Quem visita o Paraná pode programar um novo passeio: a Região Sul do Paraná que se organizou como a décima quinta região turística que une dez cidades e suas atrações.

Ali o turista vai encontrar diversas formas de turismo como o religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico.

A região se destaca pela produção da erva-mate. É ali que está a maior produção nacional do tipo nativa e o cultivo se dá no sistema agroflorestal em associação com a mata de araucárias nativas. Então, o passeio para quem gosta de um bom chimarrão, já garante a erva para a cuia. Mas os produtores estão agregando valor e oferecendo outros produtos: infusões, energéticos e cosméticos. Alguns espaços gastronômicos e de hospitalidade desenvolveram receitas que levam o mate como ingrediente. E o produto de São Mateus do Sul já conquistou a Indicação Geográfica no Instituto Nacional de Propriedade Industrial agregando valor e referência à erva-mate.

Colonização

E não é só a erva-mate a bebida que pode ser apreciada na região Sul do Paraná. Bituruna (320 km de Curitiba) é conhecida como a Capital do Vinho paranaense. Ali, várias terras estão em altitudes que ultrapassam os mil metros e a cidade apresenta espaço propício para o cultivo da uva, trazida à região pelos colonizadores italianos em meados do século passado. Quase uma centena de pequenos agricultores cultivam a uva escoada para o processamento nas vinícolas locais. Várias experiências turísticas em torno da uva e do vinho podem ser vividas no município que se organiza nessa temática e já depositou junto ao INPI o seu pedido de registro de Indicação Geográfica a fim de proteger e promover a cultura e a produção de vinho local.

A diversidade de povos que colonizaram a região traz uma mistura cultural que se percebe nas tradições, na religiosidade, nas manifestações culturais e na gastronomia. Várias igrejas históricas guardam a fé dos vários povos com destaque para as ucranianas que tem uma beleza exótica. Descendentes de poloneses, ucranianos, italianos e alemães, caboclos e indígenas, todos contribuem com sua história, sabores e saberes na região Sul do Paraná. É uma viagem a outras culturas sem precisar sair do país.

O turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu como protagonista. Passeios de barco percorrem as curvas do rio contando a história da região por onde passavam os barcos a vapor carregados de erva-mate e madeira. A represa da usina de Foz do Areia garante superfície de lago para a navegação e prática de esportes náuticos com casas de veraneio em sua orla.

A região é farta em cachoeiras nos vários rios que concorrem para o Iguaçu sendo propícia para esportes de aventura e ecoturismo, principalmente na divisa com a catarinense Porto União.

A oferta de hospedagem e espaços gastronômicos atende ao volume de visitantes havendo boas opções de acomodações e restaurantes.

A região conta com vários roteiros, como a Rota Sul das Cachoeiras, city tour, passeio de barco, o Roteiro Ucraniano Kalena em União da Vitória, a Rota do Vinho em Bituruna, o Caminho das Delícias e Aventura de Pinhão.

A maior Santa

Em União da Vitória (240 km de Curitiba), o Morro do Cristo com a estátua do Sagrado Coração de Jesus, a segunda maior imagem de Cristo, recebe anualmente cerca de 35 mil visitantes.

Outra atração na cidade é a Estação Ferroviária União, construída metade no Paraná e metade em Santa Catarina (Porto União) junto com a Praça Coronel Amazonas, a Ponte do Arco, o Parque Histórico Iguassú, além de várias cachoeiras.

Indicações de hotéis em União da Vitória: Hotel 10 e  Hotel Riad.

Se quiser visitar a maior estátua de Santa do mundo, vá para Bituruna. Ali está a estátua de Santa Bárbara com seus 34 metros de altura. E logo na entrada da cidade você tem a certeza de estar na terra do vinho: um enorme garrafão é o cartão de visitas para os turistas. A culinária italiana é destaque no município.

Indicação de hotel em Bituruna: Hotel Grezelle.

A 300 km de Curitiba está Pinhão com suas cachoeiras, rios, paredões de pedra, lagos de represas, trilhas e construções fazem parte do cenário turístico do município, além das tradições cultivadas pelo povo e as expressões culturais como artesanato, música e dança.

Indicação de hotel em Pinhão: Pinhão Park Hotel.

Salão de Molas

Conheça a localidade de Faxinal do Céu, a 25 minutos do centro da cidade, onde os visitantes entram em contato com espécies vegetais de todos os continentes. O solo, a altitude e o clima da região favoreceram o bom desenvolvimento das espécies, que, entre os meses de março e junho, proporcionam um belo espetáculo de cores. No local, funciona o Centro de Capacitação Profissional Faxinal do Céu, espaço para atividades como o “momento de vida saudável”, pesca e apresentações artísticas e culturais.

Quer relaxar? Porto Vitória (260 km de Curitiba) é o local certo para você pegar uma vara e pescar nos pesque e pague. Logo na entrada o município tem uma cachoeira – Cachoeira do Rio Espingarda – e na cidade conheça o Salão de Molas, fundado em 1945, que mantém a construção original, apresentando entre os pilares de sustentação e a base do assoalho, molas aspirais. O Salão foi construído para bailes.

São Mateus do Sul (160 km de Curitiba) é a Terra da Erva Mate e por isso você não pode deixar de visitar a Rua do Mate com uma caixa d’água em formato de cuia. A cidade, de pouco mais de quarenta mil habitantes tem belas referências culturais polonesas, cujos descendentes chegaram à região no início do século XIX, o Monumento Vapor Pery, a Igreja Centenária da Água Branca e a Igreja Matriz São Mateus.

Indicações de hotéis em São Mateus do Sul: Dom Leopoldo Hotel, São Mateus Hotel e Sadas Hotel.

Um pouco mais distante da capital paranaense (a 300 km), General Carneiro é uma das cidades mais frias do Estado e suas temperaturas baixas fazem a paisagem ficar branquinha em razão das geadas, congelando as águas também. Mas não tenha medo, é só se agasalhar e ir visitar a Igreja do Divino Espírito Santo, Igreja Ucraniana São Miguel Arcanjo, o Lago Kuriukaka e o Monumento Cruz do Aviador.

Eventos

O Santuário Nossa Senhora dos Corais é o grande destaque em Antônio Olinto (150 km de Curitiba) que recebe muitos visitantes de turismo religioso. Já em Paula Freitas (230 km de Curitiba), uma cultura agrícola moldou os modos e costumes dos seus moradores: a melancia. Além da Festa Estadual da Melancia, belas paisagens, formadas por cachoeiras e parques naturais e aquáticos, são opções para passeio.

Cruz Machado (290 km de Curitiba) é o segundo maior município do Paraná, e tem belas paisagens que muito caracteriza toda a região. Destaque para a Capelinha do Paredão, a Araucária Gigante e o Museu Etnográfico da Imigração Polonesa.

Imigrantes poloneses e ucranianos mantém, em Paulo Frontin (210 km de Curitiba), as tradições culturais presentes nas práticas religiosas, festas típicas e costumes da população. Possui igrejas com belíssimas pinturas internas e não deixe de visitar a antiga Estação Ferroviária.

Vários eventos acontecem na região: Festa da Costela em União da Vitória, Festa da Uva e do Vinho em Bituruna, Festa da Melancia em Paula Freitas, Festa da Erva-Mate em Cruz Machado e São Mateus do Sul, Festa do Pinhão e do Divino em Pinhão, Festa do Lambari e Einwander Fest em Porto Vitória, Festa do Carneiro Desossado em General Carneiro, entre outras.

E a região está organizando o Circuito Interestadual de Cicloturismo do Vale do Iguaçu com aproximadamente 400 km de extensão, a mais longa rota de cicloturismo e a única interestadual do Sul do Brasil que passará por sete municípios e deve estar pronta para o verão: Porto Vitória, União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, no Paraná, e Porto União, Matos Costa e Irineópolis, em Santa Catarina.

E, para o final do ano, pode programar um passeio a borda de uma locomotivo centenária, a Maria Fumaça 310 que vai percorrer um trecho entre União da Vitória e Porto União passando por túneis e estações.

Com informações de Anery Junior Baggio, consultor do Sebrae-PR e Atema (Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu)

Discover the South of Paraná: 10 cities for all types of tourism

Anyone visiting Paraná can schedule a new tour: the Southern Region of Paraná, which was organized as the fifteenth tourist region that unites ten cities and their attractions.

There, tourists will find various forms of tourism such as religious, rural, wine tourism, ecotourism, visiting natural areas, business and events tourism, nautical, cultural and historical tourism and technological-scientific tourism.
The region stands out for the production of yerba mate. It is there that the largest national production of the native type is located and the cultivation takes place in the agroforestry system in association with the native araucaria forest. So, the tour for those who like a good mate, already guarantees the herb for the gourd. But producers are adding value and offering other products: infusions, energy drinks and cosmetics. Some gastronomic and hospitality spaces have developed recipes that use mate as an ingredient. And the product from São Mateus do Sul has already won the Geographical Indication at the National Institute of Industrial Property, adding value and reference to yerba mate.

Colonization

And it’s not just the yerba mate drink that can be enjoyed in the southern region of Paraná. Bituruna (320 km from Curitiba) is known as the Wine Capital of Paraná. There, several lands are at altitudes that exceed one thousand meters and the city presents a favorable space for the cultivation of grapes, brought to the region by Italian settlers in the middle of the last century. Nearly a hundred small farmers grow the drained grape for processing in local wineries. Several tourist experiences around grapes and wine can be lived in the municipality that organizes itself in this theme and has already filed with the INPI its application for registration of Geographical Indication in order to protect and promote the culture and production of local wine.

The diversity of peoples who colonized the region brings a cultural mix that can be seen in traditions, religiosity, cultural manifestations and gastronomy. Several historic churches keep the faith of various peoples, with emphasis on the Ukrainian ones, which have an exotic beauty. Descendants of Poles, Ukrainians, Italians and Germans, caboclos and indigenous people, all contribute with their history, flavors and knowledge in the southern region of Paraná. It’s a trip to other cultures without having to leave the country.

Nautical tourism is a tradition in the region that has the Iguaçu River as its protagonist. Boat trips run along the curves of the river, telling the story of the region where steamboats loaded with yerba mate and wood passed by. The Foz do Areia power plant dam guarantees a lake surface for navigation and water sports with summer houses on its edge.

The region is full of waterfalls on the various rivers that flow into the Iguaçu and is conducive to adventure sports and ecotourism, especially on the border with Santa Catarina’s Porto União.

The offer of accommodation and gastronomic spaces meets the volume of visitors, with good options for accommodation and restaurants.

The region has several itineraries, such as the South Waterfall Route, city tour, boat trip, the Kalena Ukrainian Route in União da Vitória, the Wine Route in Bituruna, the Caminho das Delícias and Aventura de Pinhão.

The greatest saint

In União da Vitória (240 km from Curitiba), the Morro do Cristo with the statue of the Sacred Heart of Jesus, the second largest image of Christ, receives around 35,000 visitors annually.

Another attraction in the city is the União Railroad Station, built half in Paraná and half in Santa Catarina (Porto União) along with Praça Coronel Amazonas, Ponte do Arco, the Parque Histórico Iguassu, in addition to several waterfalls.

Indications of hotels in União da Vitória: Hotel 10 and  Hotel Riad.

If you want to visit the biggest statue of Santa in the world, go to Bituruna. There is the statue of Santa Barbara with its 34 meters high. And right at the entrance to the city, you are sure to be in the land of wine: a huge bottle is the visiting card for tourists. Italian cuisine is highlighted in the municipality.

Indication of hotel in Bituruna: Hotel Grezelle.

300 km from Curitiba is Pinhão with its waterfalls, rivers, stone walls, lakes with dams, trails and buildings are part of the tourist scene of the city, in addition to the traditions cultivated by the people and cultural expressions such as handicrafts, music and dance.

Indication of hotel in Pinhão: Pinhão Park Hotel.

Spring Hall

Get to know Faxinal do Céu, 25 minutes from downtown, where visitors come into contact with plant species from all continents. The soil, altitude and climate of the region favored the good development of the species, which, between the months of March and June, provide a beautiful spectacle of colors. The Faxinal do Céu Professional Training Center operates at the site, a space for activities such as the “moment of healthy living”, fishing and artistic and cultural presentations.

Want to relax? Porto Vitória (260 km from Curitiba) is the right place for you to get a rod and fish in the fish and pay. Right at the entrance, the municipality has a waterfall – Cachoeira do Rio Espingarda – and in the city, discover the Salão de Molas, founded in 1945, which maintains the original construction, with spiral springs between the supporting pillars and the base of the floor. The Hall was built for balls.

São Mateus do Sul (160 km from Curitiba) is the Land of Erva Mate and that is why you cannot miss Rua do Mate with a water tank in the shape of a gourd. The city, with just over forty thousand inhabitants, has beautiful Polish cultural references, whose descendants arrived in the region in the beginning of the 19th century, the Vapor Pery Monument, the Centenary Church of Água Branca and the Igreja Matriz São Mateus.

Indications for hotels in São Mateus do Sul: Dom Leopoldo Hotel, São Mateus Hotel and Sadas Hotel.

A little further from the capital of Paraná (300 km), General Carneiro is one of the coldest cities in the state and its low temperatures make the landscape whiter due to the frosts, freezing the waters as well. But don’t be afraid, just warm up and visit the Church of the Divine Holy Spirit, Ukrainian Church of São Miguel Arcanjo, Lake Kuriukaka and the Monumento Cruz do Aviador.

Events

The Nossa Senhora dos Corais Sanctuary is the highlight in Antônio Olinto (150 km from Curitiba) which receives many visitors from religious tourism. In Paula Freitas (230 km from Curitiba), an agricultural culture shaped the ways and customs of its residents: the watermelon. In addition to the State Watermelon Festival, beautiful landscapes, formed by waterfalls and natural and water parks, are options for a tour.

Cruz Machado (290 km from Curitiba) is the second largest municipality in Paraná, and has beautiful landscapes that characterize the entire region. Highlight for Capelinha do Paredão, Araucaria Gigante and the Ethnographic Museum of Polish Immigration.

Polish and Ukrainian immigrants maintain, in Paulo Frontin (210 km from Curitiba), the cultural traditions present in the religious practices, typical festivals and customs of the population. It has churches with beautiful internal paintings and be sure to visit the old train station.

Several events take place in the region: Rib Festival in União da Vitória, Grape and Wine Festival in Bituruna, Watermelon Festival in Paula Freitas, Yerba Mate Festival in Cruz Machado and São Mateus do Sul, Pinhão and Divine Festival in Pinhão, Lambari Festival and Einwander Fest in Porto Vitória, Boneless Lamb Festival in General Carneiro, among others.

And the region is organizing the Vale do Iguaçu Interstate Cycle Tourism Circuit, approximately 400 km long, the longest cycle tourism route and the only interstate in southern Brazil that will pass through seven municipalities and should be ready for the summer: Porto Vitória , União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, in Paraná, and Porto União, Matos Costa and Irineópolis, in Santa Catarina.

And, towards the end of the year, you can plan a ride on the edge of a century-old locomotive, the Maria Fumaça 310, which will cover a stretch between União da Vitória and Porto União, passing through tunnels and stations.

With information from Anery Junior Baggio, Sebrae-PR consultant and Atema (Association of Tourism and Environment of Vale do Iguaçu)

Descubre el Sur de Paraná: 10 ciudades para todo tipo de turismo

Cualquiera que visite Paraná puede programar un nuevo recorrido: la Región Sur de Paraná, que se organizó como la decimoquinta región turística que une diez ciudades y sus atractivos.

Allí, el turista encontrará diversas modalidades de turismo como el religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a espacios naturales, turismo de negocios y eventos, turismo náutico, cultural e histórico y turismo científico-tecnológico.

La región se destaca por la producción de yerba mate. Es allí donde se ubica la mayor producción nacional de tipo nativo y el cultivo se realiza en el sistema agroforestal en asociación con el bosque nativo de araucaria. Entonces, el recorrido para quienes gustan de un buen mate, ya garantiza la hierba para la calabaza. Pero los productores están agregando valor y ofreciendo otros productos: infusiones, bebidas energéticas y cosméticos. Algunos espacios gastronómicos y de hostelería han desarrollado recetas que utilizan el mate como ingrediente. Y el producto de São Mateus do Sul ya obtuvo la Indicación Geográfica en el Instituto Nacional de Propiedad Industrial, agregando valor y referencia a la yerba mate.

Colonización

Y no es solo la bebida de yerba mate la que se puede disfrutar en la región sur de Paraná. Bituruna (320 km de Curitiba) es conocida como la Capital del Vino de Paraná. Allí, varios terrenos se encuentran en altitudes que superan los mil metros y la ciudad presenta un espacio propicio para el cultivo de la vid, traído a la región por los colonos italianos a mediados del siglo pasado. Casi un centenar de pequeños agricultores cultivan la uva escurrida para su procesamiento en las bodegas locales. Varias experiencias turísticas en torno a la uva y el vino se pueden vivir en el municipio que se organiza en esta temática y ya ha presentado ante el INPI su solicitud de registro de Indicación Geográfica con el fin de proteger y promover la cultura y producción del vino local.

La diversidad de pueblos que colonizaron la región trae una mezcla cultural que se puede ver en tradiciones, religiosidad, manifestaciones culturales y gastronomía. Varias iglesias históricas mantienen la fe de diferentes pueblos, con énfasis en las ucranianas, que tienen una belleza exótica. Descendientes de polacos, ucranianos, italianos y alemanes, caboclos e indígenas, todos aportan su historia, sabores y conocimientos en la región sur de Paraná. Es un viaje a otras culturas sin tener que salir del país.

El turismo náutico es una tradición en la región que tiene al río Iguazú como protagonista. Los paseos en bote recorren las curvas del río, contando la historia de la región por donde pasaban los barcos de vapor cargados de yerba mate y madera. La presa de la central eléctrica de Foz do Areia garantiza una superficie de lago para la navegación y los deportes acuáticos con casas de verano en su borde.

La región está llena de cascadas en los varios ríos que desembocan en el Iguazú y es propicia para los deportes de aventura y el ecoturismo, especialmente en la frontera con Porto União de Santa Catarina.

La oferta de alojamiento y espacios gastronómicos responde al volumen de visitantes, con buenas opciones de alojamiento y restauración.

La región cuenta con varios itinerarios, como la Ruta de las Cataratas del Sur, city tour, paseo en barco, Ruta Kalena Ucraniana en União da Vitória, Ruta del Vino en Bituruna, Caminho das Delícias y Aventura de Pinhão.

El santo más grande

En União da Vitória (240 km de Curitiba), el Morro do Cristo con la estatua del Sagrado Corazón de Jesús, la segunda imagen más grande de Cristo, recibe alrededor de 35.000 visitantes al año.

Otro atractivo de la ciudad es la Estación de Ferrocarril União, construida mitad en Paraná y mitad en Santa Catarina (Porto União) junto con Praça Coronel Amazonas, Ponte do Arco, el Parque Histórico Iguassu, además de varias cascadas.

Indicaciones de hoteles en União da Vitória: Hotel 10 y Hotel Riad.

Si quieres visitar la estatua de Santa más grande del mundo, ve a Bituruna. Allí está la estatua de Santa Bárbara con sus 34 metros de altura. Y justo en la entrada de la ciudad, seguro que estás en la tierra del vino: una botella enorme es la tarjeta de visita de los turistas. La cocina italiana se destaca en el municipio.

Indicación de hotel en Bituruna: Hotel Grezelle.

A 300 km de Curitiba se encuentra Pinhão con sus cascadas, ríos, muros de piedra, lagos con presas, senderos y construcciones forman parte del panorama turístico de la ciudad, además de las tradiciones cultivadas por la gente y expresiones culturales como la artesanía, la música y baile.

Indicación del hotel en Pinhão: Pinhão Park Hotel.

