AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.9 min

PUBLICADO EM

05/05/2014

Quinta Don Bonifácio é uma vinícola familiar situada a 800 metros de altitude em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Seus vinhos e espumantes nascem de vinhedos com as melhores características possíveis para o cultivo da videira: solo pedregoso, excelente drenagem, ótima posição solar e uma boa altitude.

Apesar de a produção estar focada na elaboração de espumantes, a vinícola demostra também com seus vinhos o que há de melhor no terroir brasileiro. O Habitat Brut Champenoise (o método utilizado para a produção do autêntico champagne) da safra 2009, composto por uvas Chardonnay e Pinot Noir, recebeu o primeiro lugar na disputa entre os espumantes nacionais no Expovinis de 2012. É um espumante de coloração amarela palha e perlage fina e delicada, boa cremosidade, muito persistente e com lembranças de frutas frescas, que no paladar se sente fresco, amanteigado e equilibrado.

No mesmo ano 2012, seu Brut, produzido com o método Charmat, foi Medalha de Ouro, na edição brasileira, no Concurso Mundial de Bruxelas, e seu Rosé Demi-Sec ganhou a Grande Medalha de Ouro no mesmo concurso. Outro destaque, entre seus espumantes, é o Brut Rosé, com a presença da uva Sangiovese, muito difundida na bela Toscana italiana e muito presente em alguns dos mais prestigiosos vinhos italianos. Mas existem outros produtos para o mercado brasileiro como o espumante Moscatel, elaborado com o Método Asti, ideal para espumantes doces e composto pela variedade Moscato Giallo.

O Espumante Moscatel da Quinta Don Bonifácio foi Medalha de Ouro na edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas de 2010. Um espumante que os brasileiros, amantes do doce, vão ter que desfrutar nas suas mesas pelo seu aroma intenso de flores brancas e mel, fresco, elegante e com essa maravilhosa combinação de espumante e doce. A Quinta Don Bonifácio não deixa de surpreender, e além dos espumantes, apresenta algumas delicatessens como o Licoroso da Linha Habitat, ideal para acompanhar a sobremesa ou a hora do café; e seus Reserva Tannat e Refosco, os dois da safra de 2007 e com 16 meses de amadurecimento em carvalho francês. Tannat e Refosco são bem intensos e densos.

David Sendra Domènech

Publicado no Aeroporto Jornal – maio/2014

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS