Descobrir novos destinos é um prazer para todo turista. E muito próximo de um dos pontos turísticos mais frequentados de São Paulo, a bela Campos do Jordão, se encontra uma agradável surpresa: a bucólica e tranquila Santo Antônio do Pinhal. Apenas 15 km de Campos e a 170 km da capital São Paulo, Santo Antônio do Pinhal é para quem quer sossego e lazer ao ar livre e isso com boa gastronomia e hospedagens aconchegantes.

Além dos pontos turísticos, a cidade é adepta ao turismo wellness, que busca proporcionar vivências exclusivas e focadas no bem-estar, estimulando atividades junto a natureza para escapar do estresse da vida diária.

Com uma população que beira os 7 mil habitantes e avaliada pelo Booking entre as cidades com melhor receptividade do Brasil, Santo Antônio do Pinhal conta com quase 90 pousadas dos mais diversos estilos e preços, algumas delas pet friendly.

Estância climática

Santo Antônio do Pinhal (250 km do Rio de Janeiro) é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo. O ar puro a uma altitude de 1.143 metros traz inesquecíveis passeios a montanha, trilhas de vários níveis de dificuldade (Cambraia, Matão, Tropeiro e Zig Zag) e a observação da fauna e da flora.

Santo Antônio do Pinhal foi inserida no “Circuito de Observação de Pássaros” de São Paulo. São aproximadamente 269 espécies que podem ser observadas ou fotografadas nas trilhas existentes na cidade.

A cidade também oferece opções para quem curte adrenalina.

Com 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo é considerado um dos melhores pontos para voo livre no Brasil, com visão 360 graus da região, desde a Pedra do Baú até o vale do Paraíba.

Os aventureiros podem realizar a prática do voo livre e, para os iniciantes, o voo duplo. Além disso, a cidade conta com atividades como arvorismo, rapel, cascading, trekking, mountain bike, passeios off-road e a cavalo.

Romantismo

Santo Antonio do Pinhal é considerada um dos principais destinos românticos da Serra da Mantiqueira.

Além dos cenários paradisíacos, a cidade conta com vários passeios românticos que atraem casais em busca de tranquilidade e momentos a dois.

TURISMO: Campos do Jordão

Uma antiga estação ferroviária permite um romântico passeio sobre os trilhos contemplando a Serra da Mantiqueira até a vizinha Campos de Jordão.

Estação Ferroviária: Foto: Foto: Pico Agudo Sport

Também é possível conhecer um parque com diversos jardins temáticos e instagramável, o Ecco Parque.

A cidade tem seu nome devido a capela de Santo Antônio de Pádua, santo casamenteiro, a Igreja foi construída em 1811 e sua visita precisa estar no roteiro.

Gastronomia

Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela gastronomia.

A região central é repleta de restaurantes, são mais de 60, que oferecem desde a boa e saborosa comida caseira até a alta gastronomia.

Além de diversos empórios com produtos artesanais, cervejarias artesanais como a Araukarien que oferece um tour guiado pela fábrica, com degustação.

Quem aprecia truta, tem um restaurante especializado, o Arco Íris, e a dica é a Truta da Serra (Purê de Mandioquinha e Pinhão) ou a com amêndoas.

Truta da Serra: Purê de Mandioquinha e Pinhão), do Arco Íris.

Outro restaurante que vale a pena a visita é o Donna Pinha que sempre traz novidades com chefs renomados.

E para quem viaja com crianças, o restaurante Recanto do Pico tem uma ampla área de lazer com parque e pedalinhos.

Na hora da sobremesa, além dos doces artesanais da região não deixe de visitar a fábrica da sorveteria artesanal Eisland, os gelatos são feitos com leite do gado Jersey da própria fazenda. Um dos sorvetes que você não pode sair sem experimentar é o de torta de laranja.

Turismo Rural

A Serra da Mantiqueira é o segundo maior polo produtor de azeitonas do país.

Fazenda do Campo Alto. Foto: Foto: Bia Pereira/Divulgação.

Em Santo Antonio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, até o processo de extração do azeite. Além disso, oferece uma degustação com diversos tipos do produto, apresentando os sabores e aromas.

A cidade tem diversos artistas locais.

O ateliê Morito Ebine foi escolhido como um dos 25 estúdios de arte mais importantes do mundo pela revista inglesa Monocle. Seu trabalho é respeitado tanto entre designers quanto por artistas. Ele é um dos poucos que utiliza em seus móveis de design o método do encaixe, sem nenhum parafuso.

Ateliê Morito Ebine. Foto: Facebook

A cidade conta com outros ateliês, como o de Eduardo Miguel, na Casa da Mata, que apresenta móveis, luminárias, obras de arte e decorações em madeiras reaproveitadas; e o Atelier André Marx cujo móveis são feitos em madeira amazônica de manejo florestal ou demolição.

Para quem gosta de criar sua própria arte, tem o ateliê de pintura em Cerâmica Cris Quintanilha, onde é possível pintar sua própria peça e conhecer todo o processo de queima.

O point das compras fica na região central do município.

A Adega Pinhal e o Armazém Di Vino contam com várias opções de presentes para levar para quem não pode visitar a cidade.

E por ser uma região com um clima mais frio, vale visitar as malharias, entre elas, a loja de fábrica da Malharia Alves, uma das mais antigas da cidade.

Saiba mais sobre Santo Antônio do Pinhal acesse este link e baixe o guia turístico da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment