Feita com carnes cortadas em tiras a base de creme, o strogonoff, que tem raízes russas e francesas, foi ganhando novas versões. A receita do chef Victor Bourguignon, do restaurante Strô, em Curitiba, mostra como fazer o strogonoff com mignon suíno e palha de mandioquinha.

Ingredientes

400 g de mignon suíno

300 ml de creme de leite fresco

50 g de manteiga

80 ml de passata de tomate

2 colheres de sopa de mostarda dijon

2 colheres de sopa de molho inglês

40 g de cebola cortada em cubinhos

Conhaque para flambar

Páprica defumada a gosto

Pimenta tabasco a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

300 g de mandioquinha

Óleo de algodão para fritar

Modo de preparo

Palha de mandioquinha

Com auxílio de um ralador ou processador, ralar na espessura de sua preferência e lavar em água corrente até a água sair limpa. Com um pano de prato limpo, secar muito bem a mandioquinha e levar para fritar em óleo pré-aquecido em fogo médio até dourar. Escorrer em um papel toalha e salgar a gosto.

Strogonoff30

Em uma panela pré-aquecida em fogo alto, selar o mignon suíno previamente temperado com sal e pimenta do reino e cortado em tiras com um fio de azeite. Após bem selado, flambar com o conhaque e reservar.

Na mesma panela, acrescentar a manteiga e a cebola, refogando por 3 minutos. Acrescentar os demais ingredientes e deixar cozinhando por 10 minutos. Retornar o mignon suíno selado e cozinhar por mais 3 minutos. Serva esta receita de strogonoff de mignon suíno ir com arroz branco e a palha de mandioquinha.

Fonte: Assessoria de Imprensa