Ver um avião é uma atração. Para crianças e adultos. Como pode aquela máquina super pesada passar por sobre nossas cabeças?
Hoje a segurança da indústria da aviação está comprovada e viajar de avião é uma das formas mais seguras de ir de um lugar para outro.
E tem gente que leva essa paixão pela aviação muito a sério e faz disso uma atividade quase diária. São os “plane spotting”, pessoas aficionadas em observar, fotografar e registrar pousos e decolagens.
Em Curitiba, desde 2014, um grupo se uniu e iniciou no spotting formando o Plane Spotter HD Curitiba.
Começou no Aeroporto Internacional Afonso Pena e hoje têm parceiros espalhados pelo Brasil que registram tudo relativo a aviação.
Aqui, são dois cinegrafistas, um editor e um redator que produzem o material que é compartilhado por seguidores no Youtube.
Os vídeos são explicados de uma forma bem simples e feitos para todos que curtem a aviação em geral, sejam amadores, Spotters ou profissionais.
Não importa dia e hora, sol ou chuva, os planes spotters de Curitiba estão sempre atentos para registrar tudo o que acontece nos aeroportos.
E, agora, este conteúdo será compartilhado com os leitores da Now Boarding.
Bem-vindo a um novo olhar para curtir a aviação!

Curitiba recebe pela primeira vez Boeing da Alitalia

Dia histórico no Aeroporto Afonso Pena.

Na quarta-feira (16), às 5h42, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, recebeu pela primeira vez o Boeing 777-200ER da empresa Alitalia.

O Boeing 777 de matrícula EI-ISD, decolou do Aeroporto Malpensa, em Milão, Itália, direto para Curitiba, em um voo cargueiro.

A Alitalia não tem aviões cargueiros, mas devido a pandemia do coronavírus têm adaptado seus jatos de passageiros para tal função.

A decolagem ocorreu no mesmo dia 16, um pouco mais tarde que o programado pois caiu um temporal daqueles (para variar…).

A decolagem estava prevista para às 22h10 mas quando o Boeing foi para o pushBack desabou o mundo. A torre pediu para esperar uns 20 minutos, aguardando aliviar a tempestade.

Várias aeronaves entraram em espera pois o aeroporto ficou impraticável.

Uma aeronave da Gol reportou 22 kt (*) de vento de cauda e arremeteu. Infelizmente inverteu a pista de 15 para 33, o que não possibilitou o t7 (abreviação de Boeing 777 ou triple seven) desfilar em frente a nossas lentes.

Mudamos de local e conseguimos registrar a decolagem desta bela aeronave. Sempre benvenuta @Alitalia Official

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=I3urCImpgCM

(*) kt, segundo a Anac: “A velocidade do vento é a distância percorrida na unidade do tempo; expressa em nós (KT), de 01 em 01 KT. O vento ideal para pouso e decolagem é sempre o vento contrário (vento de proa)”

Foto: Plane Spotter HD Curitiba