No Departamento de Maldonado, no Uruguai, está localizado o famoso balneário de Punta del Este e ali se concentra 7% dos vinhedos do país. É a região mais fria de todo o país que fica perto do pico mais alto e do Oceano Atlântico. Ali é possível encontrar vinhos uruguaios de castas como Tannat, Cabernet Franc, Syrah, Chardonnay e Albariño.

Estivemos em novembro de 2022 em 2 bodegas muito bonitas, a de Jose Ignacio e a Garzón.

Bodega Oceânica José Ignacio

A brisa oceânica de José Ignacio traz vitalidade às plantações.

As vinhas da Bodega Oceânica José Ignacio estão localizadas a 7 km do Oceano Atlântico e crescem nas suaves colinas, sempre ventiladas pelo ar oceânico, elemento vital para o saudável desenvolvimento dos frutos e a boa acidez dos vinhos. Todos os processos de vinificação são feitos à mão com muito cuidado.

 

É uma linda propriedade no Departamento de Maldonado que recebe as frescas brisas marítimas do Atlântico, as brumas matinais e ventos e dista 39 km da cidade de Punta del Este.

A Bodega, além dos excelentes vinhos das cepas Albariño, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Tannat produz os deliciosos azeites O´33.

Branco Chardonnay

Apresenta cor amarela dourada e leves tons esverdeados. O teor alcoólico é de 12%.

O aroma é de maças verdes e toranja.

Na boca é fresco, com marcada presença mineral e final longo.

Merlot

Apresenta cor rubi-violeta.

Este tinto suave e elegante expressa em boca notas de alcaçuz e terra molhada, com um final longo e muito fresco.

É um vinho delicioso.

Tannat

Apresenta cor violeta escuro.

O aroma é de especiarias, alcaçuz, terra, ameixa e cedro.

É um Tannat volumoso e equilibrado, com taninos cremosos e final com notas de puro cacau.

É um ótimo vinho.

Bodega Garzón

A vinícola localiza-se aproximadamente 70 km de Punta del Este. Situa-se a 160 metros acima do nível do mar e o terroir conta com importante influência exercida pelo Oceano Atlântico que dista somente 18 km dos vinhedos. Isto resulta numa brisa fresca constante que abarca as plantações.

Situada em plataformas cortadas nos morros naturais e construída na serra, a Bodega tem um desenho escalonado que permite a utilização do sistema de gravidade para a produção de vinhos finos de grande qualidade. A eficiência das instalações otimiza o recurso energético ao gerar energia eólica e fotovoltaica.
O prédio de 19.050 m² tem capacidade para 2,2 milhões de litros e é uma vinícola sustentável.

A belíssima Bodega Garzón impressiona pela arquitetura das instalações, pelo ótimo restaurante, pela produção de azeites, pelos extensos vinhedos e, claro, pelos vinhos.

Há produção de vinhos das diversas castas: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier, Albariño, Pinot Grigio, Tannat, Cabernet Franc, Marselan, Pinot Noir, Merlot distribuídas em rótulos de 5 linhas Garzón: Estate, Reserva, Single Vineyard, Petit Clos e Vinos destacados.

Garzón Albariño

Este Alvarinho foi colhido em seu ponto justo de maturidade permitindo manter sua elegância e frescura característica.

Apresenta cor amarela pálida com reflexos esverdeados. O teor alcoólico é de 12,5%.

É muito aromático, com aromas frutados que lembram o pêssego, equilibrando com notas cítricas.

Em boca é fresco e mineral, com acidez marcada e um final longo e redondo.

Acompanhantes ideais deste vinho são o bacalhau em pasta com berbigões, salada cítrica de camarões ou os tradicionais frutos de mar na grelha com salada de manga e endívias. Surpreende seu sabor combinado com comida asiática, ceviches peruanos ou uma salada fresca de atum e batatinhas ao molho.

VINHOS: Conheça outros rótulos da Bodega Garzón

Garzón Pinot Noir Rosé

Este vinho rosé é obtido a partir de uma cuidadosa seleção de uvas Pinot Noir.

Apresenta uma elegante cor rosa pálida. O teor alcoólico é de 12%.

Em nariz é intenso e frutado, com aromas que lembram a flores silvestres e frutas vermelhas.

A boca é bem equilibrado, com um excelente desenvolvimento. Sua forte acidez e a mineralidade fazem dele um vinho ideal para desfrutar em climas marítimos.

Este vinho rosé fresco é o companheiro de pratos mediterrâneos, petiscos, sushi, salmão e peixes grelhados. É uma harmonização ideal para sobremesas com chocolate e cerejas.

Garzón Marselan

Apresenta profunda cor vermelha. O teor alcoólico é de 14,5%.

Este Marselan tem um potente aroma que conjuga notas de frutas vermelhas, mineral, hortelã e eucaliptos.

Suave no paladar, porém com um final intenso e prolongado, resulta em um vinho de grande personalidade em que se destaca uma expressão marcada de frutas vermelhas maduras, com notas minerais.

Este vinho tinto é ideal de carnes assadas com vegetais à provençal ou cozidos de porco com linguiça, feijões e batatas. Destacam-se muito bem com ele os queijos fortes e de aromas intensos.

Bodega Garzón.

Tim tim!!!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 170 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com

Fotos: Bete Yang

 

Comentários

One Comment

  1. Helio Sugai 6 de janeiro de 2023 at 13:39 - Reply

    Parabéns pela excelente matéria!!
    Agradeço pelo conhecimento compartilhado!

Leave A Comment