional, propõem pratos coloridos e criativos inspirados na cultura do país. A casa tem uma diferenciada carta de vinhos gregos.

No menu do restaurante Vokos, que tem decoração que remete à ilha de Hydra, pratos tradicionais, como a moussaka (feito à base de batata e beringela), souvlaki (cubos de carne assada servido no espetinho), salada grega, além de peixes e frutos do mar.

Publicado na Now Boarding – maio/2018

A culinária

culinária grega é característica da saudável dieta mediterrânea, que é sintetizada pelos pratos de Creta, escreve a Wikipédia. A culinária grega incorpora ingredientes frescos a uma variedade de pratos locais, como moussakapastitsiosalada grega, fasolada, spanakopita e souvlaki.

Alguns pratos podem ser encontrados na Grécia antiga, como skordalia (um espesso purê de nozesamêndoasalho e azeite), sopa de lentilharetsina (vinho branco ou rosé selado com resina de pinheiro) e pasteli (barra de chocolate com gergelim assada) com mel).

Em toda a Grécia, as pessoas costumam gostar de comer pratos pequenos, como o meze, com vários molhos, como tzatziki, polvo grelhado e peixe pequeno, queijo fetadolmades (arroz, passas e grãos de pinho envoltos em folhas de videira), vários tipos de leguminosasazeitonas e queijos. O azeite é adicionado a quase todos os pratos.

Algumas sobremesas doces incluem melomakaronadiples e galaktoboureko, e bebidas como ouzometaxa e uma variedade de vinhos, incluindo a retsina. A culinária grega difere amplamente de diferentes partes do continente e de ilha para ilha. Ele usa alguns aromas com mais frequência do que outras cozinhas mediterrâneas: folhas de oréganohortelãalhocebolaendro e louro. Outras ervas e especiarias comuns incluem manjericãotomilho e sementes de erva-doce. Muitas receitas gregas, especialmente nas partes norte do país, usam especiarias “doces” em combinação com carne, por exemplo, canela e cravo em ensopados.

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS