Morreu ontem, 30 de outubro, aos 93 anos, Ado Campeol, dono do restaurante “Le Beccherie“, em Treviso, Itália, apontado como o local que inventou a famosa sobremesa Tiramisu. A causa do falecimento não foi informada pela família, que se limitou a dizer que o funeral será realizado no dia 2 de novembro.

Apesar de muitas dúvidas sobre a origem do doce, o que não deixa dúvidas é que foi ali que o doce se popularizou nos anos 1960.

Segundo diversos estudos, Ado e sua esposa Alba pegaram a receita do sbatudin e adicionaram mascarpone para servir aos clientes.

No entanto, os Campeol nunca ficaram brigando pela origem da receita o que provocou diversas variações da sobremesa. Na década de 1970, a Accademia Italiana della Cucina certificou a criação da família.

Pouco depois, em 1981, o especialista em gastronomia Giuseppe Maffioli escreveu sobre o Tiramisu, que ainda não era conhecido nacionalmente, e afirmou que o prato foi criado no “Le Beccherie”.

Além do doce, a família é considerada uma das mais importantes na popularização de pratos tradicionais de Treviso e região.

“Com Ado Campeol, Treviso perde uma outra estrela de sua história enogastronômica. A sua longa atividade de dono de restaurante e as suas ‘Beccherie’ atravessaram décadas do que há de melhor na tradição local, feita de acolhimento, qualidade e daquele sorriso largo que nunca faltava em seu rosto”, afirmou o governador da região do Vêneto, Luca Zaia.

“Em seu restaurante, graças à intenção e à criatividade de sua esposa, nasceu um dos doces mais famosos do mundo como o Tiramisù, certificado pela Accademia Italiana della Cucina”, acrescentou ainda.

Fonte: Ansa

Comentários

Leave A Comment