La Rioja localiza-se ao Norte da Península Ibérica, Centro-Norte do território do país e é a principal região de produção de vinhos da Espanha. Quase 80% dos seus vinhedos compõem-se da cepa Tempranillo, porém a região desfruta também das uvas Garnacha Tinta, Viura, Mazuelo e Graciano.
São três sub-regiões vitivinícolas ao longo do eixo do rio Ebro, com características distintas: Rioja Baja, Rioja Alavesa e Rioja Alta.
Conhecida mundialmente por seus maravilhosos vinhos tintos espanhóis, a região é tida por muitos especialistas como uma das cinco regiões vinícolas mais importantes do mundo, sendo chamada inclusive de Bordeaux da Espanha. Rioja foi a primeira região da Espanha a receber sua Denominação de Origem (DO) e, após alguns anos, esta denominação foi alterada para Denominacíón de Origen Calificada (DOCa) demonstrando a enorme qualidade dos seus vinhos.
A região é repleta de vinícolas, bares e restaurantes com gastronomia harmonizada, especialmente na Calle del Laurel, na cidade de Logroño, capital da província. A seguir apresentamos ótimos vinhos que tivemos oportunidade de degustar in loco nas vinícolas citadas.
Dalmau
A vinícola Marques de Murrieta é muito bonita em termos de edificações e vinhedos.
O vinho Dalmau é elaborado com uma seleção de uvas de um vinhedo centenário localiza
do a uma altitude de 465 metros. É um blend de Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Graciano com teor alcoólico de 14,5%.
Apresenta cor vermelha rubi com toques violáceos. Tem aroma de frutas vermelhas maduras, especiarias e leve tostado.
É um vinho estruturado, com bom frescor, muita fruta vermelha, especiarias com taninos macios. Harmoniza com lombo de pato, foie gras, lula, porco ibérico.
O vinho Dalmau 2016 obteve 96 pontos de Tim Atkin e 96 pontos de James Suckling.
Castillo Ygay
Este vinho é ícone dos Rioja Grandes Reservas. O Castillo Ygay, também da Marques de Murrieta, é um blend de Tempranillo e Mazuelo, com 14% de teor alcoólico.
Apresenta cor rubi intenso com reflexos granada. O aroma é de frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, framboesas, ameixas e amora, notas de especiarias como pimenta preta além de eucalipto, toques defumados e terrosos. Na boca é bem estruturado, elegante, com taninos finos, ótimo frescor e final persistente.
Harmoniza com carnes vermelhas assadas com molhos intensos, carnes suínas como jamón ibérico e queijos curados.
O Castillo Ygay 2010 obteve 99 pontos de James Suckling e 96 pontos de Tim Atkin.
Ysios Reserva
A bodega Ysios, com sua lindíssima edificação projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, situa-se próximo a histórica cidade de Laguardia (Álava).
O vinho Ysios Reserva é elaborado 100% com uvas Tempranillo. É um vinho de grande complexidade e elegância, em que se destaca a expressão de vários terroirs. Apresenta cor vermelho rubi brilhante. No nariz, notas de fruta vermelha madura em equilíbrio juntamente com aromas minerais e especiarias suaves. Na boca é elegante, com notas de cereja madura, notas tostadas suaves. Harmoniza com carnes, ensopados e queijos curados.
Obteve 94 pontos do Tim Atkin em 2020 com o seguinte comentário: “A ideia deste vinho, segundo Robert Vicente, é mostrar a diversidade do Rioja Alavesa Tempranillo. Obteve 90 pontos do James Suckling em 2020, comentando morangos congelados, coulis de framboesa e compota de amora. Frutado e macio com sabores carregados de compota por toda parte”.
Rueda Verdejo
A Marqués de Riscal situa-se em Elciego/Álava com um hotel de arquitetura arrojada projetado pelo famoso arquiteto canadense Frank Gehry. As placas em titânio, com três cores representando os vinhedos, são belíssimas.
O Rueda Verdejo é um vinho elegante, frutado e harmônico. Apresenta cor amarelo palha com toques esverdeados. O aroma é de frutas tropicais e cítricas. Em boca tem corpo médio e intenso sabor de frutas frescas associadas aos traços de canela que geram ao paladar uma sensação de boa acidez e cítrica. O teor alcoólico é de 13%. Acompanha bem frutos do mar.
Marqués de Riscal Reserva
O Marqués de Riscal Reserva é elaborado com 90% de Tempranillo e 10% de Graciano e Mazuelo. Apresenta cor cereja escura profunda, quase opaca. O aroma é de frutas secas e ameixas.
Na boca tem excelente corpo e persistência, com taninos muito equilibrados. O teor alcoólico é de 14%. Harmoniza com massas e molhos condimentados, cordeiro assado, carnes de caça, pimentões recheados, ensopados e queijos duros.
Baigorri Crianza
A Bodegas Baigorri fica próxima de Samaniego/Álava com um belo prédio projetado pelo arquiteto espanhol Iñaki Aspiazu, área construída de 14 mil m², em vários níveis atingindo 30 metros de profundidade e teve um custo de € 15 milhões. O enólogo e diretor Técnico é o renomado Simon Arina.
