As refeições de negócios são uma prática cada vez mais frequente no universo corporativo. Hoje temos não só almoços e jantares de negócios, mas também café da manhã.
Como toda reunião profissional, merece ser cuidadosamente preparada, e precisamos estar atentos a todos os detalhes. Preparei algumas dicas fundamentais para que sua próxima seja um sucesso.
Se você convida
– Antes de reservar o restaurante, é sempre delicado perguntar ao convidado que tipo de comida ele gosta, se ele tem alguma restrição. Sabendo disso, procure um lugar que atenda aos requisitos e que seja perto do seu convidado e, de preferência, que você já conheça.
– Reserve uma mesa e chegue 10 minutos antes do horário marcado. Não peça nada além de água.
– Levante-se quando o seu convidado chegar. Ofereça algo para beber. No momento de escolher os pratos, recomende o prato na faixa mais alta de preços. Isso o deixará à vontade para escolher o que ele quiser.
– Se você convidou, a conta é sua. Isso independe de gênero, vale para homens e mulheres. Seja discreto no momento de pagar a conta. Antes que o encontro aconteça, procure se informar sobre a política de Ética e Conduta, pois algumas empresas não permitem que fornecedores paguem a conta. Esse é o único caso que justifica que a conta seja dividida.
Se você é o convidado
– Evite chegar com muita antecedência, mas se por acaso acontecer, não peça nada – aguarde seu anfitrião.
– O convidado escolhe primeiro. Evite o prato mais caro do cardápio.
– Espere que o anfitrião inicie a conversa sobre negócios.
Vale para anfitrião e convidado
– Não coloque objetos pessoais sobre a mesa (bolsas, carteiras, celulares, chaves etc).
– Se estiver com dúvidas sobre o cardápio, chame o maître, não há nada de errado em se fazer isso.
– Evite sair da mesa, mas, se precisar, peça licença ao se levantar.
– A etiqueta à mesa pode variar de um país para outro, dependendo de cada cultura. Por isso é sempre bom se informar sobre as regras daquele local.
Aproveite as refeições de negócios para estreitar laços, fortalecer relações de confiança e, consequentemente, gerar negócios.
Karla Giacomet, consultora de imagem
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Publicado no Aeroporto Jornal – março/2017
Photo by Helena Lopes on Unsplash