Salão de Molas

Conozca Faxinal do Céu, a 25 minutos del centro, donde los visitantes entran en contacto con especies vegetales de todos los continentes. El suelo, la altitud y el clima de la región favorecieron el buen desarrollo de la especie, que entre los meses de marzo y junio brindan un hermoso espectáculo de colores. En el recinto funciona el Centro de Formación Profesional Faxinal do Céu, un espacio para actividades como el “momento de la vida sana”, la pesca y las presentaciones artísticas y culturales.

¿Quieres relajarte? Porto Vitória (a 260 km de Curitiba) es el lugar adecuado para conseguir una caña, pescar y pagar. Justo en la entrada, el municipio tiene una cascada – Cachoeira do Rio Espingarda – y en la ciudad, descubra el Salão de Molas, fundado en 1945, que mantiene la construcción original, con resortes en espiral entre los pilares de apoyo y la base del piso. . El Salón fue construido para bailes.

São Mateus do Sul (a 160 km de Curitiba) es la Tierra de Erva Mate y por eso no te puedes perder la Rua do Mate con un tanque de agua en forma de calabaza. La ciudad, con poco más de cuarenta mil habitantes, cuenta con hermosas referencias culturales polacas, cuyos descendientes llegaron a la región a principios del siglo XIX, el Monumento Vapor Pery, la Iglesia Centenaria de Água Branca y la Igreja Matriz São Mateus.

Indicaciones para hoteles en São Mateus do Sul: Hotel Dom Leopoldo, Hotel São Mateus y Hotel Sadas.

Un poco más lejos de la capital Paraná (300 km), General Carneiro es una de las ciudades más frías del estado y sus bajas temperaturas hacen que el paisaje sea más blanco por las heladas, congelando también las aguas. Pero no tengas miedo, solo calienta y visita la Iglesia del Divino Espíritu Santo, la Iglesia Ucraniana de São Miguel Arcanjo, el Lago Kuriukaka y el Monumento Cruz do Aviador.

Eventos

El Santuario de Nossa Senhora dos Corais es el punto culminante de Antônio Olinto (a 150 km de Curitiba) que recibe muchos visitantes del turismo religioso. En Paula Freitas (230 km de Curitiba), una cultura agrícola dio forma a las formas y costumbres de sus habitantes: la sandía. Además del Festival Estatal de la Sandía, hermosos paisajes, formados por cascadas y parques naturales y acuáticos, son opciones para un recorrido.

Cruz Machado (290 km de Curitiba) es el segundo municipio más grande de Paraná, y tiene hermosos paisajes que caracterizan a toda la región. Destaque para Capelinha do Paredão, Araucaria Gigante y el Museo Etnográfico de la Inmigración Polaca.

Los inmigrantes polacos y ucranianos mantienen, en Paulo Frontin (210 km de Curitiba), las tradiciones culturales presentes en las prácticas religiosas, fiestas típicas y costumbres de la población. Tiene iglesias con hermosas pinturas internas y asegúrese de visitar la antigua estación de tren.

Varios eventos tienen lugar en la región: Festival de la Costilla en União da Vitória, Festival de la Uva y el Vino en Bituruna, Festival de la Sandía en Paula Freitas, Festival de la Yerba Mate en Cruz Machado y São Mateus do Sul, Festival Pinhão y Divine en Pinhão, Festival Lambari y Einwander Fest en Porto Vitória, Festival del Cordero Deshuesado en General Carneiro, entre otros.

Y la región está organizando el Circuito de Cicloturismo Interestatal Vale do Iguaçu, de aproximadamente 400 km de longitud, la ruta de cicloturismo más larga y la única interestatal en el sur de Brasil que pasará por siete municipios y debería estar lista para el verano: Porto Vitória, União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, en Paraná, y Porto União, Matos Costa e Irineópolis, en Santa Catarina.

Y, hacia finales de año, se puede planificar un paseo al borde de una locomotora centenaria, la Maria Fumaça 310, que recorrerá un tramo entre União da Vitória y Porto União, pasando por túneles y estaciones.

Con información de Anery Junior Baggio, consultor de Sebrae-PR e Atema (Asociación de Turismo y Medio Ambiente del Vale do Iguaçu)

Comentários

Leave A Comment