Os cem anos da Semana de Arte Moderna serão comemorados na Pinacoteca de São Paulo com mostra de obras de artistas modernistas. O museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abre na quarta-feira, 26 de janeiro, uma exposição que também integra as comemorações dos 468 anos da capital paulista e da Agenda Tarsila. A exposição vai até 31 de dezembro.

Amigos, de Di Cavalcanti. Foto: : Isabella Matheus

Quem visitar o edifício Pinacoteca Luz poderá reconhecer, entre as mais de mil obras espalhadas pelas dezenove salas que compõem a mostra Pinacoteca: Acervo, 134 trabalhos de autoria de artistas ligados ao modernismo. Esses estarão identificados com um selo. Dentre essas obras, uma estava presente na exposição histórica da Semana de 1922 que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, a pintura Amigos, de Di Cavalcanti (Sala 16).

Agenda Tarsila

Destaques do acervo faz parte da programação da Agenda Tarsila, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada um dos marcos mais importantes da cultura brasileira.

As mostras ficam abertas de quarta a segunda, das 10h às 18h, e ingressos podem ser adquiridos clicando aqui. Aos sábados, a entrada é gratuita e pode ser reservada com antecedência pelo site.

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment