AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

05/02/2014

Muita gente pensa (inclusive muitos publicitários) que fazer Publicidade é só criar e veicular anúncios e comerciais. Pode ter sido, há décadas. No mundo contemporâneo da comunicação de marketing, publicidade é o desenvolvimento e a distribuição de mensagens de vendas eficientes para públicos selecionados, utilizando todas as formas de comunicação conhecidas.

Publicitar
Foto: divulgação

É como uma sinfonia, regida pela partitura do planejamento, na qual se utilizam os instrumentos de acordo com cada necessidade, em solos afinados, em duetos, em arranjos com parte ou com toda a orquestra que está no palco – sempre de acordo com os interesses, as necessidades, as expectativas e os desejos dos públicos para os quais a comunicação é destinada.

Esta é a nova visão da Publicidade, tratada em Publicitar – Uma nova visão da Publicidade, editado pela Qualitymark, com o conhecimento e a experiência de João José Werzbitzki, mais conhecido por JJ, publicitário paranaense que obteve seu Master of Arts/Communications nos Estados Unidos, com especializações em Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Fotografia e Produção e Direção de TV.

O livro Publicitar foi escrito em linguagem coloquial, de fácil entendimento, com muita informação atual e toques de humor, típicos do JJ – que manteve durante muitos anos (desde 1999) o Blog do JJ – Publicidade e Marketing. Incisivo, JJ defende o uso correto das palavras Publicidade (que se refere à comunicação comercial) e Propaganda (que é a comunicação doutrinária ou ideológica, como a religiosa e a política).

“Somos publicitários. Não somos propagandistas”, comenta JJ, que realizou ampla pesquisa sobre este assunto em diversos países antes de apresentar e defender esta posição, que é fruto de traduções e uso equivocados nos últimos sessenta anos, só no Brasil.

“Os brasileiros são os únicos no mundo que utilizam a palavra Propaganda como sinônimo de Publicidade, o que é um equívoco histórico”, afirma o autor que recomenda pesquisar, no site da Amazon, os títulos disponíveis e sobre o que tratam, buscando por “Propaganda” e por “Advertising”. Publicitar conjuga um verbo ainda pouco utilizado no Brasil, onde tanta gente publicita, e às vezes faz propaganda. 293 páginas. Preço: R$ 74,90.

Publicado no Aeroporto Jornal – fevereiro/2014


Foto: Paweł Czerwiński/ Unsplash

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS