AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.1 min

PUBLICADO EM

05/03/2017

As refeições de negócios são uma prática cada vez mais frequente no universo corporativo. Hoje temos não só almoços e jantares de negócios, mas também café da manhã.

Como toda reunião profissional, merece ser cuidadosamente preparada, e precisamos estar atentos a todos os detalhes. Preparei algumas dicas fundamentais para que sua próxima seja um sucesso.

Se você convida

– Antes de reservar o restaurante, é sempre delicado perguntar ao convidado que tipo de comida ele gosta, se ele tem alguma restrição. Sabendo disso, procure um lugar que atenda aos requisitos e que seja perto do seu convidado e, de preferência, que você já conheça.

– Reserve uma mesa e chegue 10 minutos antes do horário marcado. Não peça nada além de água.

– Levante-se quando o seu convidado chegar. Ofereça algo para beber. No momento de escolher os pratos, recomende o prato na faixa mais alta de preços. Isso o deixará à vontade para escolher o que ele quiser.

– Se você convidou, a conta é sua. Isso independe de gênero, vale para homens e mulheres. Seja discreto no momento de pagar a conta. Antes que o encontro aconteça, procure se informar sobre a política de Ética e Conduta, pois algumas empresas não permitem que fornecedores paguem a conta. Esse é o único caso que justifica que a conta seja dividida.

Se você é o convidado

– Evite chegar com muita antecedência, mas se por acaso acontecer, não peça nada – aguarde seu anfitrião.

– O convidado escolhe primeiro. Evite o prato mais caro do cardápio.

– Espere que o anfitrião inicie a conversa sobre negócios.

Vale para anfitrião e convidado

– Não coloque objetos pessoais sobre a mesa (bolsas, carteiras, celulares, chaves etc).

– Se estiver com dúvidas sobre o cardápio, chame o maître, não há nada de errado em se fazer isso.

– Evite sair da mesa, mas, se precisar, peça licença ao se levantar.

– A etiqueta à mesa pode variar de um país para outro, dependendo de cada cultura. Por isso é sempre bom se informar sobre as regras daquele local.

Aproveite as refeições de negócios para estreitar laços, fortalecer relações de confiança e, consequentemente, gerar negócios.

Karla Giacomet, consultora de imagem

karlagiacomet.com.br

Mais colunas clique Imagem Pessoal

Publicado no Aeroporto Jornal – março/2017

Photo by Helena Lopes on Unsplash

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS