Foi divulgada a lista dos melhores restaurantes do Latin America’s 50 Best Restaurants 2020 que está na oitava edição. O Don Julio, em Buenos Aires, foi eleito The Best Restaurant in Latin America 2020 e o Pujol, na Cidade do México, leva para casa o prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award 2020.
É a primeira vez que o Don Julio assume o primeiro lugar, garantindo seu status de The Best Restaurant in Latin America em 2020. O restaurateur e sommelier Pablo Rivero que comanda o restaurante, alcançou reconhecimento internacional por sua hospitalidade exemplar, carta de vinhos e abordagem diferenciada dos ingredientes. Toda a carne do Don Julio vem de gado Aberdeen Angus e Hereford, alimentados com capim, criados no interior de Buenos Aires e envelhecidos por pelo menos 21 dias para atingir a maturidade ideal
O restaurante Maido, de Lima (Peru), eleito três vezes o Best Restaurant in Latin America, deixa o trono ao levar o segundo lugar, enquanto o restaurante Central, também de Lima, ocupa a terceira posição. O Central também foi homenageado com o Gin Mare Art of Hospitality Award, pelo qual a Academia elogiou seu estilo de serviço descontraído, mas altamente profissional. Esses dois restaurantes são seguidos pelo A Casa do Porco, em São Paulo, no 4º lugar, e Pujol na Cidade do México, no 5º.
O Peru conta com o maior número de integrantes na lista de 2020, com onze restaurantes, incluindo o Mayta, que recebeu o Highest Climber Award, patrocinado pelo illycaffè. A Argentina vem logo em seguida, com dez restaurantes no ranking, incluindo dois novos estabelecimentos: o El Preferido de Palermo e Osaka, ambos em Buenos Aires.
O Brasil conquistou nove posições, incluindo um novo restaurante, o Corrutela em São Paulo, e o Manu, em Curitiba, está na 44ª posição. O México iguala o desempenho do Brasil com nove restaurantes na lista.
Colômbia e Chile têm quatro posições cada e o Equador conquistou um espaço inaugural no ranking com o Nuema, eleito o Best Restaurant in Ecuador.
Este ano, os Latin America’s 50 Best Restaurants apresentam seis novos estabelecimentos no ranking. O restaurante Mérito, de Lima (Peru), recebe o Highest New Entry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles, após ocupar o 37º lugar na lista; Osaka e El Preferido de Palermo, em Buenos Aires (Argentina), classificam-se em 36º e 47º, respectivamente; Nuema em Quito (Equador) está na 48ª posição; Celele em Cartagena (Colômbia) está em 49º; e Corrutela, em São Paulo, é o 50º.
Lista completa
Aqui a lista completa do Latin America’s 50 Best Restaurants 2020 que tem patrocínio aa S.Pellegrino & Acqua Panna:
- Don Julio (Buenos Aires, Argentina) também The Best Restaurant in Argentina
- Maido (Lima, Peru) The Best Restaurant in Peru
- Central (Lima, Peru) Gin Mare Art of Hospitality Award
- A Casa do Porco (São Paulo, Brasil) The Best Restaurant in Brasil
- Pujol (Cidade do México, México) The Best Restaurant in México/Flor de Caña Sustainable Restaurant Award
- Boragó (Santiago, Chile) The Best Restaurant in Chile
- El Chato (Bogotá, Colômbia) The Best Restaurant in Colômbia
- Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
- Rosetta (Cidade do México, México)
- Osso (Lima, Peru)
- Quintonil (Cidade do México, México)
- Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
- D.O.M. (São Paulo, Brasil)
- Pangea (Monterrey, México)
- Alcalde (Guadalajara, México)
- Tegui (Buenos Aires, Argentina)
- Sud 777 (Cidade do México, México)
- Kjolle (Lima, Peru)
- Chila (Buenos Aires, Argentina)
- Isolina (Lima, Peru)
- Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
- Astrid y Gastón (Lima, Peru)
- Maní (São Paulo, Brasil)
- Mayta (Lima, Peru) *Highest Climber Award, patrocinado pelo illycaffè
- Harry Sasson (Bogotá, Colômbia)
- Evvai (São Paulo, Brasil)
- Leo (Bogotá, Colômbia)
- Parador La Huella (José Ignacio, Uruguai) *Best Restaurant in Uruguay
- Rafael (Lima, Peru)
- Le Chique (Cancún, México)
- Nicos (Cidade do México, México)
- De Patio (Santiago, Chile)
- Mocotó (São Paulo, Brasil)
- Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
- Mil (Cusco, Peru)
- Máximo Bistrot (Cidade do México, México)
- Mérito (Lima, Peru) Highest New Entry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles
- Osaka (Buenos Aires, Argentina) New Entry
- El Baqueano (Buenos Aires, Argentina)
- Narda Comedor (Buenos Aires, Argentina)
- Restaurante 040 (Santiago, Chile)
- Maito (Cidade do Panamá, Panamá) Best Restaurant in Panamá
- Aramburu (Buenos Aires, Argentina) Re-Entry
- Manu (Curitiba, Brasil)
- La Mar (Lima, Peru)
- Ambrosía (Santiago, Chile)
- El Preferido de Palermo (Buenos Aires, Argentina) New Entry
- Nuema (Quito, Equador) *Best Restaurant in Ecuador/New Entry
- Celele (Cartagena, Colômbia) New Entry
- Corrutela (São Paulo, Brasil) New Entry
Outros premiados
O Latin America’s Best Pastry Chef Award 2020 foi concedido à chef Sofia Cortina, do restaurante La Vitrine, na Cidade do México. Cortina tem estudo clássico na confeitaria francesa e trabalhou na seção de confeitaria em cozinhas de alguns dos mais relevantes restaurantes do mundo. Ela cria generosos bolos e delicados doces com cobertura de frutas, junto com seu prato de assinatura: uma variação da sobremesa francesa clássica Vacherines, que combina camadas de merengue, coulis e sorvetes leves.
O Flor de Caña Sustainable Restaurant Award 2020 foi entregue ao restaurante Pujol, da Cidade do México. O prêmio reconhece o estabelecimento na lista que atinge a mais alta classificação geral de sustentabilidade, conforme avaliado por especialistas em sustentabilidade do Food Made Good Global. O compromisso do chef-proprietário Enrique Olvera e de sua equipe em obter ingredientes de produtores locais e preservar a biodiversidade da região aumentou durante a pandemia. A dedicação do Pujol e de sua equipe é inabalável.
O Gin Mare Art of Hospitality Award 2020, que reconhece a excelência em serviço de restaurantes e experiências gastronômicas, foi concedido ao restaurante Central, em Lima (Peru). Administrado pelo casal Virgilio Martínez e Pia León, o restaurante em si é uma vitrine da biodiversidade do Peru. O estilo de serviço é descontraído e acolhedor, mas sempre altamente profissional, com uma equipe treinada para transmitir as histórias por trás do menu e dos ingredientes com paixão e personalidade.
Ocupando o 24º lugar na lista Latin America’s 50 Best Restaurants, o restaurante Mayta, de Lima (Peru), foi premiado com o Highest Climber Award 2020, patrocinado pelo illycaffè, após subir 25 posições em comparação ao ano passado. O empreendimento do chef Jaime Pesaque ganhou sua primeira inclusão nos Latin America’s 50 Best Restaurants em 2019 e foi elogiado por seu uso criativo de ingredientes e sabores locais, combinado com sua técnica bem sucedida.
Estreando na lista no 37º lugar, o restaurante Mérito, de Lima (Peru), recebeu o Highest New Entry Award 2020, promovido pela Aspire Lifestyles. No restaurante, os chefs venezuelanos Juan Luis Martínez e José Luis Saume atualizam os pratos de sua terra natal e dão aos ingredientes peruanos uma nova identidade.
Prêmios pré-anunciados
O Latin America’s Best Female Chef 2020 foi dedicado à Narda Lepes, chef-proprietária do restaurante Narda Comedor, em Buenos Aires (Argentina). Agora em seu oitavo ano, o prêmio visa apoiar e promover a inclusão na esfera culinária, e dar a oportunidade ao público feminino de inspirar futuras gerações de mulheres jovens, tanto na cozinha como fora dela.
Janaina Rueda, chef-proprietária do A Casa do Porco e O Bar da Dona Onça, ambos em São Paulo, levou para casa o American Express Icon Award 2020, que homenageia um indivíduo que fez uma contribuição marcante para a indústria de restaurantes e usou seus perfis para aumentar a conscientização e impulsionar para uma mudança positiva. O prêmio reflete seu compromisso com a comunidade, desde a campanha por refeições escolares saudáveis e gastronomia inclusiva, até a mobilização de líderes da indústria em torno dos esforços de combate à Covid-19, e a ajuda a comunidades vulneráveis durante a pandemia.
O restaurante Fauna, no Vale de Guadalupe (México), dirigido por David Castro Hussong e Maribel Aldaco Silva, recebeu o Miele One To Watch Award 2020. O prêmio reconhece um restaurante emergente de destaque com grande potencial para subir no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants em anos futuros.
A chef Leonor Espinosa, do restaurante Leo em Bogotá (Colômbia), é homenageada com o Estrella Damm Chefs’ Choice Award 2020. Votado pelos próprios chefs da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, o prêmio reconhece um indivíduo que conquistou o respeito de seus pares por seu trabalho inspirador e liderança no setor de hospitalidade. Espinosa é conhecida por sua intenção pioneira de reviver as tradições culinárias colombianas e por usar a comida para promover o desenvolvimento cultural e social em comunidades indígenas, afrodescendentes e rurais.
Para destacar o amplo e diversificado cenário gastronômico da região e apoiar a recuperação do setor hoteleiro, o Latin America’s 50 Best Restaurants – em associação com a S.Pellegrino & Acqua Panna – também anunciou El Espíritu de América Latina, uma coleção sem classificação de restaurantes que tiveram um impacto positivo em suas comunidades e na culinária local, seja durante a crise recente ou por um longo período. Com estabelecimentos em 43 cidades de 17 países e cobrindo mais de 9.000 km de Monterrey, no norte do México, a Puerto Natales, no sul do Chile, El Espíritu de América Latina reflete a diversidade da região, ricas tradições culinárias e cozinhas ancestrais.
Para ver a coleção completa de restaurantes que fazem parte do El Espíritu de América Latina, clique aqui.
Como é feita a lista
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por mais de 250 membros votantes regionais, cada um dos quais é escolhido a dedo por sua opinião especializada sobre o cenário de restaurantes da América Latina. Os votos dessa Academia compõem a lista Latin America’s 50 Best Restaurants, um barômetro anual de sabor. A Academia está dividida em quatro regiões: México e América Central, América do Sul (Norte), América do Sul (Sul) e Brasil. Cada região tem uma cadeira na Academia e 62 outros membros votantes, formados por jornalistas, críticos de comida, chefs, donos de restaurantes e gourmands. Este ano, cada membro enviou 10 votos sobre o que eles consideraram suas melhores experiências gastronômicas dos 15 meses anteriores (devido à pandemia, o período de votação deste ano foi de janeiro de 2019 a março de 2020), e pelo menos quatro desses votos foram para restaurantes fora seu próprio país. Para ver mais detalhes sobre o processo de votação do Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto da capa: Foto: Turismo Buenos Aires