Gioia Monti, de 31 anos, é a mais nova mulher gondoleira no comando das gôndolas em Veneza, na Itália. Esta semana ela apareceu na lista oficial de profissionais divulgada pela Prefeitura após a realização de um concurso público.

Monti é mãe de dois filhos, uma menina de 2 e um menino 8 anos, e representa a quarta geração de sua família na tradição de ser gondoleiro: seu bisavô Ugo foi o primeiro a atuar no famoso trabalho.

Em entrevista ao “La Nuova Venezia”, a gondoleira contou que o sonho de realizar a função surgiu quando ela tinha 10 anos. “Eu levava esse desejo muito a sério. Na época, uma amigo gondoleiro do meu avô me disse que as mulheres ficavam bem em casa lavando pratos”, relatou.

A primeira mulher a assumir o posto de gondoleira substituta foi Giorgia Boscolo que, há cerca de 12 anos, rompeu com nove séculos do domínio dos homens nas gôndolas que cortam o Canal Grande.

LEIA MAIS: Visitar centro histórico de Veneza só se fizer reserva

Para atuar na função, a pessoa pode herdar o cargo da família ou fazer um concurso público.

“Eu poderia ter seguido o caminho de condução familiar, já que temos gondoleiros em casa. Mas, não gosto de facilidade e decidi fazer o concurso. Eu estudei línguas, especialmente inglês e espanhol, depois fiz vários cursos teóricos e práticos, do remo à natação e aos primeiros socorros, junto com tantos rapazes que, como eu, sonhavam em fazer esse serviço e nos tornamos todos amigos”, disse ao portal de notícias.

Questionada se sofreu com alguma discriminação por ser mulher durante os cursos, Monti ressaltou que não sentiu nada, “nenhuma competição, mas muita amizade e parceria”. Agora, ela aguarda a determinação sobre qual estação de gôndolas irá atuar e a data de início.

Uma das primeiras a parabenizar a nova gondoleira foi a própria Boscolo: “Estou extremamente feliz que depois de 12 anos, e de ser a única mulher gondoleira, consegui abrir um caminho para outras mulheres que têm a mesma paixão que eu. Conheço Gioia desde quando éramos pequenas e tínhamos já muito em comum: éramos duas mulheres de caráter forte, hoje somos duas mães, duas mulheres com uma paixão e um sonho realizado”.

Fonte: Ansa

Comentários

Leave A Comment