O Palazzo Ducale de Gênova, na Itália, tem dois robôs humanoides para entreter e informar visitantes, informou a diretora da instituição, Serena Bertolucci.

Chamados de Constantina e Constantino, os dois têm cerca de 1,2 metro de altura e serão os responsáveis por dar informações, fazer jogos e outras ações de entretenimento em momentos em que as pessoas estão esperando para entrar no local ou entre as salas do museu.

Os robôs que estão no Palazzo Ducale são capazes de conversar, compreender e reagir a emoções, mover-se autonomamente e reconhecer vozes graças a um software desenvolvido pela Madlab 2.0 e pela Escola de Robótica local.

“Graças à generosidade da Fundação Costa esses robôs são nossos e entrarão em serviço na bilheteria e em espaços que antecedem as mostras para entreter os visitantes – também em momentos que possa haver formação de filas. Eles poderão dar todas as informações necessárias sobre mostras e eventos, conhecem a história do palácio, mas também podem jogar e divertir os mais pequenos”, acrescenta Bertolucci.

O diretor de Sustentabilidade da Costa Concordia, fundação que doou os robôs, Davide Triacca, ressaltou que “com essa iniciativa, reforçamos ainda mais a relação que sempre nos ligou a Gênova, favorecendo a fruição e a promoção do patrimônio cultural da cidade de maneira criativa e divertida”.

Fonte: Ansa

Comentários

Leave A Comment