Participamos de um evento da Decanter Centro, em Curitiba, com jantar harmonizado e sete vinhos espanhóis das vinícolas Luis Cañas, Arzuaga e Amaren.
A apresentação dos vinhos foi feita pelo renomado sommelier Thiago Locatelli.
Luis Cañas Viñas Viejas Blanco 2021
Luis Cañas Viñas Viejas Blanco é um vinho branco espanhol produzido com as uvas Viura (90%) e Malvasia (10%) na região de Rioja.
Seu produtor, Luis Cañas, é de uma vinícola familiar que remonta a 1928, embora a família cultive uvas e produza vinho há mais de dois séculos. Hoje, é um dos principais viticultores da Rioja Alavesa.
Com graduação alcoólica de 13,5%, o vinho Luis Cañas Viñas Viejas Blanco que estagia cinco meses em barricas francesas e americanas é feito com uvas cultivadas em vinhedos com idade de mais de 55 anos. É consistente no paladar, com bastante frescor e um longo e agradável final.
Harmoniza com carnes brancas, frutos do mar e peixes.
Recebeu 91 pontos de Tim Atkin.
Tinto Arzuaga La Planta 2021
Este vinho é elaborado pela Vinícola Arzuaga em Ribera del Duero 100% com uvas Tempranillo. O teor alcoólico é de 14,5%. Apresenta cor vermelho cereja e brilhante.
O aroma é de frutas vermelhas como cerejas com toques minerais.
Em boca é equilibrado, harmonioso, estruturado e persistente.
Tinto Luis Cañas Reserva 2016
Conheço a Bodega Luis Cañas em Rioja e é muito boa, com ótimos vinhos.
Este vinho é elaborado com 95% de uvas Tempranillo e 5% de uvas Graciano. O teor alcoólico é de 14,5%.
Este Reserva exibe grande complexidade no nariz, com fruta madura (morango, ameixa), depois alcaçuz, baunilha e ervas. É volumoso, com boa acidez, tanino bem integrado e polido.
Harmoniza com cabrito assado, cordeiro e paleta de javali.
Tinto Arzuaga Crianza 2018
O Arzuaga Crianza é o mais icônico rótulo da Bodegas Arzuaga Navarro, elaborado na Denominação de Origem (D.O.) de Ribera del Duero.
É elaborado com uvas Tempranillo e Cabernet Sauvignon. O teor alcoólico é de 14.5%.
De coloração rubi intensa com reflexos violáceos, apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, notas balsâmicas e toques de especiarias. Na boca apresenta grande volume, taninos elegantes, e um final longo e persistente.
Harmoniza com carnes vermelhas e queijos maduros.
Eu gostei deste elegante vinho.
Tinto Luis Canãs Selleccion Familia 2018
É elaborado 85% com uvas Tempranillo e 15% com uvas Cabernet Sauvignon. O teor alcoólico é de 14,5%.
A região Rioja Alavessa, onde o vinho é feito, possui uma certa influência oceânica, apesar da proteção da Serra da Cantábria contra as chuvas, com alto índice insolação e baixa pluviosidade (aproximadamente 400 mm). Altitude média de 475 metros sobre o nível do mar.
Apresenta cor rubi intenso com reflexos violáceos.
Em boca reflete os aromas de frutas vermelhas, tabaco, especiarias e fundo balsâmico.
É um vinho deliciosos com taninos finos, boa acidez e notável persistência.
Tinto Arzuaga Reserva 2018
Este vinhaço espanhol é elaborado 95% com uvas Tempranillo, 4% com uvas Cabernet Sauvignon e 1% com uvas Merlot. O teor alcoólico é de 14%.
Os vinhedos têm mais de 80 anos, plantados em um dos lugares mais privilegiados do mundo, resultam em um tinto de incrível riqueza olfativa de cerejas, morangos, ameixas, especiarias doces e notas tostadas. Suntuoso no paladar, taninos muito finos e final interminável! Indiscutivelmente na elite do vinho espanhol, Arzuaga é um dos grandes expoentes da Ribera del Duero, com vinhos de concentração e profundidade.
Harmoniza com carnes vermelhas, costela de porco com molho barbecue queijos de massa dura, maturados, pato laqueado a moda Pequim e javali.
Tinto Amaren 60 Reserva
Quando achei que já tinha degustados ótimos vinhos, foi servido este vinhaço de Rioja.
É elaborado 100% com uvas Tempranillo na região de Rioja. O teor alcoólico é de 14,9%.
A Bodegas Amaren pertence a Família Luis Cañas. Este vinho é feito a partir de vinhedos com mais de 60 anos de idade, com rendimentos extremamente baixos, o que resulta em uvas de grande concentração. Aroma muito complexo, de frutas negras, toffee, especiarias, tostado e mineral. Impressionante concentração no paladar, carnudo, com taninos finíssimos. Final persistente.
Neste evento da Decanter com a ABS Curitiba gostei de todos os vinhos que foram servidos de forma a sempre surpreender o anterior.
Tim tim!!!

Bete Yang com o sommelier Thiago Locatelli.
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 196 (cento e noventa e seis) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com
Fotos: Bete Yang
Hoje a Bete nos traz rótulos das terras de Castela y León. Tim, tim.