As companhias aéreas no Brasil estão autorizadas a retomar com serviço de bordo. Esta foi uma das decisões tomadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ontem, 12 de maio, com base no avanço da vacinação da população brasileira que permitiram uma redução expressiva no número de casos e óbitos no Brasil, mesmo com o aparecimento e o avanço de novas variantes. As aeronaves também podem voar com capacidade máxima de passageiros. Entretanto, a Agência ressalta que permanece a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que requer que as medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves ainda sejam cautelosas e proporcionais ao risco. O uso das máscaras nas áreas restritas dos aeroportos e nas aeronaves permanece.

A Agência recomenda que os serviços de bordo sejam os mais breves possíveis, de forma a não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos viajantes. Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca dos viajantes, como copos, pratos, garfos e outros.

LEIA: PORTO DE GALINHAS, UM PEDAÇO DO PARAÍSO

Os ônibus que fazem o transporte dos passageiros entre o terminal e as aeronaves voltam a ter sua capacidade máxima de lotação.

Alex Machado Campos, diretor da Anvisa, que relatou a matéria, destacou que “as flexibilizações só foram viáveis devido à manutenção do uso de máscaras de proteção individual nesses ambientes”. O diretor reiterou, ainda, que “as medidas precisam ser paulatinas, os riscos precisam ser continuamente avaliados e sopesados. As camadas de proteção visam permitir o acompanhamento dos benefícios trazidos por novas medidas implementadas, assim como dos eventuais riscos associados”.

As novas orientações entram em vigor a partir de 22 de maio, domingo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Leave A Comment