É um vinho tinto elaborado com uvas das variedades Tempranillo (90%), Garnacha (5%) e pequenas proporções de outras variedades autóctones cultivadas exclusivamente na Rioja Alavesa. O estágio de envelhecimento dura quatorze meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%).
Apresenta cor cereja intensa. Tem aroma de fruta preta, compota e especiarias. Na boca é elegante, fresco, sedoso e final persistente.
Eguren Ugarte Tempranillo Reserva
A Eguren Urgate é um complexo com hotel, vinícola e restaurante num belíssimo lugar.
O Eguren Ugarte Tempranillo Reserva é um vinho elaborado com 95% uvas Tempranillo e 5% uvas Graciano. Fica quinze meses em barril de carvalho francês e americano. O teor alcoólico é de 14%.
Apresenta cor vermelha cereja brilhante, lágrimas finas e intensas de queda lenta. O aroma é de frutas maduras, alcaçuz, baunilha e torrada. O sabor é equilibrado, doce e frutado. Gosto deste vinho pela qualidade e pela estima que tenho pelo senhor Eguren Ugarte.
Contino Reserva
Vinícola fundada em 1973, impulsionada pela bodega centenária CVNE (Companhia Vinícola do Norte da Espanha), conta com ótimos vinhos.
O Contino Reserva é elaborado com 85% Tempranillo, 10% Graciano e 5% de Garnacha com Mazuelo, com teor alcoólico de 14%.
É um vinho de notável riqueza aromática, mostra notas de frutas negras sempre acompanhadas de grande frescor. A safra 2016 mereceu 95 pontos do Guía Peñin.
Hiru
O prédio principal da Bodegas Luis Cañas com restaurante e sala de degustação fica em lugar elevado, em Villabuena/Álava.
Degustamos o vinho branco Viura Jovem, os tintos Crianza, Gran Reserva, Reserva e o Hiru.
Hiru é um vinho elaborado com 90% de Tempranillo e 10% Graciano, com teor alcoólico de 14,5%, envelhecimento de 24 meses em barricas novas de carvalho francês.
O vinhedo tem mais de sessenta anos, com produção máxima de três cachos por videira. O aroma é de frutas maduras, matizes minerais, balsâmicos e especiarias. Em boca é concentrado, equilibrado, com tanino fino.
Marqués de Cáceres Gran Reserva
Em 1970, Enrique Forner fundou a Bodegas Marqués de Cáceres, Unión Vitivinícola, S.A, uma aliança histórica entre uma região (Cenicero, La Rioja Alta) e uma família empreendedora que tem sido dedicada ao comércio do vinho há cinco gerações.
O vinho Marqués de Cáceres Gran Reserva é elaborado com uvas Tempranillo e tem 14% de teor alcoólico. Apresenta cor vermelha rubi intensa. O aroma é de frutas maduras de floresta, cerejas com notas de baunilha.
É um vinho fresco, cheio na boca, com taninos soberbos e complexo. O vinho é elegante, intenso. Harmoniza com pratos de caça e molho, carne bovina com especiarias, queijos maduros ou azuis.
Vivanco Reserva
A Vivanco situa-se em Briones, próximo a Logroño e tem o fantástico Museo Vivando de La Cultura del Vino junto à vinícola.
Este museu foi inaugurado em 2004 após quarenta anos de colecionismo da família Vivanco e ali os visitantes podem descobrir tudo sobre a história e o futuro do vinho. Este espaço cultural dispõe de 4 mil m2 divididos entre cinco salas de exposições permanentes e uma sala de exposição temporária. A exposição permanente vislumbra retratar a relação do homem com o vinho ao longo de oito mil anos de história.
O vinho Vivanco Reserva é elaborado com 90% Tempranillo e 10% Graciano. Apresenta cor rubi intenso com reflexos violáceos. O aroma é de frutas vermelhas e negras maduras, com notas de balsâmico e baunilha. No paladar é encorpado, ótima estrutura, confirma as sensações olfativas principalmente de frutas, com taninos suaves. O final de boca é persistente e o teor alcoólico é de 14%.
Ardanza
O vinho Ardanza, do Grupo La Rioja Alta é elaborado com 80% de Tempranillo e 20% Garnacha, com 13,5% de teor alcoólico. Apresenta cor granada médio com reflexos de tijolo. O aroma tem intensidade média, com muita complexidade dada pela evolução de cravo e flores secas. Em boca tem corpo médio, taninos delicados e longa persistência.
Tim tim!!!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 atua como coordenadora do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com
Que viagem sensacional que você nos proporcionou, por meio deste formidável artigo, Bete.
Parabéns a você e ao Sandoval!
Matéria espetacular!
Descrições maravilhosas!
Parabéns!
Parabéns Bete. Excelente como sempre. Impressionante a arquitetura também de várias delas, em especial da Marqués de Riscal (a cara do Museu Guggenheim) e Ysios.
Ler a coluna de Bete Yang é sempre uma agradável surpresa e um aprendizado ímpar para quem aprecia o mundo dos vinhos.
Parabéns Bete por mais um artigo diferenciado e objetivo para nós enofilos que gostamos de descobrir e desfrutar os caminhos de Baco. Obrigado por compartilhar suas experiências.
Gostei da diagramação com fotos e detalhes do lugar. Artigo bem elaborado sobre a Rioja.
Obrigado, Sinval!
Jean Luiz Féder
jornalista