A Rota dos Pioneiros já é bem conhecida pelos amantes de trilha aquática. São quase 500 km de aventura pelo Rio Paraná e seus afluentes, de Diamante do Norte, em São Paulo, a Guaíra, no Paraná. O trajeto é longo e é percorrido em cinco dias de caiaque navegando à margem do Rio Paraná e seus afluentes passando por três Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Mas os aventureiros e observadores dessa Rota tem alternativas de passeios de aventuras e contemplação com trechos de curta distância, em locais que você é surpreendido com as belezas naturais da região. A Pachamama Ecoturismo criou um novo passeio na Rota, a Expedição Onça Pintada, que sai buscando do avistamento de animais silvestres e, com sorte, da onça pintada.

Foi o que aconteceu com Sidney, Anderson e Odair quando estavam descendo o Rio Corutuba navegando com dois caiaques e um barco de apoio, a maior parte do tempo utilizando um motor elétrico, muito silencioso. Navegando tão silenciosamente é possível ser surpreendido com visualizações nada comuns: enquanto navegavam avistaram o maior felino da América Latina: a onça pintada.

Foi de repente e todos tomaram um susto. A onça estava ali, muito tranquila. Parecia estar bem alimentada e dominando o espaço, como se fosse a dona do pedaço e ainda fazendo pose para os estranhos. E todos, depois do susto, desfrutaram daquele momento inesquecível e digno de registro. Registraram o felino tão próximo e descontraído em fotos e vídeos.

TURISMO: Rota dos Pioneiros é a primeira trilha aquática do Brasil

A Expedição Onça Pintada acontece numa região preservada que faz parte do Parque Estadual de Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri), onde você, para aventurar, precisa de autorização da direção do Parque.

Para fazer o passeio e sair à busca do avistamento onça pintada, a Pachamama Ecoturismo organiza periodicamente passeios e tem várias opções de roteiros.

Durante a viagem para tentar se encontrar e contemplar a onça pintada, é possível ver outros animais silvestres, aves e peixes, e ainda observar as belezas da flora regional. O contato para a Expedição é feito no (67)99263-7070.

Lúcio Freire dos Santos, jornalista da Abrajet-PR, com fotos de Sidney Sá

Comentários

Leave A Comment